Questões de Administração Geral

Lista completa de Questões de Administração Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à Cultura Organizacional, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.

    A) Cultura organizacional inspira as filosofias gerenciais e as práticas administrativas e estas moldam o clima organizacional;

    B) Significa a forma como os membros de uma organização trabalham ao longo dos anos de forma inconversível;

    C) São os padrões de referência criados por um dado grupo que influenciam o modo de perceber, pensar e sentir dos membros deste grupo;

    D)

    Um conjunto de pressupostos básicos eficazes, inventados, descobertos ou elaborados por um grupo que resultam do aprendizado ao lidar com problemas de adaptação externa e/ou de integração interna;



    E) Um conjunto de representações imaginárias sociais ..., construídas e reconstruídas nas relações cotidianas dentro da organização, que são expressas em termos de valores, normas, significados e interpretações, visando a um sentido de direção e unidade, e colocando a organização como fonte de identidade e de reconhecimento para os seus membros.

. Planejamento, Liderança, Controle e Organização são etapas do processo da administração utilizados quando se deseja atingir determinada meta. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA das etapas a ser seguida durante o processo.

    A) Organização – Planejamento – Liderança – Controle

    B) Planejamento – Liderança – Organização – Controle

    C) Planejamento – Organização – Liderança – Controle.

    D) Organização – Liderança – Planejamento – Controle.

    E) Organização – Planejamento – Controle – Liderança.

O ___________ visa decidir sobre as tarefas e a utilização dos recursos necessários para atingir o resultado esperado.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE o enunciado.

    A) Objetivo

    B) Controle

    C) Planejamento

    D) Organização

    E) Execução

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os gráficos de controle servem para examinar se o processo está ou não sob controle, usando métodos estatísticos para observar as mudanças dentro do processo, baseado em dados de amostragem. Esses gráficos dão a informação de como o processo se comporta num determinado tempo, isto é, se ele está dentro dos limites préestabelecidos, assinalando a necessidade de procurar a causa da variação.

II. No contexto do gerenciamento da qualidade, o fluxograma é uma das ferramentas mais eficientes para identificar problemas, melhorar a visualização das não conformidades, confirmar os resultados de ações de melhoria, comparar o antes e depois do problema e identificar itens que são responsáveis pelos impactos na qualidade a partir de dados estatísticos precisos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. As atividades de gestão estratégica compreendem, além do planejamento estratégico, a implementação, o monitoramento e a avaliação da estratégia para aprimorar o alcance da missão, o cumprimento das metas e a aprendizagem organizacional. A gestão estratégica usa os resultados das atividades de planejamento e orçamento como insumos para definir os produtos e serviços, melhorar os processos internos, aperfeiçoar as estruturas, desenvolver as competências e alocar os recursos necessários para alcançar os objetivos estratégicos da entidade.

II. A avaliação da cultura depende de pesquisas bem desenhadas, que devem distinguir claramente os valores básicos compartilhados pelos funcionários e suas percepções do sistema existente (clima). Os principais instrumentos utilizados para a avaliação da cultura organizacional são as matrizes de probabilidade e impacto, os gráficos de tornado e as análises patrimoniais.

III. No Balanced Scorecard, a perspectiva dos processos internos analisa o trabalho desenvolvido pelos servidores para criar e entregar a proposta de valor aos usuários dos serviços. Monitorar continuamente esses processos é uma forma de dificultar o alcance dos resultados da organização e distanciar-se dos objetivos determinados. A identificação e o diagnóstico desses processos, por outro lado, são fundamentais para definir as competências-chave das pessoas e determinar as necessidades de tecnologia, de informação e de recursos para executar as atividades da organização.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências de um fenômeno, da maior para a menor, possibilitando a ordenação prévia dos problemas, causas de problemas ou consequências a serem analisados. Esse diagrama indica, ainda, a curva de percentagens acumuladas do fenômeno analisado. Assim, pode-se afirmar que a maior utilidade desse diagrama é permitir uma fácil visualização e o reconhecimento das causas ou problemas mais relevantes em um processo ou projeto analisado, possibilitando a centralização de esforços sobre eles.

