Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
De acordo com o Manual Técnico do Orçamento, tanto na edição 2008 quanto na edição 2009 (1ª versão), sobre a classificação de receitas e despesas públicas é correto afirmar:
receitas devem ser classificadas como Financeiras (F), quando seu valor é incluído na apuração do Resultado Primário no conceito acima da linha, ou Primárias (P), quando seu valor não é incluído nesse cálculo.
a classificação funcional da despesa reflete a estrutura organizacional e administrativa governamental e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
as receitas não-financeiras são basicamente as provenientes de operações de crédito, de aplicações financeiras e de juros.
despesas com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente, são classificadas como inversões financeiras.
as receitas provenientes dos tributos, contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industriais e de serviços são classificadas como primárias.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às receitas e despesas públicas e aos créditos orçamentários, julgue os seguintes itens.
Em termos agregados, a distribuição por categoria de gasto depende da distribuição funcional da despesa. Em princípio, quanto maior for a parcela das despesas públicas destinada à produção de bens públicos e semipúblicos, mais elevada será a participação dos investimentos, e, quanto mais aplicações houver em melhoria e expansão da infra-estrutura econômica, maior será a participação das despesas de pessoal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na doutrina e nas legislações orçamentária e financeira públicas, julgue os itens de 86 a 103.
A forma de execução de determinado programa condiciona a classificação da despesa por categoria econômica. Por exemplo, se o ente público oferece diretamente programas de alfabetização, haverá predominância de despesas correntes, com pessoal e encargos; se esses serviços forem terceirizados, haverá também predominância de despesas correntes, só que com serviços de terceiros.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da execução do orçamento público, assinale a opção correta.
Nota de empenho é o ato que, emanado da autoridade competente, cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
Considera-se empenho ordinário aquele feito nos casos em que não se pode determinar o valor da despesa antes de sua realização.
No decorrer do exercício financeiro, a anulação parcial do empenho ocorre nas hipóteses de esse empenho ter sido emitido incorretamente ou de o serviço contratado não ter sido prestado.
Há despesas que independem da emissão de nota de empenho, como as decorrentes de mandamento constitucional e as contratuais.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na doutrina e nas legislações orçamentária e financeira públicas, julgue os itens de 86 a 103.
A CF, ao tratar dos créditos extraordinários, referiu-se, corretamente, às despesas imprevistas, e não às imprevisíveis, pois, no primeiro caso, admite-se que houve erro de previsão, enquanto, no segundo, as despesas não podiam mesmo ser previstas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Sobre o orçamento público e as responsabilidades dos dirigentes e demais usuários de recursos públicos, julgue os itens subseqüentes.
Considere que o pagamento de determinadas vantagens aos servidores de um órgão tinha sido previsto, constando dotação específica no orçamento do respectivo exercício. Por cautela, o responsável pelo órgão inscreveu o valor correspondente em restos a pagar e efetuou consulta à área jurídica competente, que confirmou o direito dos servidores. Nesse caso, o pagamento, a ser efetuado no exercício subseqüente, deverá ser feito à conta de despesas de exercícios anteriores.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, relativos às receitas e despesas públicas.
O momento do fato gerador de uma despesa nem sempre coincide com o momento de sua liquidação, o que faz com que o reconhecimento da despesa orçamentária e a sua apropriação pelo enfoque patrimonial possam também não coincidir.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na doutrina e nas legislações orçamentária e financeira públicas, julgue os itens de 86 a 103.
Na hipótese de a receita corrente líquida da União atingir, em determinado período, R$ 400 bilhões, a despesa de pessoal do Poder Judiciário não poderá exceder R$ 14,4 bilhões.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2008
O resultado financeiro, considerado como fonte para abertura de créditos adicionais, deverá ser apurado no balanço:
orçamentário.
financeiro do exercício.
patrimonial do exercício.
financeiro do exercício anterior.
patrimonial do exercício anterior.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Considere as assertivas abaixo.
I. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
II. O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.
III. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...