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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a opção falsa, em relação aos estágios da execução da Receita e da Despesa.
A receita tributária é reconhecida, no patrimônio da entidade, no ato de lançamento, enquanto a despesa é reconhecida na emissão do empenho.
A liquidação constitui o segundo estágio na realização da despesa pública e os efeitos no patrimônio ocorrem e são registrados nesse momento.
Os efeitos patrimoniais (modificação da situação patrimonial) decorrentes da receita da Dívida Ativa ocorrem no momento da inscrição da dívida e não no recolhimento.
Os tributos lançados podem ser registrados pela contabilidade, mesmo considerando que o regime contábil adotado para a receita é o de caixa.
Os tributos lançados podem ser registrados pela contabilidade, mesmo considerando que o regime contábil adotado para a receita é o de caixa.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
As despesas correntes e de capital somam, respectivamente:
40.000 e 30.000.
38.000 e 32.000.
37.000 e 33.000.
43.000 e 32.000.
42.000 e 32.000.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Sobre os resultados das contas públicas, não é correto afirmar que:
o resultado nominal das contas públicas se refere ao resultado operacional mais as despesas com inflação.
no Brasil, além da despesa com juros nominais, inclui-se no resultado nominal a variação cambial dos títulos públicos indexados ao câmbio.
o resultado primário indica, efetivamente, o montante de recursos que o setor público necessitou captar.
em um país com alta inflação e com grande dívida pública, o resultado nominal não é um bom indicador do desempenho da política fiscal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à gestão financeira, julgue os itens de 73 a 95.
Quando um cidadão paga o imposto sobre a renda em atraso, a parcela correspondente ao imposto é dita receita originária, enquanto a multa de mora e os juros sobre o atraso são considerados receita derivada.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à gestão financeira, julgue os itens de 73 a 95.
Quando o Tribunal de Contas da União aplica multa sobre um administrador público em decisão final, o registro desse fato deve ser classificado, na contabilidade da administração pública, como receita corrente.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à tramitação das matérias orçamentárias, é correto afirmar que
a legislatura não se encerrará sem a aprovação do plano plurianual (PPA) para o mandato subseqüente.
a sessão legislativa não será encerrada sem a aprovação do orçamento para o exercício seguinte.
a sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias (LDO).
as alterações ao orçamento em execução dependerão da aprovação prévia da LDO referente ao exercício financeiro subseqüente
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à gestão financeira, julgue os itens de 73 a 95.
Caso a União tenha recebido recursos oriundos das receitas correntes e deseje transferir parcela do montante recebido para determinado município construir um posto de saúde, essa operação deve ser classificada, na contabilidade da União, como transferência de capital.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, acerca do suprimento de fundos e das despesas de exercícios anteriores.
Só podem ser consideradas despesas de exercícios anteriores as despesas resultantes de compromissos assumidos em exercício anterior àquele em que ocorrer o pagamento, para as quais não exista empenho inscrito em restos a pagar.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Assinale a alternativa que define corretamente uma das mudanças introduzidas no processo orçamentário pela Constituição Federal de 1988.
Recuperou a figura do planejamento na administração pública brasileira, mediante a integração entre plano e orçamento por meio da criação do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Concluiu o processo de modernização orçamentária, criando, além do Orçamento Monetário, o Orçamento Fiscal e o Orçamento da Seguridade Social.
Restaurou a prerrogativa do Congresso Nacional de iniciativa de proposição de lei em matéria orçamentária ao longo de todo o ciclo orçamentário.
Unificou o processo orçamentário, desde a definição de diretrizes para o exercício financeiro subseqüente no PPA, até a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Eliminou a multiplicidade de peças orçamentárias, unificando-as no Orçamento Fiscal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com o advento das metas fiscais e do maior controle sobre os gastos públicos - tanto para equilibrar como para indicar transparência dos compromissos governamentais com a dívida pública -, a administração pública buscou programar, orçamentária e financeiramente, a execução de suas despesas, atendendo a dispositivos legais que exigem o pronto conhecimento e a correção das discrepâncias entre receita e despesas primárias, bem como o monitoramento do cumprimento das metas de superavit primário, que é o quanto de receita a União, os estados, os municípios e as empresas estatais conseguem economizar, sem considerar os gastos com juros da dívida.
Considerando o texto apresentado acima, julgue os itens 63 a 71, referentes ao processo orçamentário.
O órgão setorial desempenha papel de articulador no processo de elaboração do orçamento, atuando horizontalmente no processo decisório e integrando os produtos gerados no nível setorial.
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