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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Gastos de natureza operacional, realizados pela administração pública, para a manutenção e o funcionamento dos seus órgãos são denominados despesas
correntes.
de capital.
de custeio.
de transferências correntes.
de subvenções.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
É INCORRETO o que se afirma em:
O projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma compatível com o Plano Plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
A lei de diretrizes orçamentárias disporá sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
A lei orçamentária poderá consignar dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no Plano Plurianual.
O Plano Plurianual, a lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento anual são instrumentos relativos ao processo orçamentário.
Corresponde à atividade exercida pelo Controle da Execução Orçamentária:
Tem como único objetivo verificar o cumprimento da Lei do Orçamento, pelo Poder Legislativo, conforme disposto na Lei no 4.320/64.
A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária de forma prévia, concomitante e subseqüente.
Permitir ao Ministério Público exigir a limitação de empenho quando, verificado que, ao final de um semestre, a realização da receita poderá não cumprir as metas de resultado primário estabelecidos no Anexo de Metas Fiscais.
Determinar que o montante previsto para as receitas de operações de crédito poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.
Especificar quais as despesas destinadas ao pagamento do serviço da dívida que podem ser objeto de limitação.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
De conformidade com o estabelecido pela Lei no 4.320/64, é correto afirmar que:
O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
A despesa anulada no exercício reverte-se à dotação. A despesa anulada no exercício seguinte será considerada despesa extra-orçamentária do ano em que se efetivar.
Em hipótese alguma será dispensada a emissão da Nota de Empenho.
A dívida flutuante compreende apenas os serviços da dívida a pagar, depósitos e restos a pagar, excluídos os serviços da dívida.
O empenho da despesa pode exceder o limite de crédito concedido.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Tratando-se de despesa pública, na Lei de Orçamento a discriminação da despesa orçamentária será feita,no mínimo, por elementos.
Entende-se por elementos:
a despesa paga à margem da Lei Orçamentária, independente de autorização legislativa.
ao desdobramento da despesa com pessoal, mate rial, serviços, obras e outros meios de que se serve a administração pública para a consecução dos seus fins .
o agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias.
a despesa cuja realização depende de autorização legislativa mas pode ser realizada sem crédito orçamentário.
a despesa cuja realização não depende de autorização legislativa e pode ser realizada sem crédito orçamentário.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
NÃO corresponde ao planejamento orçamentário:
a Lei Orçamentária Anual não consignar dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual.
a Lei das Diretrizes Orçamentárias direcionar a elaboração dos orçamentos anuais, de acordo com as metas, objetivos da Administração Pública estabelecidos no Plano Plurianual.
a Lei de Diretrizes Orçamentárias conter o Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas.
o Plano Plurianual estabelecer ações do Governo para atingir objetivos e metas da Administração Pública no período de 5 anos.
no Anexo de Metas Fiscais do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelecer metas anuais, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública.
Na Lei Orçamentária Anual poderão constar
operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital, desde que haja prévia autorização legislativa.
créditos com dotação ilimitada ou com finalidade imprecisa.
dotações para investimentos de longo prazo que não estejam previstos no Plano Plurianual.
transferências de recursos para pagamento de despesas de pessoal de outro ente público.
instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
A política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento é estabelecida na Lei
orçamentária anual (LOA).
de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 100/2000).
de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
específica aprovada pela maioria absoluta do Congresso Nacional.
que aprovar o Plano Plurianual de Investimentos.
O sistema onde é estruturada e organizada a proposta orçamentária anual e o acompanhamento, realizado exclusivamente por usuários autorizados, da execução orçamentária em terminais de vídeo com acesso pela Internet é o
SISBACEN.
STN.
SIAFI.
SIDOR.
SELIC.
Integram a dívida flutuante do ente público
os restos a pagar não processados dentro do exercício financeiro.
os depósitos recebidos do setor privado a título de cauções e garantias.
as exigibilidades do setor público com prazo de vencimento superior a 12 (doze) meses.
os tributos e contribuições não recolhidos dentro do prazo de vencimento.
os compromissos que dependem de autorização orçamentária de prazo inferior a 12 (doze) meses.
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