Questões de Administração

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Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influencia a organização de diversos modos. Leia as afirmativas a seguir sobre o tema.

I. Tende a baixar em situações de mudanças organizacionais, greves, piquetes, etc.

II. Está intimamente relacionado ao grau de motivação de seus participantes.

III. É reflexo das motivações individuais dos membros da organização.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    as afirmativas I, II e III estão corretas.

Considerando as funções de administração, julgue os itens a seguir.

Pensar antecipadamente em objetivos e ações, e embasar as ações em algum método são exemplos de atividades de organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a principal função administrativa.

  • A.

    Método de administração.

  • B.

    Planejamento.

  • C.

    Organização.

  • D.

    Política.

  • E.

    Treinamento.

Pode-se definir 4 (quatro) macroatividades fundamentais para a solução de gestão de processos. Sendo assim, assinale a alternativa que as apresenta.

  • A.

    Modelagem, integração, monitoramento e otimização.

  • B.

    Otimização, adequação, supervisão e gerenciamento.

  • C.

    Controle, supervisão, coordenação e modelagem.

  • D.

    Desenvolvimento, monitoramento, otimização e modelagem.

Apesar dos critérios estabelecidos no capítulo 7.4 da ISO 9001, cada empresa tem a independência para definir seus próprios critérios para credenciar, selecionar e avaliar seus fornecedores, podendo definir seus critérios de criticidade considerandose, dentre outros aspectos o peso dos itens inclusos na cadeia produtiva, o cumprimento dos prazos acordados, produtividade, aspectos financeiros, fornecedor exclusivo, certificações existentes, índice de não conformidades no recebimento e processo e etc. Portanto, para a avaliação da criticidade do fornecedor esse não poderá ser classificado como:

  • A. N = necessário: requisito importante que pode influir em grau menos crítico.
  • B. R = recomendável; requisito importante que pode contribuir na melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • C. I = imprescindível; requisito essencial que influi em grau crítico.
  • D. N/A = não aplicável.
  • E. N/T = não tolerável.

O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal. Nas alternativas a seguir existem aspectos relativos às características das organizações informais e um aspecto relativo às origens das organizações informais. Assinale a alternativa que contém o aspecto relativo às origens das organizações informais:

  • A.

    As pessoas em associação com as outras, situadas em diferentes níveis de setores da empresa, criam situações pessoais de simpatia e de antipatia.

  • B.

    Há o reflexo da colaboração espontânea que pode e deve ser aplicado a favor da empresa.

  • C.

    os interesses comuns das pessoas, que, através deles, passam a se sintonizar mais intimamente.

  • D.

    A organização informal escapa ao local físico e ao horário de trabalho da empresa.

  • E.

    Os grupos informais desenvolvem, espontaneamente, padrões de relações e atitudes aceitos e assimilados pelas pessoas.

A Gestão pela Qualidade Total significa

  • A.

    reestruturar de forma radical os processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho quanto ao custo dos serviços e produtos.

  • B.

    um processo contínuo de medir produtos, serviços ou processos com relação aos concorrentes mais fortes ou a líderes internacionais do setor.

  • C.

    uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível.

  • D.

    delegar poder aos funcionários para que estes possam desenvolver cada vez melhor o seu trabalho, consagrando aqueles que têm capacidade de manter e adquirir poder.

  • E.

    um processo de enxugamento de pessoal, no qual é delegada maior responsabilidade a gerentes e funcionários de níveis mais baixos, com o objetivo de diminuir a burocracia e os custos da organização.

Acerca da gestão de projetos e processos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Assim que a estrutura analítica do projeto é determinada, pode-se elaborar a sua declaração e o seu detalhamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a organizações e suas estruturas e tipos de departamentalização, julgue os itens subsequentes.

A organização define e estabelece a estrutura formal de autoridade, por meio da qual as subdivisões do trabalho são classificadas, definidas e coordenadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos objetivos da gestão de pessoas, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A função de recursos humanos não está desassociada aos negócios da empresa.

  • B.

    Busca-se saber empregar as habilidades e capacidades da força de trabalho.

  • C.

    Deve-se oferecer à organização empregados bem treinados e motivados.

  • D.

    O aumento da satisfação dos empregados se faz com ênfase em métodos e regras.

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