Questões de Administração

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No que se refere ao planejamento de sistemas de informação e aos métodos de planejamento, julgue os seguintes itens. O planejamento de marketing de serviços visa consolidar um conjunto de atividades relacionadas com o mercado, sendo necessário especificar os programas de marketing para atender aos objetivos da organização, respeitada a sua realidade financeira e de capacitação humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à aprendizagem nas organizações contemporâneas, julgue os itens a seguir.

Constituem ações de treinamento e desenvolvimento as oportunidades oferecidas pela organização a seus funcionários para que desenvolvam competências relacionadas a posições profissionais a serem ocupadas futuramente na estrutura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o item subsequente, acerca do processo decisório para solução de problemas organizacionais.

O paradigma de Rubinstein, ou MDPO, é um recurso que permite organizar, em um diagrama, as relações de causa e efeito existentes em um problema. Para tanto, é necessário definir os efeitos, listar as variáveis e identificar os parâmetros, para, então, formular soluções.

  • C. Certo
  • E. Errado

O&M ou OSM é uma área clássica

  • A.

    da Contabilidade.

  • B.

    do setor Financeiro.

  • C.

    da Logística.

  • D.

    da Administração.

  • E.

    do RH.

Na segunda metade do século XX a “revolução na gestão”, que rompeu com o taylorismo e ampliou a democracia no local do trabalho, gerou algumas “vertentes da gestão participativa”. São elas:

I – a vertente política da participação nas decisões organizacionais.

II – a vertente econômica da participação nos lucros ou nos resultados.

III – a vertente social da participação das ONGs (organizações não governamentais) na configuração do Estado.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e III.
  • C. somente I e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente III.

Considerando os requisitos legais e contábeis para enquadramento das despesas em restos a pagar, assinale a opção correta.

  • A.

    Todas as despesas incluídas em restos a pagar constituem obrigação real do Estado.

  • B.

    Todas as despesas de exercícios encerrados devem ser inscritas como restos a pagar.

  • C.

    As diárias e ajudas de custo podem ser inscritas em restos a pagar para pagamento em exercício posterior.

  • D.

    Os restos a pagar de despesas não processadas constituem as obrigações empenhadas, mas não liquidadas.

  • E.

    Os restos a pagar de despesas não processadas referem-se àquelas despesas que já passaram pela fase de liquidação, mas ainda não foram efetivamente pagas.

Julgue os itens a seguir, considerando as áreas de gerenciamento de riscos, qualidade e custos, segundo o PMBOK.

A matriz de probabilidade e impacto é feita com base na identificação de eventos reais e nas implicações identificadas e analisadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de aspectos do Balanced Scorecard (BSC) incorporados à estratégia organizacional.

  • A. A organização priorizou garantir que os objetivos, os indicadores, as metas e as iniciativas estejam alinhados e vinculados à estratégia.
  • B. A empresa restringiu as estratégias às pessoas que realmente tenham poder de decisão no nível institucional do conselho de administração.
  • C. Por ser um método muito efetivo, a organização decidiu que o BSC não depende do envolvimento de toda a organização. Assim, percebeu que, se 50% da organização estiver envolvida, a criação do ScoreCard terá sucesso.
  • D. Após definidas as estratégias, a cúpula da empresa não participou mais do processo, visto que o poder de intimidação exercido pelos gestores, junto aos colaboradores internos, prejudica o desdobramento estratégico.
  • E. Por entender que o BSC se trata de uma ferramenta que requer engajamento de toda a organização, a empresa decidiu que precisaria de um profissional capaz de estruturar e facilitar o processo, o que tornou a implantação do BSC mais econômica.

Pode-se apontar como características do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, implantado na Administração Pública Federal em 1991,

  • A.

    desenvolvimento em fases progressivas, sendo a última delas o denominado Programa da Qualidade e Participação da Administração Pública − QPAP, que consolida ferramentas de capacitação e melhoria de processos.

  • B.

    ampla instituição de política de remuneração por resultados, com estabelecimento de indicadores e metas privilegiando o foco interno, voltado ao desenvolvimento institucional.

  • C.

    capacitação dos agentes públicos para melhoria dos processos produtivos, eliminando falhas e redundâncias, não envolvendo, para mensuração de seus resultados, a visão do usuário.

  • D.

    ampliação da eficácia e efetividade das ações públicas, com redução do tempo de resposta ao usuário, abandonando os antigos paradigmas de premiação por resultados.

  • E.

    desenvolvimento em fases, inicialmente com foco interno, de sensibilização e capacitação dos agentes públicos, e, subsequentemente, incorporando o foco externo, com avaliação e premiação envolvendo a satisfação do usuário.

Acerca do sistema de gestão da qualidade (SGQ), assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os procedimentos descrevem como devem ser executados os processos, orientando as pessoas que os executam.

  • B.

    O Sistema de Gestão da Qualidade baseia-se na estrutura hierárquica da organização e nas funções executadas em cada uma de suas áreas.

  • C.

    O manual da qualidade encontra-se no nível mais básico da hierarquia da documentação do SGQ, trazendo instruções de como executar as atividades que compõem cada processo.

  • D.

    O objetivo da documentação do SGQ é descrever em detalhes todos os processos de forma a evitar que eles sejam copiados pela concorrência.

  • E.

    A política e os objetivos da qualidade da organização devem ser de conhecimento apenas da alta administração, cabendo aos demais níveis hierárquicos apenas seguir os procedimentos.

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