Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Gastos de natureza operacional, realizados pela administração pública, para a manutenção e o funcionamento dos seus órgãos são denominados despesas

  • A.

    correntes.

  • B.

    de capital.

  • C.

    de custeio.

  • D.

    de transferências correntes.

  • E.

    de subvenções.

É INCORRETO o que se afirma em:

  • a.

    O projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma compatível com o Plano Plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • b.

    A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

  • c.

    A lei de diretrizes orçamentárias disporá sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

  • d.

    A lei orçamentária poderá consignar dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no Plano Plurianual.

  • e.

    O Plano Plurianual, a lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento anual são instrumentos relativos ao processo orçamentário.

Corresponde à atividade exercida pelo Controle da Execução Orçamentária:

  • a.

    Tem como único objetivo verificar o cumprimento da Lei do Orçamento, pelo Poder Legislativo, conforme disposto na Lei no 4.320/64.

  • b.

    A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária de forma prévia, concomitante e subseqüente.

  • c.

    Permitir ao Ministério Público exigir a limitação de empenho quando, verificado que, ao final de um semestre, a realização da receita poderá não cumprir as metas de resultado primário estabelecidos no Anexo de Metas Fiscais.

  • d.

    Determinar que o montante previsto para as receitas de operações de crédito poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.

  • e.

    Especificar quais as despesas destinadas ao pagamento do serviço da dívida que podem ser objeto de limitação.

De conformidade com o estabelecido pela Lei no 4.320/64, é correto afirmar que:

  • a.

    O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

  • b.

    A despesa anulada no exercício reverte-se à dotação. A despesa anulada no exercício seguinte será considerada despesa extra-orçamentária do ano em que se efetivar.

  • c.

    Em hipótese alguma será dispensada a emissão da Nota de Empenho.

  • d.

    A dívida flutuante compreende apenas os serviços da dívida a pagar, depósitos e restos a pagar, excluídos os serviços da dívida.

  • e.

    O empenho da despesa pode exceder o limite de crédito concedido.

Tratando-se de despesa pública, na Lei de Orçamento a discriminação da despesa orçamentária será feita,no mínimo, por elementos.

Entende-se por elementos:

  • A.

    a despesa paga à margem da Lei Orçamentária, independente de autorização legislativa.

  • B.

    ao desdobramento da despesa com pessoal, mate rial, serviços, obras e outros meios de que se serve a administração pública para a consecução dos seus fins .

  • C.

    o agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias.

  • D.

    a despesa cuja realização depende de autorização legislativa mas pode ser realizada sem crédito orçamentário.

  • E.

    a despesa cuja realização não depende de autorização legislativa e pode ser realizada sem crédito orçamentário.

NÃO corresponde ao planejamento orçamentário:

  • a.

    a Lei Orçamentária Anual não consignar dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual.

  • b.

    a Lei das Diretrizes Orçamentárias direcionar a elaboração dos orçamentos anuais, de acordo com as metas, objetivos da Administração Pública estabelecidos no Plano Plurianual.

  • c.

    a Lei de Diretrizes Orçamentárias conter o Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas.

  • d.

    o Plano Plurianual estabelecer ações do Governo para atingir objetivos e metas da Administração Pública no período de 5 anos.

  • e.

    no Anexo de Metas Fiscais do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelecer metas anuais, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública.

Na Lei Orçamentária Anual poderão constar

  • A.

    operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital, desde que haja prévia autorização legislativa.

  • B.

    créditos com dotação ilimitada ou com finalidade imprecisa.

  • C.

    dotações para investimentos de longo prazo que não estejam previstos no Plano Plurianual.

  • D.

    transferências de recursos para pagamento de despesas de pessoal de outro ente público.

  • E.

    instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.

A política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento é estabelecida na Lei

  • A.

    orçamentária anual (LOA).

  • B.

    de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 100/2000).

  • C.

    de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

  • D.

    específica aprovada pela maioria absoluta do Congresso Nacional.

  • E.

    que aprovar o Plano Plurianual de Investimentos.

O sistema onde é estruturada e organizada a proposta orçamentária anual e o acompanhamento, realizado exclusivamente por usuários autorizados, da execução orçamentária em terminais de vídeo com acesso pela Internet é o

  • A.

    SISBACEN.

  • B.

    STN.

  • C.

    SIAFI.

  • D.

    SIDOR.

  • E.

    SELIC.

Integram a dívida flutuante do ente público

  • A.

    os restos a pagar não processados dentro do exercício financeiro.

  • B.

    os depósitos recebidos do setor privado a título de cauções e garantias.

  • C.

    as exigibilidades do setor público com prazo de vencimento superior a 12 (doze) meses.

  • D.

    os tributos e contribuições não recolhidos dentro do prazo de vencimento.

  • E.

    os compromissos que dependem de autorização orçamentária de prazo inferior a 12 (doze) meses.

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