Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 2009

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A gestão do Plano Plurianual 2008-2011 observará os princípios de eficiência, eficácia e efetividade. Com relação aos programas do PPA, não é correto afirmar que sua gestão compreenderá:

  • A. a implementação.
  • B. a revisão.
  • C. a avaliação.
  • D. o monitoramento.
  • E. a revisão de programas destinados exclusivamente a operações especiais.

Assinale a opção verdadeira a respeito das principais características do orçamento de desempenho.

  • A. Processo orçamentário em que os volumes de recursos são defi nidos em razão das metas a serem atingidas.
  • B. Refere-se ao orçamento em que o maior volume dos gastos está relacionado com a produção de infraestrutura de prestação de serviços públicos.
  • C. Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar o orçamento sob duas perspectivas, quais sejam: o objeto de gasto e um programa de trabalho.
  • D. Processo orçamentário em que ocorre a análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.
  • E. Processo orçamentário em que a prioridade dos gastos é defi nida em razão do critério populacional.

A respeito da programação qualitativa do orçamento, é correto afirmar:

  • A. caracteriza-se pela classifi cação do orçamento, segundo a natureza econômica da despesa (corrente e capital).
  • B. decorre do agrupamento dos recursos em unidades orçamentárias.
  • C. é representada pela divisão do orçamento em fiscal e de seguridade social.
  • D. é caracterizada pela quantificação dos recursos dos programas e das naturezas da despesa.
  • E. é definida pelo Programa de Trabalho e composta por esfera, classificação institucional, classificação funcional e estrutura programática.

Assinale a opção que indica uma afirmação verdadeira a respeito da conceituação e classificação da receita orçamentária.

  • A. As receitas orçamentárias são ingressos de recursos que transitam pelo patrimônio do poder público, podendo ser classificadas como efetivas e não-efetivas.
  • B. As receitas orçamentárias decorrem de recursos transferidos pela sociedade ao Estado e são classificadas como permanentes e temporárias.
  • C. Todos os ingressos de recursos, financeiros e não-financeiros, são classificados como receita orçamentária, porque transitam pelo patrimônio público.
  • D. As receitas orçamentárias restringem-se aos ingressos que não geram contrapartida no passivo do ente público.
  • E. Recursos financeiros de qualquer origem são registrados como receitas orçamentárias para que possam ser utilizados pelos entes públicos.

Assinale a opção em que a despesa realizada não pode ser classificada como despesa corrente, segundo dispõe as normas de classificação da despesa no âmbito federal.

  • A. Amortização do principal da dívida pública.
  • B. Aquisição de material de consumo mediante suprimento de fundos.
  • C. Pagamento da remuneração a servidores.
  • D. Aquisição de gêneros alimentícios para estoque regulador.
  • E. Pagamento de serviços de manutenção predial.

Assinale a opção falsa a respeito do ciclo orçamentário no Brasil.

  • A. É um processo integrado de planejamento das ações e compreende a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, bem como a execução e avaliação desses instrumentos.
  • B. É o processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual, que se inicia no envio da proposta de orçamento ao Congresso Nacional e se encerra na sanção da lei.
  • C. Na elaboração dos instrumentos que compõem o ciclo orçamentário, o Congresso Nacional tem competência para realizar modificações nas propostas a ele encaminhadas.
  • D. É um processo contínuo, dinâmico e flexível para a elaboração, aprovação, execução, controle e avaliação dos programas do setor público.
  • E. A Comissão Mista de Orçamento tem papel importante nas etapas de elaboração e fiscalização.

A respeito da estruturação do orçamento no Brasil, é correto afirmar, exceto:

  • A. a classificação por função e subfunção demonstra em que área de governo a despesa está sendo realizada.
  • B. a estratégia de realização da despesa é definida pela modalidade de aplicação.
  • C. o insumo que se pretende utilizar ou adquirir é definido pela classificação econômica da despesa.
  • D. a classificação institucional é definida em dois níveis hierárquicos, a saber: órgão e unidade orçamentária.
  • E. o efeito econômico da realização da despesa é definido pelo grupo de natureza da despesa.

Assinale a opção correspondente a fonte para abertura de crédito adicional.

  • A. Produto de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária.
  • B. Saldo positivo proveniente da diferença entre a despesa realizada e a fixada no balanço orçamentário do exercício anterior.
  • C. Recurso que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de LOA, ficou sem despesas correspondentes.
  • D. Superavit financeiro, apurado bimestralmente, no balanço patrimonial do exercício financeiro.
  • E. Excesso de arrecadação constituído pelo saldo positivo das diferenças entre os ingressos e dispêndios do balanço financeiro.

As ações orçamentárias que contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações do governo não incluem

  • A. programa de serviços ao Estado.
  • B. atividade.
  • C. programa de gestão de políticas públicas.
  • D. projeto.
  • E. operação especial.

A LOA, que tem por objetivo a concretização das diretrizes, objetivos e metas estabelecidas no plano plurianual (PPA),

  • A. deve conter, em anexo, o demonstrativo da compatibilidade da programação do orçamento com as metas do PPA.
  • B. poderá consignar crédito com finalidade imprecisa, desde que destinado a créditos adicionais.
  • C. deverá conter a forma de utilização e o montante da reserva de contingência.
  • D. poderá conter a autorização para a abertura de créditos suplementares, como exceção ao princípio orçamentário da exclusividade.
  • E. deve conter, com relação ao orçamento de investimento das empresas, a estimativa da receita e a fixação das despesas das empresas públicas e sociedades de economia mista.
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