II. O fluxograma é um tipo de diagrama que pode ser interpretado através de uma representação gráfica de um processo, normalmente feita com gráficos que ilustram de forma simples a transição de informações ou insumos entre os elementos que o compõe.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O diagrama causa-e-efeito é uma representação gráfica que permite visualizar facilmente a cadeia de causas e efeitos de um problema que está sendo analisado. Esse diagrama mostra a relação entre as características da qualidade e os seus fatores. Ele também representa a relação entre o efeito de todas as possibilidades de causas que contribuem para esse efeito. Para cada um dos efeitos analisados no diagrama, existem inúmeras causas dentro das categorias como as 6 M’S: método, mão-de-obra, matéria-prima, máquinas, mensuração e meio ambiente.

II. Os fluxogramas (ou gráficos de processos) são usados para o registo de dados, que é um formulário de papel no qual os itens a serem verificados já estão impressos, de modo que os dados possam ser coletados de forma fácil e precisa. Tendo como fim organizar os dados a serem verificados, os fluxogramas permitem ao servidor ter uma rápida noção da veracidade de um item inspecionado, ajudando a diminuir os erros.

Marque a alternativa CORRETA

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A folha de verificação tem como objetivo facilitar o acesso aos dados e organizá-los, permitindo um rápido conhecimento para a veracidade, e que a posteriori esses dados sejam usados mais facilmente. As folhas de verificação são tabelas ou planilhas que facilitam a análise de dados, evitando comprometer a análise deles, permitindo, assim, o acesso a uma imediata informação da situação e ajudando a diminuir os erros em um processo ou projeto.

II. O diagrama de causa e efeito (ou gráfico de espinha de peixe) é um gráfico formado por retângulos unidos em que a base equivale ao intervalo de classes a serem analisadas e a sua altura corresponde à frequência de ocorrência desses eventos. A construção do diagrama de causa e efeito tem caráter prévio em qualquer estudo, sendo um importante indicador da distribuição de dados. No gerenciamento da qualidade, esta ferramenta é utilizada para analisar a relação entre os problemas e as suas causas, indicando os limites de controle aceitáveis.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os mapas mentais são constituídos por três linhas paralelas em que cada uma delas representa um limite de controle para o gerenciamento da qualidade. A linha central representa o valor médio característico da qualidade; a linha superior representa o limite superior de controle; e a linha inferior representa o limite inferior de controle.

II. Através de uma lista de possíveis causas de problemas, um diagrama de dispersão permite identificar as mais prováveis e selecioná-las para uma análise mais completa. Esse diagrama contribui para o exame de cada causa de um problema ou de um aspecto que afeta a qualidade, permitindo, com a ajuda do grupo e mediante a análise da disposição visual das causas agrupadas por categorias, identificar e solucionar falhas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A análise do ambiente fornece um diagnóstico situacional indispensável para formular o plano estratégico, ao considerar os fatores internos e externos que impactam no funcionamento da organização e o alcance de sua missão institucional. Dependendo do método utilizado, a análise ambiental permite que diferentes partes interessadas, inclusive externas à organização, participem do processo de planejamento estratégico.

II. A gestão estratégica é um processo contínuo, que integra o planejamento estratégico à implementação, ao monitoramento e à avaliação da estratégia para transcurar o cumprimento das diretrizes organizacionais. A gestão estratégica é, portanto, um elemento importante da governança organizacional, pois serve para definir regras, criar estruturas e dirigir as organizações, interagindo diretamente com outros subsistemas, como a gestão de desempenho e a gestão de projetos.

III. O controle interno da gestão é um conjunto de diretrizes, regras, procedimentos, protocolos e rotinas informatizadas que ajudam a alcançar os objetivos estratégicos e a executar as operações de forma ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz. O controle interno mantém uma preocupação constante com o cumprimento de leis, de regulamentos e de obrigações de accountability pela entidade a fim de manter a transparência e evitar danos, perdas e o mau uso de recursos públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...