Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O PDCA – ciclo de melhoria contínua, no qual suas siglas, em inglês, significam Plan (Planejar), Do (Fazer/Executar), Check (Verificar/Controlar) e Act (Agir/Realizar ação) – é um método de solução ou acompanhamento de problemas, cujo objetivo é realizar, de maneira simples e segura, as etapas de preparação e execução de certas atividades, visando o aprimoramento de processos e foi implantado na década de 50, no Japão, por

  • A.

    Crosby.

  • B.

    Deming.

  • C.

    Juran.

  • D.

    Ishikawa.

  • E.

    Feigenbaum.

Mapa conceitual é uma técnica de estudo desenvolvida desde a década de 70 do século passado por Novak e seu grupo de pesquisa na Universidade de Cornell. Com relação a essa técnica, julgue os itens seguintes.

O IHMC Cmap Tools é um software livre utilizado para se construir, navegar, compartilhar e fazer críticas a modelos de conhecimentos representados em mapas conceituais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Índice de capacidade do processo (CP) é uma relação da tolerância especificada no projeto pela variabilidade do processo. Três processos atingiram os valores de CP de 1; 1,33 e 2. Pode-se afirmar quanto a esses processos que a

  • A.

    tolerância de projeto equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e nada garante que esses processos estejam centralizados.

  • B.

    tolerância de projeto equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e em todos esses casos não há refugo nem retrabalho.

  • C.

    variabilidade do processo equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e nada garante que esses processos estejam centralizados.

  • D.

    variabilidade do processo equivale sempre a 6 desvios padrão, e esses processos estão centralizados.

  • E.

    variabilidade do processo equivale sempre a 8 desvios padrão com processos sem erros sistemáticos.

Quanto aos conceitos de “clima organizacional” e “cultura organizacional”, pode-se afirmar que:

  • A. são conceitos intercambiáveis.
  • B. cultura organizacional expressa a distribuição estatística das atitudes coletivas ou da atmosfera social existente como metáfora de um momento determinado.
  • C. clima organizacional constitui os sistemas de referência simbólicos e molda as ações de seus membros.
  • D. cultura organizacional traduz as tensões e os anseios do pessoal, bem como o ânimo presente.
  • E. clima organizacional mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes e apreende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações.

Considerando que, no Brasil, as receitas são classificadas nos orçamentos em ordinárias e extraordinárias, assinale a opção correta.

  • A.

    As operações de fiança são classificadas como receitas orçamentárias.

  • B.

    As operações de venda de ativos públicos são classificadas como receitas orçamentárias.

  • C.

    Os recursos advindos de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária são classificados como ingressos extraorçamentários.

  • D.

    As operações de crédito são classificadas como receitas extraordinárias.

  • E. As operações de depósito em caução são classificadas como receitas orçamentárias.

Qual dos elementos de administração listados a seguir relaciona-se com a estruturação humana e material da empresa para realizar o empreendimento?

  • A. Previsão
  • B. Comando
  • C. Coordenação
  • D. Organização
  • E. Controle

Ainda em relação aos conceitos básicos de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes.

Os grupos de processos de gerenciamento de projeto se dividem em iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre como atender às expectativas e às necessidades de um cliente, construindo com ele uma relação de confiança, assinale a alternativa correta.

  • A. A verdade é o padrão mais alto para o atendimento ao cliente.
  • B. Se for preciso omitir algum ponto para evitar a ira do cliente, é admissível tal omissão.
  • C. É importante dizer que tudo dará certo.
  • D. Não é preciso cumprir tudo o que promete.
  • E. Não é admissível envolver o cliente na resolução do problema.

O conceito de qualidade é amplo. No contexto dos institutos nacionais de metrologia, tais como o INMETRO, qualidade compreende o grau de atendimento (ou conformidade) de um produto,

  • A.

    processo ou serviço a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • B.

    processo, serviço ou ainda um profissional a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • C.

    ou processo, ao menor custo possível para a sociedade.

  • D.

    processo ou serviço a requisitos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • E.

    processo ou serviço a requisitos máximos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para as empresas envolvidas.

Com relação à gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

Quanto maior for a maturidade dos processos relacionados ao projeto, menor será a dificuldade e os riscos de executá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...