Questões de Administração

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De acordo com a literatura pertinente, uma das dimensões da liderança transacional é a

  • A. recompensa contingente.
  • B. motivação inspiracional.
  • C. estimulação intelectual.
  • D. consideração individualizada.
  • E. influência idealizada.

Na atividade de gestão de uma organização, conforme as diversas formas de comunicação existentes atualmente, é fundamental entender como ocorre o fluxo de comunicação entre os colaboradores e as unidades setoriais que compõem a estrutura organizacional. Sobre esse fluxo, dadas as afirmativas,

I. A comunicação ascendente vertical ocorre quando a informação parte do superior para o subordinado.

II. A comunicação horizontal é aquela realizada entre unidades organizacionais diferentes, mas do mesmo nível hierárquico.

III. A comunicação diagonal ou transversal é realizada entre unidades organizacionais e níveis diferentes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

No que se refere a organizações formais modernas e a processo organizacional, julgue os itens a seguir. O processo de comunicação interpessoal poderá ocorrer ainda que nem todos os elementos constitutivos da comunicação estejam presentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para deter todas as técnicas secretariais e a organização dos trabalhos nas secretarias, a base estrutural é o conhecimento utilizado na rotina como parâmetros de todas as atividades. Para isso, existem as técnicas específicas, que incluem a relação de atividades e o controle de cada uma delas.

Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Paciência, tolerância, atenção e comunicação são importantes ações no atendimento ao público, interno e externo.

II. Com a modernidade das comunicações o(a) secretário(a) pode utilizar como tratamento o pronome “você”, substituindo o senhor e / ou senhora, no atendimento telefônico.

III. Follow-up: é uma expressão técnica inglesa que significa acompanhamento. Essa técnica de acompanhamento complementa a agenda.

IV. A reunião de trabalho é a forma mais eficaz de comunicar decisões, controlar e delegar tarefas, bem como estudar novas estratégias empresariais.

V. Cerimonial é toda solenidade, mesmo que não oficial, que segue uma programação constituída por um conjunto de formalidades.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, III, IV e V, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e V, apenas.

O processo de comunicação nas organizações é fundamental para que estas atinjam os seus objetivos e merece atenção especial, para que não haja inconsistência nas informações transmitidas nas diversas dimensões de uma organização. O processo de comunicação é composto pelos seguintes elementos: emissor, receptor, mensagem, código, canal, contexto, ruído e Feedback. Em relação ao Feedback, é CORRETO afirmar:

  • A. Corresponde a variáveis que rodeiam e influenciam a situação de comunicação.
  • B. Permite aferir a eficácia da comunicação e de que forma a mensagem está chegando ao interlocutor.
  • C. É o suporte físico por meio do qual passa a mensagem do emissor para o receptor.
  • D. É o conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação que possa ser entendida, na sua globalidade, pelo receptor.
  • E. Corresponde a divergências de valores e crenças.

A comunicação eficiente é muito mais que o emprego da língua comum, com seus grupos e frases. Envolve, ao mesmo tempo, a identificação e o reconhecimento de diferenças no modo de as pessoas pensarem e agirem. Sobre as características da comunicação eficaz no atendimento ao público, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O atendente deve não só procurar compreender, mas também, principalmente, ser compreendido.

( ) A comunicação exige contato direto, portanto deve-se criar um clima de confiança, eliminando qualquer tipo de ruído ou distorção.

( ) A dicção é a arte de organizar as ideias, portanto é um elemento essencial no atendimento ao público. Assim, quanto melhor a dicção, melhor a comunicação.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V F V
  • B. V V F
  • C. V F F
  • D. F V F
  • E. F F V

Em relação ao tema relações públicas nas organizações, assinale a alternativa correta.

  • A. As relações públicas de uma empresa devem estar voltadas apenas para os consumidores e os fornecedores da organização.
  • B. O patrocínio de eventos não é considerado uma ferramenta eficiente de relações públicas.
  • C. A atividade de relação pública não é muito priorizada nas organizações, pois não há como medir a sua eficácia.
  • D. O papel do setor de relações públicas é simplesmente a divulgação dos produtos e dos serviços da organização.
  • E. As relações públicas podem ter por fundamento a proteção da imagem ou do produto de uma organização.

Considerando o contexto teórico da Escola das Relações Humanas, representada por Elton Mayo, emerge a concepção do homo socialis. A respeito dessas questões, analise as assertivas a seguir:

I. O homem é apresentado como um ser cujo comportamento não pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas.

II. O homem é, a um só tempo, condicionado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

III. O homem é um ser racional que, ao tomar uma decisão, conhece todos os cursos de ação disponíveis, bem como as consequências da opção por qualquer um deles.

IV. Em que pesem as diferenças individuais, todo homem possui necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorrealização.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

A comunicação administrativa é uma forma de comunicação que compreende conteúdos relativos ao cotidiano da administração e faz parte da comunicação corporativa. É correto afirmar com relação a esse tipo de comunicação, EXCETO:

  • A. Atende as áreas de planejamento e às estruturas técnico-normativas no sentido de orientar, atualizar, ordenar o fluxo de atividades funcionais.
  • B. Normas, instruções, portarias, memorandos, cartas, relatórios fazem parte da comunicação administrativa.
  • C. Com relação à comunicação administrativa ocorrem, com frequência, ruídos e problemas no interior das organizações, dentre muitos motivos, ressalta-se uso de tipos inadequados de instrumento, falta de clareza e qualidade.
  • D. A comunicação administrativa deverá atender as prerrogativas da empresa e cada colaborador tem obrigação de entendê-la para o alcance dos objetivos.
  • E. Comunicações administrativas em tamanho excessivo, de forma prolixa, não surtem efeito positivo.

Comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais, independente da função e área de atuação. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e é desenvolvi da naturalmente nos indivíduos, grande número de pessoas não sabem usá-la de forma eficaz. Leia atentamente e analise o que se afirma acerca da comunicação.

I - Existe uma grande diferença entre informar e comunicar.

II - Informar é um ato unilateral, que envolve a pessoa que tem a informação a dar.

III – O fato de uma pessoa saber se expressar com desembaraço e julgar-se boa comunicadora, não qualifica, necessariamente, sua mensagem como comunicação.

IV – Comunicar implica tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações no interlocutor.

V – O comunicador precisa não apenas saber falar, mas saber ouvir, sob pena de não fechar o ciclo da comunicação com efetividade e ainda causar conflitos desnecessários.

Pode-se concluir que estão corretas:

  • A. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
  • B. As afirmativas II, III, e IV estão corretas.
  • C. As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
  • D. As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
  • E. As afirmativas III, IV e V estão corretas.
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