Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de liderança é bastante complexo. Em relação às abordagens acerca da liderança, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  • A. A abordagem dos traços é bastante popular, porém sua aceitação no âmbito das empresas não tem implicações práticas.
  • B. Na abordagem do comportamento, a eficácia dos líderes estava ligada substancialmente aos traços pessoais.
  • C. Na abordagem situacional, a abordagem do comportamento, qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que outro.
  • D. Tanto na abordagem situacional quanto na abordagem comportamental, a liderança mais eficaz não varia de acordo com maturidade dos subordinados.
  • E. Na abordagem do comportamento, a escola clássica acentuava o interesse pelas pessoas, enquanto o movimento das relações humanas enfatizava o interesse pelo trabalho.

A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico. Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Líder apoiador: preocupa-se com os assuntos, o bem- -estar e as necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto, criando um clima de equipe. Trata os subordinados como iguais.
  • B. Líder diretivo: conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui o planejamento, a programação de atividades, o estabelecimento de objetivos, entre outros.
  • C. Líder amigo: eleva o relacionamento pessoal com seus subordinados a outro patamar. O líder incentiva os laços de amizade em detrimento dos laços profissionais. Encoraja a ação dos grupos informais no ambiente organizacional.
  • D. Líder participativo: consulta os subordinados a respeito das decisões. Inclui perguntas sobre opiniões e sugestões, encoraja a participação na tomada de decisão.
  • E. Líder orientado para metas e resultados: formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza desempenho de alta qualidade e melhorias sobre o desempenho atual.

Liderança é certamente um dos processos mais complexos e também mais necessários ao funcionamento adequado de uma organização. Nestes termos, define-se liderança como um/a

  • A. processo monótono e repetitivo, que varia de situação para situação, sem a preocupação de provocar mudanças nos líderes, nos seguidores e nas situações.
  • B. habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
  • C. artifício gerencial que tem como finalidade influenciar a realização de atividades de um indivíduo e de um grupo, para a realização de objetivos aleatórios ou indefinidos.
  • D. característica marcante de qualidade de personalidade de determinadas pessoas cujo desempenho é considerado adequado aos objetivos da organização.

Os programas de reconhecimento dos funcionários têm sido muito utilizados por organizações para estimular o alto desempenho de indivíduos e equipes. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ação ou programa de reconhecimento dos funcionários.

  • A. Participação por representação: redistribuição do poder dentro da organização, de modo a igualar os interesses dos funcionários com os dos acionistas e dirigentes da organização. A redistribuição de poder resulta nos indivíduos se sentirem reconhecidos e valorizados.
  • B. Elogio direto: dizer para o funcionário em público ou num espaço privativo como e porque se está satisfeito com suas contribuições. Favorece a compreensão de como o funcionário tem contribuído para os resultados.
  • C. Gestão participativa: uso de processos decisórios coletivos, nos quais os subordinados compartilham um grau elevado de poder decisório com seus chefes imediatos. A proximidade da chefia resulta num sentimento de reconhecimento.
  • D. Círculos da qualidade: formação de pequenos grupos para estudar problemas e implementar soluções. Permite que o funcionário se sinta reconhecido por suas contribuições para o desenvolvimento da organização.
  • E. Planos de participação acionária: empresas oferecem como um componente da remuneração a participação acionária para todos os funcionários. Esse programa aumenta a sensação de reconhecimento pelo bom desempenho.

No que tange à relação entre pessoas no ambiente de trabalho, é correto afirmar que

  • A. lida-se com criaturas lógicas, sem subjetividade e sem emoção, ao se lidar com pessoas no trabalho.
  • B. indivíduos não são envolvidos por sensações ou sentimentos, mas por racionalidade, por isso, para se relacionar com eles, é preciso frieza e rigidez.
  • C. as pessoas compreendem que podem alcançar os resultados com mais eficácia, quando entendem a importância de realizar suas tarefas em grupo.
  • D. influenciar pessoas é conseguir atenção e submissão, que vai além do favor, que nunca é uma gentileza espontânea.

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue os itens de 101 a 108. Na era do conhecimento, a gestão de pessoas permitiu a reestruturação dos processos internos de recursos humanos a fim de disseminar, nas organizações, a força da hierarquia e reforçar o papel autocrático do gestor.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue os itens de 101 a 108. A gestão de pessoas tem tido um papel fundamental no cenário socioeconômico atual, uma vez que essa área da administração trabalha com foco nos objetivos organizacionais, contemplando também oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos talentos individuais dos colaboradores da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue os itens de 101 a 108. As organizações buscam associar as ações e estratégias relacionadas ao processo de gestão de pessoas às novas demandas da economia industrial em que estão inseridas. Devem ser considerados especialmente o cumprimento da carga horária e o número de ausências dos colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue os itens de 101 a 108. No conceito atual de gestão de pessoas, é correto afirmar que, muito além das nomenclaturas dadas às áreas institucionais responsáveis pela vida dos colaboradores, a unidade que trata das pessoas deve ter como norteador a conexão do propósito do negócio da instituição com talentos, competências e dons das pessoas que trabalhem para alcançar os objetivos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens de 92 a 96. A gestão de pessoas entende que os talentos humanos da organização são responsáveis por mover os interesses pessoais da alta direção das organizações e, portanto, devem ser priorizados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...