Questões de Administração

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No que se refere a planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O processo participativo é suficiente para garantir a eficácia da ação coletiva, dadas sua dimensão política e ideológica e sua relação com a realidade global da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de projetos, julgue os itens a seguir.

De acordo com o PMBOK, a área do conhecimento denominada gestão da integração corresponde às atividades que possibilitam ao gerente equilibrar e reunir todas as partes de um projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O recrutamento interno é

  • A.

    um conjunto de procedimentos que visa atrair quaisquer candidatos potencialmente qualificados para ocupar cargos dentro da organização.

  • B.

    um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados para ocupar cargos dentro da organização, quando não é possível o aproveitamento do quadro funcional existente.

  • C.

    uma técnica de seleção de candidatos que apresenta critérios válidos apenas para uma organização específica.

  • D.

    um método de atração de bons profissionais do mercado que já estejam trabalhando dentro de uma organização concorrente.

  • E.

    um conjunto de técnicas e procedimentos que visa identificar e atrair candidatos que já trabalham na organização para outros cargos e funções mais complexas e motivadoras.

A Seção de Compras de uma empresa busca suprir as necessidades de materiais ou serviços, com a realização de um planejamento quantitativo e qualitativo, determinando e satisfazendo as necessidades do momento certo em quantidades corretas, verificando as compras realizadas, providenciando transportes, armazenamento e distribuição. São objetivos básicos do Setor de Compras:

1) Procurar sempre, dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.

2) Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos.

3) Coordenar o fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender o programa de produção.

Quantos desses objetivos estão corretos?

  • A. Somente o primeiro.
  • B. Todas estão corretos.
  • C. Somente o segundo.
  • D. Somente o terceiro.
  • E. Somente os dois últimos.

Consistem na capacidade de utilizar idéias, conceitos, teorias e abstrações como guias orientadores da ação administração:

  • A.

    Habilidades Conceituais;

  • B.

    Habilidades Técnicas;

  • C.

    Habilidades Humanas;

  • D.

    Habilidades Institucionais.

A aprendizagem organizacional deve ser entendida como distinta da aprendizagem individual ao destacar

  • A.

    as técnicas e os mecanismos de “aprender com a experiência”.

  • B.

    o grupo como ponto de partida do processo.

  • C.

    o ensino de conteúdos teórico-conceituais.

  • D.

    a repetição de conteúdos meramente instrumentais.

  • E.

    a aprendizagem-ação como método principal de ensino.

São funções de recebimento de materiais em um almoxarifado, exceto:

  • A.

    Entrada de materiais.

  • B.

    Conferência quantitativa.

  • C.

    Conferência qualitativa.

  • D.

    Precificação de imobilizados.

  • E.

    Separação de materiais.

Acerca dos preceitos da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

O departamento de qualidade é o principal responsável pelo sistema de qualidade de uma organização. Contudo, isso não exime outros departamentos da instituição da responsabilidade em relação à qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos serviços de saúde, o consumidor não está comprando serviços clínicos oferecidos pelos profissionais existentes, ele está comprando relacionamento, confiança, empatia e informação, isto é, ele está comprando soluções para os seus problemas. Além disso, os serviços profissionais têm algumas peculiaridades:

I. Caráter consultivo e de solução de problemas;

II. Os profissionais envolvidos têm identidade em comum e regem pelas tradições e códigos de ética; e

III. Os serviços profissionais envolvem altos níveis de personalização. (Kottler, 2002)

Assinale a alternativa que indica de acordo com Kottler, os serviços de saúde se diferenciam dos produtos:

  • A.

    Produto; Pessoas; Evidências Físicas.

  • B.

    A responsabilidade de terceiros; Incerteza do Cliente; Experiência essencial.

  • C.

    Limitações de Diferenciação; Controle de Qualidade; Transformar realizadores em vendedores.

  • D.

    Visões conflitantes em relação à propaganda; conhecimentos limitados do marketing; Personalização.

  • E.

    Intangibilidade; Indivisibilidade; Variabilidade; Perecibilidade.

A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, dirigentes de religiões, mas também em treinadores, comandantes militares, professores e administradores em geral. Assinale a opção correta sobre a liderança nas organizações.

  • A.

    Liderança é o mesmo que autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais.

  • B.

    Chefes são diferentes de líderes, pois os líderes têm poder formal associado ao carisma pessoal.

  • C.

    Líder e liderados encontram-se em uma relação de infl uência recíproca. Os liderados são submissos de quem exerce a liderança.

  • D.

    A liderança é um atributo da pessoa e deve ser vista apenas como uma habilidade pessoal e não pode ser desenvolvida.

  • E.

    Autoridade formal e liderança nem sempre andam juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores.

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