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A respeito do conceito de Liderança, assinale o item incorreto.
Estudos sistemáticos têm sido realizados a respeito do conceito de liderança nas organizações e grupos sociais. O tema parte de diversas análises e defi nições.
A infl uência sobre as pessoas e propósitos claros de orientação são elementos característicos de liderança.
Liderança é um conceito que abrange um conjunto de comportamentos, atitudes e ações voltado para infl uenciar pessoas e produzir resultados.
A liderança está associada à ocupação de um cargo e sua representatividade.
A liderança impacta os resultados da organização e as relações entre seus membros.
O serviço logístico básico é medido em termos de
confiabilidade dos serviços, velocidade média dos veículos e trajeto sugerido pelo contratado
desempenho operacional da frota, apresentação do condutor e trajeto sugerido pelo contratante
velocidade máxima dos veículos transportadores, apresentação do condutor e pontualidade da frota
pontualidade da frota, percurso habitualmente adotado pelo prestador e velocidade máxima dos veículos
disponibilidade de veículos, desempenho operacional da frota e confiabilidade dos serviços
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador. Atualmente, sobretudo com as contribuições da abordagem neoclássica da administração, representada principalmente por Peter Drucker, os princípios foram redimensionados e são denominados Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Os controles financeiros, contábeis, de produção, de qualidade e de vendas são realizados em relação a fatos correntes e passados, em face dos padrões definidos pela organização.
Na teoria das organizações existem vantagens e desvantagens nos diversos tipos possíveis de departamentalização. O tipo de departamentalização que oferece a vantagem de uma maior utilização de pessoas especializadas e recursos e é adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida em longo prazo, é denominada departamentalização:
funcional;
por produto;
geográfica
por clientela;
por projetos.
Assinale a alternativa correta.
O controle representa todos aqueles meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento operacional.
Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de colaboradores, para assegurar que os objetivos da empresa e os planos delineados para alcançá-los sejam realizados.
Controle é uma função administrativa através da qual a empresa reúne e integra os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho através da diferenciação, proporciona os meios de autoridade e de responsabilidade.
Controle significa a execução dos planejamentos táticos e operacionais, bem como as operações propriamente ditas, tendo em vista o alcance dos objetivos organizacionais.
O controle envolve maior interação humana. É a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao planejamento organizacional.
Julgue os itens seguintes, com base nas teorias e nos modelos de comunicação e interação grupal utilizados no processo de planejamento.
A teoria do processo transacional preocupa-se com o modo que a mensagem, cujo significado incumbe ao emissor definir, é recebida e entendida pelos receptores.
Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.
De acordo com o Guia PMBOK, os projetos apresentam cinco grupos de processos distintos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
Denominam-se Indicadores de Desempenho os processos que envolvem diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa, ou seja, são veículos de comunicação que permitem aos executivos do alto escalão comunicar a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos. Entre as aplicações dos Indicadores de Desempenho, não se avalia:
Qual das afirmativas abaixo trata do conceito de Ambiente Organizacional:
Estratégia que busca negociações para um acordo quanto à troca de bens ou serviços entre duas ou mais organizações;
É uma situação em que duas ou mais pessoas ou grupos discordam entre si ou experimentam antagonismo recíproco;
Processo para absorver elementos estranhos na liderança ou no processo decisorial de uma organização, como recurso para impedir ameaça externa à existência;
É o contexto externo (humano, social, político e econômico) que envolve externamente uma organização. O ambiente é constituído pelas outras organizações que forma a sociedade.
O gerente de projetos de sistemas de informação de uma rede de lojas de roupas utiliza o IDC (Índice de Desempenho de Custo) e o IDP (Índice de Desempenho de Prazo) como indicadores ou índices de desempenho, para suas avaliações.
Em determinada ocasião, as informações disponíveis para uma avaliação eram as seguintes:
Valor Planejado (VP): R$ 600.000,00
Custo Real (CR): R$ 250.000,00
Valor Agregado (VA): R$ 300.000,00
Quais eram, respectivamente, o IDC e o IDP, naquele momento?
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