Questões de Administração

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Quais são os controles feitos no nível intermediário, que se referem a cada uma das unidades organizacionais – sejam departamentos, divisões ou equipes – e que, geralmente, estão orientados para o médio prazo?

  • A. Controles táticos.
  • B. Controllers financeiros.
  • C. Controles de lucros e perdas.
  • D. Controle de balanço.
  • E. Controles lotacionais.

Quais são os três métodos básicos de controle?

  • A. Controles pela visão, pela expressão verbal e por relatórios escritos.
  • B. Controles por normativa, por ajustes e autocontrole.
  • C. Controles por feedback, simultâneo e por feedfoward.
  • D. Controles estáticos, dinâmicos e complementares.
  • E. Controles burocráticos, gerenciais e objetivos.

Uma empresa do setor de transporte contratou uma consultoria para auxiliar no planejamento e no controle de suas atividades. No planejamento, são definidas as metas da organização e os meios para atingi-las. Mas de nada adianta elaborar um bom planejamento, se posteriormente não for comparado o realizado com o planejado, ou seja, não for feito o controle.

Em relação ao controle, é correto afirmar que:

  • A. o controle tático procura avaliar o grau de realização da missão, da visão e de estratégias e objetivos;
  • B. o controle é a função da organização destinada a controlar os equipamentos e materiais;
  • C. o controle de clã é assegurado pela alta direção mediante regras, normas e padrões elaborados junto aos empregados;
  • D. o controle de mercado avalia o desempenho organizacional com base em fatores intrínsecos à organização;
  • E. o controle pode ser de 3 tipos: preventivo, simultâneo e posterior.

Em uma empresa de tecnologia de informação, a estratégia de controle comportamental parte do pressuposto de que os funcionários são motivados pelo sentimento de reconhecimento e realização. Os objetivos e metas individuais são estabelecidos de forma participativa, as recompensas são relacionadas ao desempenho, considerado em várias dimensões, e os resultados observados no controle são utilizados como formas de identificação e resolução de problemas, em vez de voltados para responsabilização e punição.

Esta estratégia de controle comportamental é conhecida como controle por motivação interna, e tem como um potencial resultado negativo:

  • A. diminuição da satisfação e do comprometimento dos funcionários;
  • B. comportamento disfuncional por parte dos funcionários, resistindo ou burlando o sistema;
  • C. pouco comprometimento dos funcionários para com o desempenho global da organização;
  • D. estabelecimento de objetivos individuais pouco ambiciosos;
  • E. comportamento conformista e limitado ao cumprimento do exigido, por parte dos funcionários.

A alta diretoria de um órgão público de grande porte que presta um serviço de alta complexidade quer definir um sistema de controle como forma de monitorar o comportamento dos funcionários no desempenho do trabalho. O órgão tem cultura pouco participativa, e o estilo das principais lideranças é autocrático.

Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar, no contexto descrito:

  • A. supervisão direta;
  • B. autoavaliação de desempenho;
  • C. auditoria;
  • D. indicadores de produtividade da mão de obra;
  • E. formalização de regras, procedimentos e políticas.

O processo organizacional compreende, entre as funções do administrador, aquelas consistentes em medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos e metas da organização sejam atingidos. Trata-se da atividade de

  • A. controle.
  • B. planejamento.
  • C. direção.
  • D. comunicação.
  • E. organização.

Para montar um sistema de controle é preciso definir os procedimentos e as ferramentas para produção, processamento e apresentação de informações. Há várias características de um sistema de controle eficaz. Aquela que tem um custo menor que os benefícios é:

  • A. Rapidez
  • B. Objetividade
  • C. Economia
  • D. Aceitação

Analise as afirmações abaixo sobre controle e assinale a alternativa correta.

I. A definição e o conhecimento de padrões de controle permitem avaliar eficazmente o desempenho e tomar decisões corretas.

II. Padrões de controle podem ser objetivos ou padrões de comportamento, que fornecem os critérios para a avaliação de desempenho.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II
  • B. Nenhuma
  • C. I, apenas
  • D. II, apenas

Analise a frase a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. _______________ é tomar no presente decisões que afetem o futuro, para reduzir sua incerteza.

  • A. Planejar
  • B. Organizar
  • C. Dirigir
  • D. Controlar

Um determinado sistema de controle gerencial deve seguir, nesta ordem, as seguintes fases:

  • A. Um determinado sistema de controle gerencial deve seguir, nesta ordem, as seguintes fases:
  • B. preparação do orçamento, execução de programas, avaliação de programas e planejamento estratégico.
  • C. execução de programas, planejamento estratégico, avaliação de programas e preparação do orçamento.
  • D. avaliação de programas, preparação do orçamento, planejamento estratégico, e execução de programas.
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