Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à comunicação, julgue os itens subsequentes. Em reuniões de trabalho, a comunicação torna-se clara e sem possibilidade de problemas de interpretação, uma vez que o interlocutor tem a vantagem de captar todos os sinais tanto da linguagem verbal quanto da linguagem não verbal dentro do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à comunicação, julgue os itens subsequentes. A comunicação é uma função dentro da organização que poderá gerar tanto bons resultados nos processos de trabalho quanto confusões e mal-entendidos. Nesse contexto, o e-mail mostra-se como uma ferramenta muito útil e prática para cumprimento do trabalho. O e-mail, dentro do processo de comunicação, deve ser considerado como o canal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A forma de comunicação paralinguística que tenta transmitir, por meio de ícones ilustrativos, o estado psicológico ou emotivo de quem os emprega é chamada de

  • A. emoticon.
  • B. bitcoin.
  • C. comunic on.
  • D. comunic on.

Um dos elementos básicos componentes da comunicação empresarial, que se caracteriza pelo conjunto de informações transmitidas, o(a)

  • A. emissor.
  • B. receptor.
  • C. mensagem.
  • D. código.

A teoria da administração evolui ao longo dos séculos XX e XXI. Atualmente, os administradores utilizam elementos de todas as teorias, como forma de atingir os objetivos das organizações. A respeito do assunto, assinale a alternativa que apresenta os elementos relacionados à teoria correspondente.

  • A. A administração por objetivos estabelece meios para atingir os fins. Uma vez estabelecidos os objetivos da organização, os chefes estabelecem os objetivos para cada subordinado. A avaliação tem base em critérios objetivos dos resultados atingidos, sem considerar as condições de trabalho.
  • B. A valorização do elemento humano nas organizações surgiu a partir da Escola das Relações Humanas. O trabalho básico do administrador é lidar com pessoas: manter sua equipe sob pressão para a obtenção de resultados, seguindo os padrões da divisão do trabalho.
  • C. A valorização do elemento humano nas organizações surgiu a partir da Escola das Relações Humanas. O trabalho básico do administrador é lidar com pessoas, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização.
  • D. A administração por objetivos estabelece meios para atingir os fins. Uma vez determinados os objetivos da organização, os chefes estabelecem os objetivos para cada subordinado, a partir das condições de cada ambiente.
  • E. O modelo burocrático de organização pressupõe previsibilidade no comportamento dos seus membros. Para tal, estabelece a divisão de tarefas, com supervisão direta, unicidade de comando e adequação das normas ao ambiente.

De acordo com a pirâmide das necessidades humanas, proposta por Maslow, orgulho e reconhecimento pertencem ao nível

  • A. de autorrealização.
  • B. de estima.
  • C. social.
  • D. de segurança.
  • E. fisiológico.

De acordo com a teoria da meta e do caminho e suas previsões, assinale a alternativa correta.

  • A. A liderança diretiva propicia maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas.
  • B. A liderança apoiadora acarreta um desempenho mais baixo e menor satisfação quando os funcionários realizam tarefas estruturadas.
  • C. A liderança diretiva é bem recebida entre funcionários com grande capacidade percebida ou com experiência considerável.
  • D. Os funcionários com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo de liderança voltado para a conquista.
  • E. A liderança apoiadora aumenta as expectativas dos funcionários de que os esforços propiciarão melhor desempenho quando as tarefas forem estruturadas.

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. As barreiras semânticas à comunicação são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

São conceitos relacionados aos parâmetros básicos do design de posições em uma organização:

  • A. divisão do trabalho e padronização das atividades.
  • B. agrupamento em unidades e amplitude de controle.
  • C. sistema de comunicação informal e supervisão direta.
  • D. padronização dos outputs e ajuste mútuo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...