Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estrutura do Código Orçamentário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A conformidade contábil do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é definida como a conformidade utilizada
na confirmação da existência de documentação hábil, para comprovar as transações orçamentárias, financeiras e patrimoniais contabilizadas.
para fins de conhecimento da relação dos documentos emitidos no dia, a ser efetuada pelas próprias unidades gestoras.
na confirmação mensal dos demonstrativos gerados a partir dos documentos emitidos diariamente.
pelos titulares de unidades gestoras ou por operadores por eles indicados, com a finalidade da confirmação mensal de todos os operadores autorizados.
sobre os índices contábeis, para verificar sua compatibilidade com os lançamentos efetuados no mês.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, uma vez apresentados ao Congresso Nacional, serão apreciados na forma do regimento comum. Acerca das alterações que podem ser feitas nesses projetos de lei, assinale a opção correta.
As emendas devem indicar os recursos necessários à sua aprovação, admitidos os recursos provenientes de anulação de despesas ou criação de novas receitas.
A compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias é suficiente para determinada emenda ser considerada passível de aprovação.
Para a aprovação de emendas, é vedada a anulação de despesas que incidam sobre transferências de convênios já em andamento.
Não há restrição para a aprovação de emendas relacionadas com a correção de erros ou omissões ou com os dispositivos do texto dos projetos de lei.
As emendas serão apresentadas no plenário das duas casas do Congresso Nacional e apreciadas, na forma regimental, pela Comissão Mista de Orçamento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em determinado ano, o Poder Executivo abriu crédito adicional, no mês de novembro, com a indicação de recursos exigida pela legislação nesse caso. Os recursos desse crédito adicional não foram integralmente utilizados até o final do exercício, sendo esse crédito reaberto no limite de seu saldo no exercício seguinte.
Nesse caso, a denominação correta para esse crédito adicional é crédito
extraordinário.
orçamentário.
suplementar.
especial.
financeiro.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca dos diferentes estágios da receita pública, assinale a opção correta.
O lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da receita, calcula o montante devido e identifica o sujeito passivo, mas não constitui o crédito tributário.
É vedado o lançamento feito exclusivamente por meio de informações prestadas pelo próprio contribuinte da obrigação, ainda que posteriormente seja homologado por autoridade administrativa.
O superávit financeiro deve ser incluído no cômputo das receitas efetivamente arrecadadas, em razão do princípio de equilíbrio da execução de receitas e despesas públicas.
O recolhimento é constituído pelos pagamentos realizados diretamente pelos contribuintes às repartições fiscais ou à rede bancária credenciada para receber receitas públicas.
As previsões de receitas devem ser obrigatoriamente acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos e da projeção para os dois anos seguintes àquele a que se referirem.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Certa empresa ocupou um imóvel de propriedade de um órgão público federal mediante termo de cessão que determinava o pagamento mensal de uma taxa de ocupação. A referida taxa, no entanto, não foi paga por mais de seis meses e foram esgotados todos os meios de cobrança amigável do crédito correspondente à taxa de ocupação.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Uma vez inscrito na dívida ativa, o crédito é considerado líquido, certo e exigível.
A inscrição na dívida ativa não tem consequências patrimoniais, até que o crédito seja pago.
As multas ou juros de mora referentes ao crédito devem ser cobrados em procedimento separado.
Compete somente à Procuradoria da Fazenda Pública a inscrição do crédito na dívida ativa da União.
O crédito deve ser inscrito na dívida ativa tributária.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação à categoria econômica, as despesas públicas classificam-se em despesas correntes e despesas de capital, as quais se dividem em vários grupos de natureza de despesa. É correto utilizar o grupo denominado inversões financeiras nas dotações
para aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.
destinadas ao investimento de outras pessoas jurídicas de direito público.
destinadas à manutenção de serviços anteriormente criados.
para despesas às quais não corresponda contraprestação direta de bens ou serviços.
destinadas à aquisição de imóveis ou de bens de capital já em utilização.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Um ministério assinou contrato com instituição privada no exterior para fornecimento de certo bem, mas até o final do exercício financeiro, o referido bem não foi fornecido.
Nesse caso,
os restos a pagar decorrentes dessa despesa serão anulados em trinta de junho do exercício seguinte.
o empenho realizado na ocasião da assinatura do contrato terá que ser cancelado.
a despesa deve ser inscrita em restos a pagar processados.
a inscrição em restos a pagar será automática no encerramento do exercício financeiro.
a despesa poderá ser paga, ainda que os restos a pagar sejam cancelados.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando que X2 representa o ano subsequente ao ano X1, assinale a opção correspondente a despesa que pode ser corretamente contabilizada como despesas de exercícios anteriores ao exercício do ano X2.
salário-família de filho de servidor nascido em X1, com o requerimento do benefício apresentado em X2
diferença de remuneração referente aos meses de X2 paga a servidor que foi promovido no exercício de X1
suprimento de fundos realizado em X1, mas com devolução de saldo não utilizado e prestação de contas efetuada em X2
parcela de um contrato assinado em X1, referente ao ano X2, para realização de obra em vários exercícios
compra de equipamento cujo empenho realizado em X1 foi considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício e sem implemento de condição
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correspondente a exemplo de dívida fundada.
dívida de natureza extraorçamentária, realizada para atender a insuficiência de caixa
empréstimo com carência de dezoito meses, para financiamento de obras públicas
restos a pagar sobre determinado equipamento hospitalar adquirido
juros correspondentes ao refinanciamento de parcelas da dívida fundada
caução apresentada em licitação pública em decorrência de disposição de edital
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da concessão de suprimentos de fundos nos órgãos públicos, assinale a opção correta.
O suprimento de fundos pode ser concedido para pagamento de prestações de empréstimo no exterior, quando o servidor estiver em viagem.
A despesa realizada com suprimento de fundos só será contabilizada quando a prestação de contas for apresentada nos termos regulamentares.
As despesas com suprimento de fundos serão efetivadas por meio do cartão de pagamento do governo federal.
Em nenhuma hipótese será concedido suprimento de fundos a servidor que tenha a seu cargo a guarda ou a utilização do material a adquirir.
A abertura de conta bancária destinada à movimentação de suprimentos de fundos depende de autorização do ministro de Estado competente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...