Questões de Administração

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Assinale a alternativa que indica funções da administração de recursos humanos.

  • A. Cargos e salários; treinamento e desenvolvimento; e, atividades financeiras.
  • B. Treinamento e desenvolvimento; compras; e recrutamento e seleção.
  • C. Recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; e, cargos e salários.
  • D. Departamento de pessoal; transparência corporativa; e, qualidade.
  • E. Remuneração; treinamento e desenvolvimento; e, pesquisa.

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico. A mobilização de atores é a última tarefa que deve ser executada pelo gestor durante a elaboração de um planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos diferentes agrupamentos departamentais utilizados atualmente nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. O agrupamento em que se organizam as pessoas de acordo com o que é produzido na organização denomina-se funcional.
  • B. No agrupamento de rede, as pessoas são organizadas de acordo com processos de trabalho ou fluxos de informação.
  • C. Agrupamentos multifocados são utilizados por organizações em que se adotam, simultaneamente, dois modelos de agrupamento.
  • D. Denomina-se horizontal o modelo que se fundamenta na coordenação e na colaboração com outras organizações, tal como ocorre na terceirização.
  • E. No agrupamento divisional, reúnem-se pessoas que executam as mesmas funções ou processos.

Sobre os principais conceitos de Governança Corporativa, assinale a opção correta.

I. Os principais critérios pelos quais se pode definir Governança Corporativa, considerando-se os processos e objetivos da alta gestão das corporações, são: Governança como Guardiã de direitos das partes, Governança como sistema de relações pelas quais as sociedades são dirigidas e monitoradas, Estrutura de poder que se observa no interior das empresas, e Sistema Normativo que rege as relações internas e externas.

II. Os valores que dão sustentação à Governança Corporativa são: senso de justiça e equidade de tratamento dos acionistas; transparência de informações que impactam os negócios; prestação responsável de contas; e, conformidade no cumprimento de normas reguladoras.

III. Entre as razões externas que determinaram o desenvolvimento da Governança Corporativa, destacamse as mudanças societárias, o fortalecimento dos Conselhos de Administração e a profissionalização dos modelos de gestão.

  • A. Somente II está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

É a quantidade mínima de uma mercadoria em estoque, que serve de alerta para a necessidade de se adquirir novo lote de mercadorias para o estoque, para que não falte a mesma no balcão:

  • A. Giro de estoque.
  • B. Estoque máximo.
  • C. Estoque mínimo.
  • D. Gestão de compras.

Um executivo de empresa do setor automotivo foi encarregado de liderar um projeto muito importante para a empresa, resultante de um contrato recentemente fechado. Caso seja bem sucedido, o projeto influenciará muito o futuro da organização, uma vez que possibilitará que outros contratos sejam conseguidos pela empresa. Para realizar o projeto, o executivo decidiu utilizar o estilo de liderança autocrática, o qual lhe possibilitará, na condução de sua equipe,

  • A. fixar as diretrizes, sem a participação do grupo, determinando as providências e as técnicas para a execução das tarefas.
  • B. debater com o grupo as diretrizes, estimulando e dando assistência aos seus membros, sempre que necessário.
  • C. dividir o poder de decisão com o grupo, minimizando, assim, sua responsabilidade pelos resultados alcançados.
  • D. delegar as decisões ao grupo, sem exercer qualquer tipo de controle, deixando o grupo à vontade para produzir.
  • E. integrar suas atividades com as dos subordinados, passando a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais.

Uma das preocupações da maior parte das organizações empresariais é a agilidade no atendimento ao cliente. Isso tem feito com que as empresas de gestão mais moderna deem maior autonomia aos empregados que fazem o atendimento direto ao cliente.

Em termos de níveis hierárquicos organizacionais essa autonomia representa

  • A. uma barreira para o cliente, ampliando o distanciamento entre o nível institucional e o nível operacional.
  • B. um fluxo de informações maior entre os níveis organizacionais, já que quem toma a decisão precisa conhecer as diretrizes e os objetivos da organização.
  • C. uma ampliação da quantidade de níveis hierárquicos da organização, já que a autonomia requer maior controle e supervisão.
  • D. a perda de delineamento estratégico da organização, pelo nível institucional, já que o poder de decisão está com o nível operacional, que atende aos clientes, diretamente.
  • E. a minimização da importância do nível tático, já que este se ocupa da produção de bens e serviços ofertados pela empresa ao mercado.

Julgue os itens seguintes acerca de planejamento de necessidades de materiais da área de produção. No que se refere aos sistemas integrados de gestão, o ERP, que integra as atividades de planejamento, vendas e marketing, finanças e recursos humanos de uma empresa, é derivado do MRP.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Mais recentemente, a teoria administrativa percebeu que todas as organizações vivem dentro de um complexo contexto caracterizado por uma multiplicidade de outras organizações.” Em relação às organizações e ao ambiente, é correto afirmar que

  • A. a teoria de sistemas na administração destacou que as organizações são autônomas e livres em seu funcionamento.
  • B. Frederick Taylor foi um teórico que dedicou seus estudos à relação das organizações com o meio ambiente organizacional.
  • C. a teoria da contingência sustentou que as organizações bem-sucedidas são aquelas capazes de se adaptar continuamente às demandas ambientais.
  • D. uma das características dessa corrente de pensamento é a visão de unidade, já que a organização deve ser vista como uma árvore isoladamente.
  • E. a teoria estruturalista entrou em conflito com as teorias que dão ênfase ao ambiente, já que as organizações sobrevivem quando priorizam a estrutura interna.

Com relação a aspectos de liderança e motivação nas organizações, julgue os próximos itens. Para realizar adequadamente tarefas percebidas como entediantes, estressantes ou ameaçadoras, as pessoas devem ser lideradas mediante um estilo diretivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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