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Uma organização realiza sua avaliação e diagnóstico da gestão organizacional com base no modelo de excelência da gestão. Essa empresa compreende claramente a relação de interdependência entre seus diversos componentes, e também entre a organização e seus fornecedores, clientes e sociedade. Seus gestores atuam de forma aberta, democrática e motivadora, visando à promoção da cultura da excelência, além de perseguir o alcance de resultados consistentes que assegurem a perenidade da organização, com o aumento do capital intelectual e financeiro, além da relevância da marca.
Tendo por base os critérios de excelência, julgue os itens a seguir, relativos à organização hipotética acima descrita.
Como critério de excelência, essa organização adota o fundamento liderança e constância de propósito.
A forma de estruturar cada organização tem características específicas e pode apresentar vantagens e desvantagens em sua operação. O modelo de departamentalização matricial
confere alto grau de especialização do trabalho com definições claras e precisas das tarefas.
possibilita conhecer variáveis que influenciem processo decisório local e ações mais rápidas na região.
caracteriza-se pela falta de oportunidades de troca de experiências entre especialistas de mesma área de conhecimento.
apresenta frequentemente dupla subordinação, gerando ambiguidade de papéis e relações.
assegura conhecimento e atendimento contínuo e rápido às necessidades específicas de diferentes tipos e classes de clientes.
No planejamento estratégico das organizações,
o plano precede o processo de elaboração do planejamento, implementação e avaliação.
visão é o conjunto de princípios e crenças que orientam o comportamento e a atuação da organização.
a ferramenta de avaliação denominada benchmarking corresponde a uma forma de mensuração dos objetivos institucionais.
metas são partições dos objetivos a serem alcançados no curto prazo e permitem avaliar o nível de realização dos mesmos.
missão é o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja perseguir.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.
A ocorrência do denominado princípio da incompetência progressiva dá-se em virtude da aplicação constante do recrutamento externo.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2013
Existem duas estratégias operacionais que definem a aquisição dos recursos materiais: a verticalização e a horizontalização. Umas das principais vantagens da horizontalização é:
Considerando os estilos de liderança, um estilo que se caracteriza pelo excesso de liberdade permitida aos subordinados, possibilitando uma situação em que as pessoas não conhecem os objetivos e/ou realizem algo é denominado:
Liberal.
Autocrático.
Democrático.
Equipe.
Julgue os itens seguintes, acerca de qualidade de vida no trabalho, critérios de departamentalização, análise e descrição de cargos, educação a distância e indicador de desempenho. Uma organização que busca garantir uma visão global do andamento de seus processos e grande flexibilidade de ajustes do seu fluxo deve adotar critérios de departamentalização por processos.
De acordo com Freeman (1984) stakeholder em uma organização é, por definição, qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa. Diante desse conceito, o empregado da empresa pode ser um stakeholder?
Administração - Eficiência X Eficácia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando as abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue os itens a seguir.
No contexto organizacional, eficácia é a razão dos resultados obtidos pela transformação dos insumos e eficiência é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
A respeito da vinculação entre planejamento estratégico e gestão de pessoas, assinale a opção correta.
A definição das competências centrais no planejamento estratégico sucede, no que se refere à gestão de pessoas, a definição das medidas de capital humano na organização.
A formulação estratégica no planejamento estratégico corresponde, no que se refere à gestão de pessoas, à definição das práticas mais ágeis e flexíveis de gestão de pessoas na organização.
A implementação e avaliação da estratégia antecede, no que se refere à gestão de pessoas, o alinhamento interno e externo da estratégia com as práticas de gestão de pessoas na organização.
A definição de missão, de visão e de valores no planejamento estratégico, é seguida, no que se refere à gestão de pessoas, da definição dos fundamentos da conduta ética na organização.
A definição das ameaças e das oportunidades no planejamento estratégico antecede, no que se refere à gestão de pessoas, a etapa de previsão de demanda de trabalho por funcionário.
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