Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto aos tipos de líderes pode-se afirmar que:

I – os líderes transacionais são aqueles que, por meio do esclarecimento dos requisitos dos papéis e tarefas, orientam ou motivam seus seguidores na direção das metas fixadas.

II – líderes transformacionais são aqueles que inspiram os seguidores a transcender seus interesses próprios em benefício da organização, exercendo sobre eles um efeito profundo e extraordinário.

III – líderes carismáticos são aqueles considerados heroicos ou extraordinários devido a determinados comportamentos observados pelos seguidores.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente II.

“A estrutura de uma organização pode ser definida como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e depois como a coordenação dessas tarefas é realizada.”

Assinale a alternativa que indica os tipos de estrutura.

  • A.

    Departamentalizada, funcional e linear.

  • B.

    Linear, funcional e linha-staff.

  • C.

    Linear, funcional e gerencial.

  • D.

    Departamentalizada, formal e linha-staff.

  • E.

    Linear, formal e departamentalizada.

Com base na figura acima, que apresenta modelo relacional de dados em que os atributos com um círculo escuro são os identificadores (chaves primárias) das entidades, julgue os itens a seguir.

Os programadores participam apenas de um projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento estratégico, existem competências organizacionais fundamentais para que as empresas obtenham sucesso. Acerca dessas competências essenciais, é correto afirmar que

  • A. são raras, mas podem ser facilmente imitadas por outras empresas.
  • B. são raras, geralmente de fácil imitação, e podem ser aplicadas a outros negócios.
  • C. agregam valor, são raras e geralmente não possuem substituição ou são imitadas.
  • D. agregam valor, são de fácil substituição e podem ser aplicadas em outros setores.
  • E. agregam valor, são raras, geralmente possuem imitação ou substituição e podem ser aplicadas em outros setores.

Tendo em vista que a função de pessoal denominada treinamento e desenvolvimento é responsável por qualificar os funcionários para os desafios presentes e futuros por que respondem as organizações, julgue os itens seguintes.

Treinamentos não são úteis para resolver problemas de desempenho originados por situações de motivação dos funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a administração e gestão de pessoas nas organizações.

As organizações modernas têm buscado valer-se da diversidade cultural, uma vez que, no passado, as reais contribuições das diferentes características humanas, sociais e culturais para o desempenho organizacional foram negligenciadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de recursos materiais, julgue os itens a seguir. De acordo com a classificação ABC, os itens são identificados conforme sua importância relativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na figura acima, que apresenta modelo relacional de dados em que os atributos com um círculo escuro são os identificadores (chaves primárias) das entidades, julgue os itens a seguir.

A entidade “Atividade” está de acordo com uma relação na 2.ª Forma Normal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A percepção para diferenciação das competências essenciais, em relação às outras competências, é uma análise subjetiva. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta quanto aos critérios a serem observados para que uma competência seja considerada essencial.

  • A. Contribuir de forma significativa com o valor percebido pelo cliente; contribuir com o crescimento de médio e longo prazo da empresa; diferenciar a empresa no mercado, tornando difícil a imitação.
  • B. Garantir as mesmas competências dos seus concorrentes; diferenciar a empresa no mercado de tornando difícil a imitação.
  • C. Manter as competências imutáveis, ou seja, uma vez definidas, elas devem ser defendidas e garantidas dentro das empresas.
  • D. Atualizar suas competências às dos concorrentes, não possuindo necessariamente a obrigação de agregar valor aos clientes.
  • E. Considerar que não existe diferença entre os tipos de competência, uma vez que elas são apenas nomenclaturas diferentes para um mesmo critério.

No que se refere aos principais conceitos de abordagem por processos e técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, assinale a opção correta.

  • A.

    A metodologia IDEF é uma linguagem gráfica totalmente padronizada para mapeamento de processos.

  • B.

    O IDEF3 é o desdobramento metodológico para representação de modelos dinâmicos.

  • C.

    O BPMN é uma notação orientada para objeto.

  • D.

    A metodologia IDEF0 define processo de forma muito semelhante àquela determinada pela ISO 9000:2000.

  • E.

    O IDEF1 corresponde ao modelo de fluxo de trabalho.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...