Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conceito de “capital de giro líquido” refere-se:

  • A. Ao capital gerado pela dinâmica financeira.
  • B. À circulação de moeda nas bolsas de valores.
  • C. A uma equação resultante do valor do ativo circulante menos o valor do passivo circulante.
  • D. Ao dinheiro que é investido em mão de obra, no intuito de gerar capital e retorno.
  • E. A um oxímoro que ocorre atualmente nas economias globalizadas.

Analise as afirmativas abaixo: 1. O modelo SWOT é caracterizado pela análise das forças, fraquezas, otimizações e trabalho. 2. A análise SWOT tem por objetivo verificar a motivação e o clima organizacional. 3. O modelo das cinco forças de Porter destina-se a analisar a competição entre empresas, fundamentado na análise de: concorrentes, entrantes, substitutos, compradores, fornecedores. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 1.
  • B. É correta apenas a afirmativa 2.
  • C. É correta apenas a afirmativa 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

As empresas, na atualidade, precisam ter uma grande dinamicidade em função da necessidade de adaptação constante às novas exigências e cenários que o ambiente macroeconômico apresenta. Essa adequação ocorre porque as empresas se caracterizam por serem sistemas

  • A. abertos, que interagem com o ambiente, influenciando- o e sendo por ele influenciados.
  • B. orgânicos, onde cada atividade é realizada de acordo com padrões preestabelecidos, sem alteração.
  • C. centralizados, onde as atividades são demandadas pelos gestores de acordo com seus objetivos pessoais.
  • D. rotineiros, e a cada mudança acordada pela empresa é necessário que os procedimentos existentes sejam revistos.
  • E. mecanicistas, que operam de maneira ordenada e fechada, preservando, assim, sua competitividade.

Ao avaliar os resultados de um módulo de treinamento, as organizações se utilizam de um ou mais indicadores, EXCETO

  • A. Redução dos custos diretos ou indiretos.
  • B. Aumento da produtividade.
  • C. Melhorias na qualidade do produto e/ou serviço.
  • D. Mudança da cultura organizacional.
  • E. Melhoria do clima organizacional.

Uma forma de estudar a eficácia consiste em analisar as relações de troca entre as recompensas que os stakeholders (clientes, empregados, acionistas, fornecedores, governo, etc.) recebem e as contribuições fornecidas à organização. Quanto maior a coincidência de interesses entre essas partes, mais eficaz a organização e maior sua capacidade de sobrevivência. Com relação à essas recompensas recebidas e contribuições fornecidas é correto afirmar que:

  • A. os empregados recebem remuneração e contribuem com capital.
  • B. o governo recebe taxas e impostos e contribui com receitas de vendas.
  • C. os clientes recebem produtos e serviços e contribuem com infraestrutura.
  • D. os acionistas recebem retorno sobre o investimento e contribuem com trabalho.
  • E. os fornecedores recebem pagamento por mercadorias e contribuem com matéria prima.

O processo de escolher e implementar estruturas capazes de organizar e articular os recursos e servir à missão e aos objetivos principais, denomina‐se

  • A. estratégia organizacional.
  • B. desenho orgânico.
  • C. organizações adaptativas.
  • D. organizações burocráticas.
  • E. desenho organizacional.

_________________________ é um método no qual os gerentes e os funcionários definem as metas para cada departamento, projeto ou pessoa e as usam para monitorar o desempenho subsequente.

A palavra que melhor completa a proposição acima é

  • A. Benchmarking.
  • B. Administração por Objetivos.
  • C. Gerenciamento pelas Diretrizes.
  • D. Pesquisa-Ação.
  • E. Orçamento Participativo.

“(...) O transporte logístico é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço do Cliente. (...) As principais funções do transporte na logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios, o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível” (FLEURY, WANKE, FIGUEIREDO, 2000, p.126).

Na maior parte das indústrias, a atividade de transporte representa um dos elementos mais importantes na composição do custo logístico. Assim, a contratação de serviços de transporte deve buscar eficiência e qualidade com base em relacionamento de parceria.

Considerando que um dos fatores de ganhos em competitividade é selecionar o modal de transporte, é CORRETO afirmar que

  • A. o melhor modal de transporte é aquele que atenda à escolha do vendedor, conforme sua disponibilidade e capacidade produtiva.
  • B. ao escolher o modal de transporte, deve ser considerado o tempo de produção, a urgência de escoamento e, principalmente, a proximidade com portos e pontos de fronteira.
  • C. a escolha do modal de transporte deve ser feita observando-se questões geográficas, obstáculos impostos pela natureza, disponibilidade do serviço de transporte e seus custos.
  • D. os tipos de equipamentos disponíveis na indústria e seu espaço de armazenagem são fatores decisivos para escolha do melhor modal de transporte.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade. As normas ISO, enquanto mecanismos de auditoria para boas práticas de administração da qualidade, são adotadas tanto por organizações públicas quanto por privadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à gestão de materiais, julgue os itens de 111 a 116. Caso, em uma organização, um item do estoque tenha apresentado consumo necessário de 3.200 unidades, quantidade atendida de 2.900 unidades e quantidade não entregue de 400 unidades, então o grau de atendimento terá sido superior a 90%.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...