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O princípio orçamentário que estabelece que devam constar do orçamento todas as receitas e despesas do ente público é o princípio da
unidade.
exclusividade.
não-afetação das receitas.
universalidade.
especificação.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
O orçamento participativo constitui-se em processo que envolve a comunidade em sentido mais amplo que o da representação política formal, no tocante à elaboração orçamentária, com vistas à identificação dos problemas e na busca de soluções para a referida comunidade. Com relação à experiência de algumas cidades brasileiras em matéria de orçamento participativo, assinale a alternativa correta.
As escolhas da população não substituem as funções do Legislativo, porque os créditos orçamentários e as respectivas dotações propostos pela comunidade são mais genéricos, principalmente com referência aos investimentos.
A interferência das prefeituras, caso não se restrinjam ao papel de facilitadoras da organização do orçamento participativo, oferece riscos de manipulação e de cooptação dos moradores e das suas lideranças.
A maior legitimidade das representações comunitárias e a melhor qualidade de seus processos de escolha dependem de forças externas ao próprio movimento comunitário.
Pelo modelo do processo adotado, a primeira etapa do planejamento consiste na definição dos objetivos, para só então identificarem-se os problemas.
Os conselheiros comunitários são designados pelas lideranças políticas formais, o que lhes confere maior representatividade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a conceitos e normas da administração orçamentária e financeira, julgue os próximos itens.
Tradicionalmente, a LDO tem autorizado a realização de determinadas despesas constantes da proposta orçamentária para o exercício subsequente quando o respectivo projeto não foi sancionado pelo presidente da República até 31 de dezembro. Entre essas despesas , e é o caso para 2011 , inclui-se a realização de eleições pela justiça eleitoral.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Na análise orçamentária, o conceito de receita primária exclui as receitas oriundas de
contribuições.
operações de crédito.
tributação indireta.
tarifas.
venda de ativos.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a conceitos e normas da administração orçamentária e financeira, julgue os próximos itens.
Os elementos de despesa guardam correlação com os grupos de natureza de despesa. Assim, é correto afirmar que material de consumo está associado a outras despesas correntes, não podendo constituir despesa com investimentos, em virtude de sua natureza, de seu objeto.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às despesas e receitas do orçamento público, julgue os itens seguintes.
Em relação aos estágios da despesa, destacam-se o empenho e a liquidação. O empenho cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Já a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, conforme os documentos que comprovem o respectivo crédito.
Segundo o princípio da não afetação das receitas, o orçamento público NÃO poderá
vincular receitas públicas a determinadas despesas, órgãos ou fundos.
deixar de observar as limitações legais em relação às receitas.
conter matéria estranha à fixação, à previsão das receitas.
vincular receitas públicas a mais de um exercício financeiro.
ser de difícil compreensão a qualquer indivíduo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O Plano Plurianual é um instrumento que expressa o planejamento para quatro anos. Assim, no âmbito federal, o projeto do Plano Plurianual será encaminhado até
quatro meses antes do encerramento do segundo exercício financeiro de mandato presidencial e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
três meses antes do encerramento do segundo exercício financeiro de mandato presidencial e devolvido para sanção até trinta dias do encerramento da sessão legislativa.
quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro de mandato presidencial e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
cento e oito dias antes do encerramento do primeiro exercício financeiro de mandato presidencial e devolvido para sanção até trinta dias do encerramento da sessão legislativa.
quatro meses antes do encerramento do último ano de mandato presidencial e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
Segundo o princípio da não afetação das receitas, o orçamento público NÃO poderá
vincular receitas públicas a determinadas despesas, órgãos ou fundos.
deixar de observar as limitações legais em relação às receitas.
conter matéria estranha à fixação, à previsão das receitas.
vincular receitas públicas a mais de um exercício financeiro.
ser de difícil compreensão a qualquer indivíduo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
A efetivação de transferências voluntárias está condicionada a uma série de exigências constantes da Lei de Responsabilidade Fiscal e de cada lei de diretrizes orçamentárias (LDO). Nesse sentido, impede a realização da transferência
a existência de outras transferências ainda não totalmente utilizadas.
o parcelamento de débitos tributários com o ente transferidor.
o atingimento do limite prudencial das despesas com pessoal.
a ultrapassagem do limite constitucional das despesas com educação.
a inexistência de dotação específica.
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