Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Os créditos adicionais classificam-se em: créditos suplementares, créditos especiais e créditos extraordinários. Esses últimos são destinados ao atendimento de
rombos orçamentários provenientes de despesas oriundas de precatórios ou na proteção do território nacional.
aquisição de bens imóveis de natureza extraordinária, como é o caso de desocupação de terras para a reforma agrária.
despesas que tenham ultrapassado o orçamento e que sejam de execução relevante, e tenham sido devidamente previstas na lei do plano plurianual.
despesas previsíveis, mas incontroláveis e de natureza emergenciais, como as decorrentes de calamidades naturais ou ameaça ao território nacional.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de princípios, conceitos, classificações e fases das receitas e das despesas utilizados pela administração financeira e orçamentária brasileira, julgue os seguintes itens.
As receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas são classificadas como receitas de capital.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Quanto ao ciclo orçamentário público, de acordo com o autor Francisco Glauber Lima Mota, é correto afirmar que
sua única etapa consiste na execução do orçamento público.
ele tem início em 01 de janeiro e encerra-se em 31 de dezembro de cada ano.
suas etapas consistem unicamente na execução orçamentária e na avaliação.
seu início ocorre com a elaboração do projeto de lei orçamentária.
ele encerra-se antes da avaliação da execução orçamentária.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do orçamento público, julgue os itens subsequentes.
Independentemente da data de abertura do crédito adicional suplementar, os saldos não empenhados até o final do exercício financeiro serão extintos.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Acerca dos mecanismos e procedimentos adotados pelo sistema de planejamento e orçamento do Governo Federal, é incorreto afirmar que:
dotado de um evidente caráter coordenador das ações governamentais, o Plano Plurianual subordina todas as iniciativas orçamentárias aos seus propósitos.
uma estrutura orçamentária baseada em programas se caracteriza, entre outras, por facilitar a mensuração total dos custos necessários ao alcance de um dado objetivo.
os programas podem ser classificados como finalísticos ou como de apoio às políticas públicas e áreas especiais.
em matéria orçamentária, o programa é o elemento de integração entre o Plano Plurianual, os orçamentos anuais, a execução e o controle.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Despesa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Considerando-se a execução orçamentária da despesa pública, é correto afirmar que
os créditos adicionais se destinam somente a reforçar dotações orçamentárias já existentes.
a liquidação de restos a pagar representa o último estágio orçamentário.
os investimentos representam despesas correntes de caráter efetivo.
o empenho representa um instrumento de controle do crédito orçamentário.
a despesa com amortização da dívida constitui um fato modificativo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à gestão financeira e contábil das empresas, julgue os itens a seguir.
O conceito de orçamento variável deve ser entendido como o mecanismo de planejamento cujo objetivo é ajustar o nível de atividade da empresa de acordo com as flutuações observadas no mercado.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da natureza jurídica do orçamento e dos princípios orçamentários, assinale a opção correta.
Segundo o jurista e economista alemão Hoennel, o orçamento representa extrinsecamente a forma de uma lei, mas seu conteúdo é de um mero ato administrativo.
Gaston Jèze defende que o orçamento, em nenhuma de suas partes, pode ser entendido como uma lei, considerada em sua substância, embora tenha o aspecto formal e a aparência de uma lei, tratando-se, então, de um atocondição para a realização das despesas e para a exigência dos tributos.
A corrente liderada por Mayer considera o orçamento, em algumas de suas partes, como um simples ato administrativo, no que se refere às despesas públicas, e, em outras, como uma lei, no aspecto que autoriza a cobrança e a arrecadação dos tributos.
O princípio da unidade destaca que o orçamento deve conter todas as receitas e despesas da União, de qualquer natureza, procedência ou destino, inclusive a dos fundos, dos empréstimos e dos subsídios.
A contratação de operações de crédito ofende o princípio da exclusividade da lei orçamentária, pois tem natureza de antecipação da receita e é medida extraordinária, não ingressando no orçamento fiscal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da contabilidade pública e da administração orçamentária e financeira, julgue os itens a seguir.
A Secretaria do Tesouro Nacional distingue despesas orçamentárias efetivas, geralmente coincidentes com as despesas correntes, com as não-efetivas. É o caso, por exemplo, de uma aquisição de materiais para estoque, em que a despesa orçamentária com a aquisição do material se contrapõe à variação ativa correspondente à incorporação do material.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da contabilidade pública e da administração orçamentária e financeira, julgue os itens a seguir.
Os bens de uso comum que absorverem ou absorvem recursos públicos não integram o ativo da entidade responsável pela sua administração ou controle, devendo os valores despendidos ser registrados em contas de compensação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...