Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma área jurídica de uma organização, considerando a posição e a função adequadas, deve estar

  • A. próxima à presidência para assessorá-la.
  • B. próxima às áreas-fins para apoiá-las.
  • C. ligada às áreas-meio para dar-lhes suporte.
  • D. ligada às áreas operacionais para conhecer suas reais demandas.

Alguns autores afirmam que as organizações são verdadeiras coleções de processos. Por isso, é necessário que as pessoas entendam como planejar e implementar a gestão por processos em suas organizações. A implementação da gestão por processo requer

  • A. a definição da cadeia de valor interna.
  • B. o desenho da estrutura funcional da organização.
  • C. o desenho da estrutura funcional da organização.
  • D. a definição do custo de cada processo.

No que se refere às habilidades gerenciais, a habilidade técnica é utilizada no seguinte nível hierárquico:

  • A. administração superior.
  • B. alta gerência.
  • C. gerência intermediária.
  • D. supervisão de primeira linha.

Particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, hierarquia, individualismo e mecanicismo são, em relação à burocracia,

  • A. objetivos.
  • B. funções.
  • C. características.
  • D. Disfunções.

É um tipo de estrutura organizacional adequado a ambientes e situações estáveis de mercado, demanda e tecnologia. Esse sistema organizacional compreende a estrutura

  • A. orgânica.
  • B. mecânica.
  • C. adhocrática.
  • D. divisionalizada.

Segundo os estudos de Weber, que fundamentam os princípios da Teoria Burocrática, o tipo de autoridade que está baseada em normas legais racionalmente definidas com regras racionais e impessoais, é conhecida por:

  • A. Religiosa.
  • B. Carismática.
  • C. Burocrática.
  • D. Tradicional.

São características da Teoria da Burocracia, também chamada de modelo burocrático, EXCETO

  • A. subordinação às normas internas da organização.
  • B. cargos preenchidos por mérito.
  • C. ênfase nas pessoas.
  • D. hierarquia.
  • E. competência técnica.

Perante a necessidade de organização das instituições foi instituído um arranjo formal visando a sua melhor administração, pelo qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas.

Define-se esse arranjo formal como:

  • A. Grupo de trabalho
  • B. Departamento
  • C. Equipe
  • D. Estrutura Organizacional
  • E. Seção

No contexto do estudo das estruturas organizacionais, Cury (2005) aponta um tipo de organização que atua em um ambiente desafiador, incerto, envolvente e turbulento, utilizando-se com mais frequência dos trabalhos em pequenas células (ou grupos), com o objetivo de ganhar vantagem competitiva, em um mercado cada vez mais acirrado, de concorrentes dispostos a tudo para satisfazer o cliente.

É correto afirmar que esse conceito se refere a uma:

  • A. organização de alto desempenho.
  • B. unidade estratégica de negócios.
  • C. organização holding.
  • D. organização baseada em projetos.

Com relação a conceito e tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. A estrutura burocrática é o tipo de estrutura que tende a centralizar o poder e controlar os colaboradores, podendo ocasionar baixa motivação nas equipes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...