Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No referente ao orçamento público, julgue os itens seguintes.
A natureza impositiva das leis orçamentárias brasileiras constitui importante instrumento de planejamento governamental.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Os gastos de custeio e de manutenção das atividades dos órgãos da administração pública são classificados como
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Na classificação da despesa pública segundo a natureza, no Brasil, um Grupo de Natureza da Despesa agrega os elementos de despesa com a mesma característica quanto ao objeto de gasto. Identifique qual despesa não pertence a esse grupo.
Pessoal e encargos sociais.
Investimentos.
Amortização de empréstimos.
Inversões financeiras.
Juros e encargos da dívida.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
As despesas orçamentárias podem ser classificadas segundo o critério de Grupo de Natureza da Despesa (GND). As categorias do GND são:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto aos planos e orçamentos da União, julgue os próximos itens.
Os créditos especiais e extraordinários, quando tiverem seu ato de autorização promulgado nos últimos quatro meses do exercício financeiro, poderão ser reabertos no limite de seus saldos e incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A despesa orçamentária será efetivada por meio do cumprimento de estágios. Com relação aos estágios da despesa pública, identifique a opção incorreta.
É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.
O empenho global é destinado a atender a despesa de valor não quantificável durante o exercício.
A liquidação é o estágio que consiste na verificação do direito do credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição.
O pagamento representa a fase final do processo de despesa pública e somente poderá ser efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação aos princípios orçamentários, assinale a opção incorreta.
O princípio da anualidade, também conhecido como princípio da periodicidade, informa que o orçamento deve ter vigência limitada a determinado período.
O princípio constitucional da exclusividade determina que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve tratar exclusivamente de matéria orçamentária, excluindo dessa lei qualquer dispositivo estranho à estimativa de receitas ou à fixação das despesas. No entanto, a própria lei especifica exceções a esse princípio quando autoriza abertura de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita.
Como o orçamento é uma peça de leitura simples e de baixo nível de complexidade técnica, é fácil executar o princípio da clareza, com a utilização de linguagem simples, o que torna o orçamento acessível a qualquer cidadão com nível de instrução mediano.
O princípio constitucional da não-afetação veda a vinculação de impostos a órgão, fundo ou despesa. Contudo, esse princípio apresenta diversas exceções, como quando autoriza a vinculação de recursos para a saúde e o ensino, para prestação de garantia à União, para pagamento de débitos com a União e para garantia de antecipação de receita.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Um dos itens relacionados como receita de valores mobiliários na administração da receita da União são os:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para responder às questões 74 e 75, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:
Sobre Créditos Adicionais, é correto afirmar:
( ) São autorizações de despesas computadas ou suficientemente dotadas na Lei do orçamento.
( ) Classificam-se em suplementares, especiais e extraordinários.
( ) São abertos, todos eles, por Decreto do Executivo.
( ) Sendo classificados como especiais e extraordinários, quando autorizados por ato promulgado dentro dos primeiros oito meses do exercício financeiro, têm vigência até o final do exercício financeiro em que foram autorizados, mas, se forem autorizados por ato promulgado nos últimos quatro exercícios, ou seja, entre setembro e dezembro, terão seus saldos transferidos para o exercício financeiro subseqüente.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Um dos itens relacionados como receitas imobiliárias na discriminação da Receita da União são os/as:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...