Questões de Administração

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Considerando as atividades inerentes a treinamento, desenvolvimento e educação em organizações, julgue os itens que se seguem.

Os resultados de aprendizagem do domínio psicomotor e afetivo representam a capacidade de realização de atividades motoras organizadas em diferentes níveis de automatização, envolvendo internalização de valores, atitudes e comportamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

A formalização é o processo pelo qual os empregados se adaptam à cultura de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da melhoria contínua na prestação de serviços, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A produtividade pode ser melhorada com um gasto de dinheiro em infraestrutura. Entretanto, deve-se criar um método de trabalho para utilizá-la de forma mais produtiva.

  • B.

    A melhoria contínua de processo é um método de alto custo para criar ou melhorar métodos de trabalho.

  • C.

    A administração deve reconhecer que o investimento em uma boa estrutura deve ser prioritário frente à necessidade de maximizar o potencial de trabalhadores flexíveis e motivados.

  • D.

    A melhoria do processo é de responsabilidade do alto escalão gerencial.

  • E.

    O envolvimento de equipes, no processo de melhoria contínua, deve ser evitado, pois existe a necessidade de uma avaliação mais individualizada.

Sobre as “Teorias X e Y” de Douglas McGregor, pode-se dizer que:

I – na Teoria X os executivos não confiam em seus subordinados, acreditando que os empregados não fazem um bom trabalho, a não ser que sejam controlados de forma taylorista.

II – tanto na Teoria X como na Teoria Y executivos e subordinados estabelecem rotinas de controle mútuo baseadas, principalmente, na ideologia organizacional hegemônica.

III – na Teoria Y a confiança dos executivos em seus trabalhadores é a grande responsável pelas metas e tarefas mais globais , e não existem sistemas de controle e supervisão cerrados.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente II.

Com base na definição das despesas de exercícios anteriores para fins de orçamento público, assinale a opção correta.

  • A.

    Os restos a pagar com prescrição interrompida são inscritos como despesas de exercícios anteriores.

  • B.

    As despesas com restos a pagar não podem ser inscritas como despesas de exercícios anteriores.

  • C.

    Uma despesa originada em 2010, mas que tenha sido reconhecida, empenhada e paga em 2013, deverá ser contabilizada como despesa corrente de 2013.

  • D.

    Dívidas de exercícios anteriores que dependam de requerimento do favorecido prescrevem em vinte anos, contados a partir do ato ou fato que tiver dado origem ao respectivo direito.

  • E.

    As despesas de exercícios anteriores devem ser pagas até o encerramento do primeiro trimestre do exercício subsequente.

Julgue os itens a seguir, considerando as áreas de gerenciamento de riscos, qualidade e custos, segundo o PMBOK.

Para não onerar a atividade e nem deixar a equipe do projeto preocupada, deve-se evitar a descrição de detalhes sobre os riscos, recomendando-se apenas a identificação do evento e seu impacto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o conceito de valores organizacionais, assinale a alternativa correta.

  • A. São os princípios morais e éticos dos indivíduos que compõem as organizações, afinal, empresas devem fazer de tudo para ajudar a cumprir os objetivos pessoais dos respectivos funcionários.
  • B. Representa aonde a empresa quer chegar e o que ela deseja alcançar com suas atividades.
  • C. Descreve o papel desempenhado pela empresa, o que ela oferece aos próprios clientes, com objetivos e metas bem delimitados.
  • D. São crenças, normas, princípios que orientam a atuação da organização e, assim, norteiam as políticas e ações praticadas pela organização no seu dia a dia.
  • E. Deve responder as questões relativas a quem somos, o que fazemos, para quem fazemos e como fazemos.

A gestão pela qualidade evoluiu ao longo do tempo, tendo iniciado com o modelo de inspeção, evoluído para o controle estatístico, depois para os sistemas de garantia da qualidade até chegar ao modelo da gestão por qualidade total. Cada um desses modelos de gestão tem como objetivo:

  • A.

    a inspeção de 100% dos produtos; a inspeção dos produtos por amostragem; a criação de procedimentos de qualidade; a obtenção de conformidade total aos requisitos de qualidade, respectivamente.

  • B.

    a inspeção dos produtos; a utilização de ferramentas estatísticas; a obtenção da certificação; a melhoria da imagem da empresa junto ao mercado, respectivamente.

  • C.

    o controle da qualidade do produto no final do processo; a transferência do controle da qualidade ao próprio operador do processo; a obtenção da certificação da qualidade do produto; a implementação dos princípios da qualidade total, respectivamente.

  • D.

    a conformidade do produto aos requisitos especificados; a prevenção de falhas no processo; a garantia da satisfação do cliente; a excelência e a competitividade da organização, respectivamente.

  • E.

    principalmente, a melhoria da qualidade do produto e a redução de custos para a empresa.

Em relação aos tipos de controle utilizados no processo organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    No controle por feedback, o aspecto temporização, indicativo de que os dados já foram reunidos e analisados, deve ser desconsiderado.

  • B.

    O controle preliminar, orientado para o futuro, estabelece regras e procedimentos formais que determinam como as pessoas devem comportar-se no ambiente da organização.

  • C.

    O controle simultâneo enfoca o uso da informação sobre os resultados para a correção dos desvios em relação ao parâmetro aceitável.

  • D.

    Ajuste, monitoramento e direção são exemplos de controle preliminar.

  • E.

    O controle por feedback provê informações sobre deficiências do desempenho, a partir do monitoramento dos sintomas e não do resultado final.

A respeito de cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

As organizações que desenvolvem a consistência de seus comportamentos ao longo do tempo apresentam cultura organizacional forte.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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