Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção correta. As abordagens tradicionais da administração são caracterizadas pela ênfase de cada uma das teorias.

I. Tanto a Teoria da Administração Científi ca como a Teoria Clássica dão ênfase às tarefas.

II. As abordagens tradicionais são: Teoria da Administração Científica, Teoria Clássica, Teoria da Organização Burocrática (ou Teoria da Burocracia) e Teoria das Relações Humanas.

III. A Teoria da Organização Burocrática dá ênfase à estrutura organizacional.

  • A. Somente II está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Pretendendo realizar estudo em sua empresa sobre inovação, após realizar rápida pesquisa, um funcionário verifica que duas famílias básicas de indicadores de Ciência e Tecnologia (C&T) são diretamente relevantes para a mensuração da inovação, sendo uma delas, nos termos do Manual de Oslo, as

  • A. projeções inovadoras
  • B. pesquisas abertas
  • C. pesquisas de mercado
  • D. referências científicas
  • E. estatísticas de patentes

Com relação à gestão econômica, julgue os seguintes itens. A oferta pública inicial em ações é gerenciada por uma organização, ou mais, de investimento selecionada pela organização emissora.

  • C. Certo
  • E. Errado

As funções organizacionais estão relacionadas às tarefas especializadas que são executadas para que a organização consiga realizar seus objetivos. Uma das funções organizacionais refere-se a produção e operações. Em relação ao objetivo da função organizacional de produção e operações, assinale a alternativa correta.

  • A. Transformar as informações de marketing, as ideias e os avanços tecnológicos em produtos e serviços.
  • B. Gerenciar os recursos financeiros através da proteção e da utilização eficaz de tais recursos, maximizando o retorno dos sócios.
  • C. Transformar matérias-primas em produtos, através da aplicação de esforço de pessoas e da utilização de máquinas e equipamentos.
  • D. Transformar dados em informações mercadológicas de forma que tais informações sejam utilizadas por um sistema de informação gerencial.

Dadas as afirmações abaixo:

1ª ) O processo de satisfação pode ser definido através de avaliação objetiva, no que diz respeito a um bem ou serviço, podendo desta forma não contemplar as necessidades e expectativas do cliente,

PORQUE

2ª ) O processo de satisfação é influenciado pelas contrapartidas emocionais dos clientes, pela sua percepção a respeito dos resultados alcançados com o bem ou serviço e por suas percepções de ganho , valor agregado ou preço justo.

É CORRETO afirmar que

  • A. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
  • B. as duas afirmações são falsas.
  • C. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • D. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir. Evidencia-se a influência da abordagem clássica da administração por meio da administração científica em uma organização concebida de baixo para cima e dos cargos para o sistema de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional. Na estrutura matricial, as tarefas de uma organização são unificadas de acordo com os seus objetivos, gerando estruturas divisionais como, por exemplo, produtos e clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de características do desenvolvimento organizacional.

  • A. Procedimentos lineares e restrição a orientações contingenciais.
  • B. Ação de intervenção composta por diagnóstico inicial, procedimentos lineares e avaliação e acompanhamento.
  • C. Orientação sistêmica, foco na organização como um todo e utilização de agentes de mudanças.
  • D. Criação de laboratórios de sensitividade, nos quais os gerentes conduzem e comandam as ações dos seus subordinados para a identificação de problemas e necessidades de melhorias.
  • E. Criação dos denominados T-groups ou learning groups, com a finalidade de realizar a primeira fase do desenvolvimento organizacional, que é o levantamento de dados.

O processo de Gestão por Competências visa gerenciar GAPs de competências que eventualmente existam em uma organização, equipe ou profissional, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. O objetivo é alinhar as competências organizacionais das competências profissionais, para o alcance de resultados que atendam a todos. Assinale a alternativa que contém os principais métodos desse processo:

  • A. Entrevista por Competências / Desenho das Competências / Avaliação do Desempenho por Competências / Plano de Cargos e Salários por Competências.
  • B. Análise de Competências / Treinamento por Competências / Demissão Humanitária por Competências / Plano de Recolocação por Competências.
  • C. Mapeamento e Descrição de Competências / Remuneração Por Competências / Seleção por Competências / Desenvolvimento de Competências / Avaliação de Desempenho por Competências.
  • D. Mapeamento e Descrição de Competências / Remuneração Por Competências / Seleção por Competências / Treinamento por Competências / Avaliação de Desempenho por Competências.
  • E. Análise de Competências / Treinamento por Desempenho / Remuneração por Mapeamento / Demissão Humanitária por Recolocação.

As teorias administrativas de Sistemas e Contingencial são consideradas teorias que se preocupam com o meio ambiente. Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opção correta.

I. Recentemente percebeu-se que o contexto em que as organizações vivem e operam é caracterizado pela multiplicidade de outras organizações e pelas diferentes forças que enfrentam e que provocam a mudança.

II. Na Teoria dos Sistemas, a organização é visualizada como um sistema operando em um meio ambiente, porém, independente dele para obter seus insumos e colocar seus produtos/serviços.

III. Segundo a Teoria da Contingência, as organizações são visualizadas como entidades em contínuo desenvolvimento e mudança para alcançar ajustamento adequado ao ambiente.

  • A. Somente II está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...