Questões de Administração

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Barreiras são elementos que interferem e distorcem o processo de comunicação, dificultando ou impedindo o correto entendimento entre emissor e receptor. Assinale a alternativa que se refere somente a barreiras relacionadas ao ambiente em que a comunicação é realizada.

  • A. Barulho, interrupções frequentes e distorções de sinal.
  • B. Falta de franqueza, tom de voz inadequado, timidez.
  • C. Falta de franqueza, timidez, barulho.
  • D. Clima hostil, tom de voz inadequado, escolha inadequada de canal.
  • E. Interrupções frequentes, linguagem e símbolos inadequados, decoração do ambiente.

A educação corporativa é um processo institucional estruturado, de formação continuada e desenvolvimento do potencial humano, que é influenciado por três variáveis que interagem entre si. Com relação a essas variáveis, é correto afirmar que a variável

  • A. tecnológica auxilia nos processos individuais de aprendizagem, favorecendo a competitividade entre os trabalhadores da instituição.
  • B. comportamental abrange os aspectos de natureza psicocomportamentais, como a motivação e a cognição, relacionados à aprendizagem.
  • C. comportamental analisa o perfil emocional dos trabalhadores, auxiliando em evitar conflitos futuros.
  • D. tecnológica, a comportamental e a biopsicossocial são as três variáveis que influenciam o processo da educação corporativa.
  • E. tecnológica, a organizacional e a biopsicossocial são as três variáveis que influenciam o processo da educação corporativa.

No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo da fundação nacional da qualidade, julgue os itens seguintes.

A trilogia da qualidade proposta por Joseph M. Juran pode ser aplicada a qualquer tipo de produto ou serviço e está assentada em três processos básicos: planejamento, controle da qualidade e aperfeiçoamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no fato de que um dos subsistemas mais importantes da administração de recursos humanos é a área de treinamento, desenvolvimento e educação (TDE), julgue os próximos itens.

A educação corporativa é uma prática coordenada de gestão de pessoas, orientada para o curto prazo, com o objetivo de articular as competências com uma cultura de aprendizagem, concorrendo com a educação oferecida pelo Estado, que tem demonstrado capacidade de fornecer mão de obra adequada ao mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de estrutura e estratégia organizacional, julgue os itens seguintes.

A estratégia se relaciona com o comportamento organizacional no ambiente em que a organização opera.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta em relação aos elementos e características dos componentes de um projeto.

  • A.

    O escopo não detalha as metas do projeto.

  • B.

    Premissas, limites e restrições e as relações de entrega são partes integrantes da declaração de trabalho.

  • C.

    O escopo deve descrever os limites do projeto, de modo a facilitar a identificação e o cumprimento de todas as tarefas que serão completadas.

  • D.

    O escopo de um projeto deve ser mais detalhado tanto na fase inicial como na de planejamento, que na fase final.

  • E.

    Independentemente do acordado no início do projeto, o acréscimo de requisitos ao escopo do projeto por clientes, usuários e pessoas nele envolvidas contribuirão para o seu aperfeiçoamento.

Acerca de gestão da qualidade e de gestão de processos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A técnica da amostragem para aceitação é aplicada pela organização do projeto para determinar se o produto acabado está de acordo com as especificações planejadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O programar de administração mercadológica de uma organização pode assumir diversas formas. Uma das mais conhecidas é a do mix de ferramentas conhecido como “os 4Ps do marketing”. Assinale a alternativa cujo item não compõe os 4Ps.

  • A. Praça.
  • B. Promoção.
  • C. Posicionamento.
  • D. Preço.
  • E. Produto.

Com relação ao levantamento de necessidades de treinamento (LTN), assinale a alternativa correta.

  • A. A entrevista de desligamento é um expressivo instrumento de levantamento de necessidades de treinamento.
  • B. Um programa de treinamento eficaz alcança todos os funcionários simultaneamente, gerando economia de recursos para a instituição.
  • C. A análise do treinamento deverá acontecer a partir do exame dos requisitos e das especificações dos cargos.
  • D. O levantamento de necessidades de treinamento parte de uma visão micro, isto é, do conhecimento das necessidades individuais, para uma visão macro da organização.
  • E. A definição dos temas e dos conteúdos a serem abordados em cada assunto é a etapa que antecede o estabelecimento dos objetivos do programa.

Face às mudanças ocorridas na sociedade nos últimos anos, as organizações tiveram que mudar suas estratégias de aproximação do cliente. Para atender às exigências desse novo cenário, as organizações

  • A. investem, exclusivamente, na formação de profissionais mais agressivos nas abordagens comerciais.
  • B. passaram a adotar recursos que valorizam a participação do cliente, ouvindo, valorizando e respeitando suas manifestações.
  • C. adotaram como diferencial apenas um sistema de crediário de longo prazo.
  • D. investem apenas em propaganda na mídia com a expectativa de conquistar o cliente.
  • E. ampliaram, exclusivamente, o quadro de funcionários especializados em marketing.
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