Questões de Administração

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Julgue os itens seguintes, acerca de qualidade de vida no trabalho, critérios de departamentalização, análise e descrição de cargos, educação a distância e indicador de desempenho. A estratégia corporativa denominada crescimento pressupõe adoção de ações do tipo reviravolta, com o objetivo de estabelecer parcerias em que duas ou mais empresas realizem um projeto específico ou cooperem em determinada área de negócio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas informações do texto, assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas do BSC.

  • A. Financeira, do cliente, dos processos internos e da inovação e aprendizado.
  • B. Financeira, do cliente, dos acionistas e da inovação e aprendizado.
  • C. Dos processos internos, da inovação e aprendizado, do fornecedor e dos fatores críticos de sucesso.
  • D. Do fornecedor, do cliente, dos processos externos e da inovação e competitividade.
  • E. Financeira, do cliente, da gestão funcional e da inovação e competitividade.

Julgue os itens a seguir, acerca de processos e da gestão de projetos.

Os impactos que a adoção da gestão de processos ocasiona em uma organização incluem a quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de cultura e liderança nas organizações, julgue os itens a seguir.

Equipes multiculturais são exemplos de novas formas de gestão cultural nas organizações públicas, visto que a composição desse tipo de equipe possibilita a geração de decisões e soluções amplas, que resultam da combinação de múltiplas experiências e visões de mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estrutura Organizacional é

  • A.

    o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização.

  • B.

    a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.

  • C.

    a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

  • D.

    a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até os trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis organizacionais.

  • E.

    a guia de conduta, estável e de longo prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.

A gestão de pessoas refere-se às políticas, às práticas e aos sistemas que influenciam os membros de uma organização, com o fim de aumentar a competividade e a melhoria de desempenho dos funcionários. Nesse sentido, os processos da gestão de pessoas incluem

  • A.

    a gestão do capital humano, a gestão de cultura organizacional, a gestão de produto e a orientação de mercado.

  • B.

    a avaliação de desempenho, a cadeia de valor, o mapeamento de competências e a gestão de projetos.

  • C.

    a seleção, o recrutamento, o treinamento de pessoas e o planejamento de recursos humanos.

  • D.

    a análise das forças de mercado, os planos de compensação e a pesquisa de clima organizacional.

  • E.

    a gestão de carreiras, a alocação de pessoal, a gestão de carteira de clientes e o suporte organizacional.

A diretriz da nova política de recursos humanos que visa, entre outros objetivos, a atenuar a diferença salarial existente entre os servidores do setor público e os seus equivalentes do setor privado é classificada de:

  • A. Capacitação dos servidores públicos federais
  • B. Fortalecimento da avaliação de desempenho
  • C. Reorganização das carreiras do estado
  • D. Revisão da remuneratória das carreiras de nível superior
  • E. Programação de concursos

Em relação à gestão de pessoas, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

( ) A avaliação de desempenho profissional tem como objetivos documentar o desempenho profissional e detectar as necessidades de treinamento e de desenvolvimento de pessoal, considerando as competências adquiridas.

( ) A avaliação de desempenho profissional tem finalidade exclusiva de fornecer informações para aumento salarial.

( ) O trabalho e os profissionais são constantemente avaliados. Entretanto, o processo de avaliação de desempenho profissional pressupõe um sistema formal, provido de objetivos bem definidos e de adoção de métodos coerentes com a política e filosofia institucional.

  • A.

    V,V,V.

  • B.

    V,f,V.

  • C.

    f,f,f.

  • D.

    V,V,f.

No que se refere a ferramentas de análise de cenário interno e externo, balanced scorecard, mapeamento de processos e elaboração de indicadores, julgue os itens de 110 a 114. A implantação de um modelo de balanced scorecard pressupõe que o processo de planejamento do negócio consistirá em alocar os recursos e definir as prioridades de acordo com as metas estratégicas, evitando-se, todavia, que, na definição dos objetivos individuais, se priorizem as metas de curto prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O presidente de uma empresa de marketing, em certo congresso tomou conhecimento de um novo software, que poderia ajudar a sua equipe na elaboração das propagandas com mais rapidez e facilidade. Ao levar o assunto ao gerente de marketing da empresa, o presidente sentiu certa resistência sobre o novo produto, pois o gerente estava acostumado com o atual software e levaria muito tempo para a equipe dele se acostumar com o novo software. Nesse caso hipotético, para que o presidente consiga convencer o gerente, de forma pacífica e sem custos com pessoal, de que a nova ferramenta irá acrescentar e não atrapalhar, qual é a estratégia de mudança que o presidente da empresa deverá utilizar?

  • A. Coerção, ou seja, forçar a mudança de qualquer jeito ou o gerente de marketing será dispensado da empresa.
  • B. Dispensar o gerente de marketing por incompetência e por resistência às mudanças.
  • C. Coerção, pois quem manda na empresa é o presidente.
  • D. Apoio da alta administração, ou seja, de toda a presidência da empresa, pois sozinho o presidente não conseguirá convencer seu gerente de marketing.
  • E. Participação, pois ouvindo o gerente de marketing e a equipe dele poderá integrá-los na sua decisão e convencê-los de que o novo software irá melhorar a rotina de todos na empresa.
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