Questões de Administração Geral

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Analise as afirmativas a seguir:

I. Como função da governança, a gestão estratégica incorpora a gestão de riscos para identificar, avaliar e gerenciar as metas, os prazos e as necessidades internas e operacionais da entidade. Na perspectiva estratégica, o gerenciamento de riscos também é responsável por processos como a elaboração de cronogramas, de orçamentos e a avaliação da equipe.

II. A cadeia de valor é uma ferramenta de diagnóstico e gestão que permite representar uma organização como um conjunto de subsistemas (atividades), com entradas (insumos), processos de transformação e saídas (produtos). A forma como as atividades da cadeia de valor é organizada e executada determina os custos e afeta os resultados da organização. A decomposição da cadeia de valor em atividades permite analisar suas forças e fraquezas, fontes de custo, indicadores e o potencial de melhoria dos macroprocessos da instituição. Permite também identificar sobreposições, lacunas e deficiências nas atividades da organização, criando oportunidades para integrar, coordenar e melhorar processos e sistemas.

III. O planejamento estratégico é um processo de análise, de criação de alternativas e de tomada de decisão sobre o que é a organização, o que ela faz, e por que ela o faz. Além de alocar recursos, essas decisões servem para alinhar propósitos, programas, projetos, pessoas, estruturas e suporte político em prol de objetivos definidos. O produto do planejamento estratégico é um plano, que documenta os desafios, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e as ações necessárias para alcançar uma situação futura desejada pela instituição.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O atendimento personalizado inclui chamar sempre o cidadão pelo nome, procurar entender as suas necessidades, avaliar a dimensão da demanda e protelar a resolução do seu problema. Dessa forma, o servidor está trabalhando em prol da eficiência no serviço público.

    B) O entendimento da demanda dos usuários dos serviços ajuda a entidade a fazer um planejamento eficiente. Afinal, de nada adianta oferecer um atendimento de qualidade, quando há uma longa lista de reclamações a serem atendidas. Por isso, o servidor deve encontrar o melhor caminho para solucionar problemas com agilidade.

    C) Demonstrar interesse nas necessidades e problemas do usuário dos serviços, dar sinais de que está atento, demonstrar uma negligência evidente sobre a realização do próprio trabalho e indicar para o cidadão quais providências serão tomadas são formas de tornar o atendimento ao público mais eficiente.

    D) O bom atendimento compreende adotar atitudes como saudar o usuário dos serviços (utilizando expressões como bom dia, boa tarde ou boa noite), protelar a resolução de um problema e identificar quais as queixas recorrentes dos cidadãos sobre os serviços da entidade.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O atendimento personalizado inclui chamar sempre o cidadão pelo nome, procurar entender as suas necessidades, avaliar a dimensão da demanda e protelar a resolução do seu problema. Dessa forma, o servidor está trabalhando em prol da eficiência no serviço público.

    B) O entendimento da demanda dos usuários dos serviços ajuda a entidade a fazer um planejamento eficiente. Afinal, de nada adianta oferecer um atendimento de qualidade, quando há uma longa lista de reclamações a serem atendidas. Por isso, o servidor deve encontrar o melhor caminho para solucionar problemas com agilidade.

    C) Demonstrar interesse nas necessidades e problemas do usuário dos serviços, dar sinais de que está atento, demonstrar uma negligência evidente sobre a realização do próprio trabalho e indicar para o cidadão quais providências serão tomadas são formas de tornar o atendimento ao público mais eficiente.

    D) O bom atendimento compreende adotar atitudes como saudar o usuário dos serviços (utilizando expressões como bom dia, boa tarde ou boa noite), protelar a resolução de um problema e identificar quais as queixas recorrentes dos cidadãos sobre os serviços da entidade.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No gerenciamento da qualidade, a matriz GUT é a ferramenta que permite documentar um processo para análises futuras, adequá-lo às normas e às certificações e esclarecer sobre o seu funcionamento para pessoas recémadmitidas na organização. Frequentemente, a matriz GUT é chamada de mapa de processos, pois permite uma visão global do trabalho a ser desenvolvido numa organização.

II. Na perspectiva do gerenciamento da qualidade, é correto afirmar que a ferramenta Gráfico de Controle apenas pode ser usada para desenhar processos, identificando as entradas e saídas de cada sequência de atividades da organização.

III. O uso do fluxograma possibilita preparar o aperfeiçoamento de processos organizacionais, pois é necessário conhecer os processos e atividades para melhorá-los. Permite, também, identificar as atividades críticas para o processo, conhecer a sequência e o encadeamento das atividades dando uma visão do fluxo do processo, entre outras possibilidades.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O fluxograma é uma ilustração hierarquizada de todas as etapas de um processo. Nele, são utilizados símbolos pouco compreensíveis para conotar os diferentes tipos de operações em um processo.

II. O brainstormig é uma técnica de desenvolvimento de um gráfico representativo da variação de resultados de um processo e do risco de uma meta ser, ou não, atingida.

III. O benchmarking é caracterizado como um processo conduzido por uma organização para a redução do tempo médio de espera para a reposição de um material no almoxarifado.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Devidamente aplicadas, as ferramentas da qualidade reduzem a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais.

II. A utilização de estatística no gerenciamento da qualidade tem por objetivo elevar as variações e, portanto, o erro, em processos e projetos.

III. O gerenciamento da qualidade envolve exclusivamente processos de planejamento, sendo dispensáveis os processos de controle, testes, garantia da qualidade, validação de requisitos, entre outros.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Ishikawa (ou Espinha-de-Peixe) tem como finalidade ocultar e indeterminar as causas possíveis de um problema específico.

II. No contexto do gerenciamento da qualidade, ferramentas como fluxogramas e listas de verificação devem ser usadas para elevar a variabilidade de processos de trabalho, reduzindo assim a padronização dos resultados.

III. A folha de verificação é um diagrama bifurcado onde são inseridos os dados relacionados às causas de um problema ou ao progresso de um processo.Ela também é conhecida como mapa do processo.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Teoria da Burocracia
Por João M. Barreto (adaptado).

Raciocinando que toda organização é orientada por objetivos e abrange muitos indivíduos, o que exige uma regulamentação cuidadosa para controle de suas atividades, Max Weber (1864 – 1920), sociólogo alemão, advogado e historiador, desenvolveu a Teoria da Administração Burocrática que enfatiza a necessidade de uma hierarquia estritamente definida e governada por regulamentos e linhas de autoridade claramente estabelecidas. 
Max Weber entendia que o modelo ideal para a Administração era a abordagem burocrática. Para ele, a burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos (CHIAVENATO, 2006).
 Para Weber, as burocracias são particularmente importantes porque permitem que grandes organizações desempenhem, de maneira uniforme, suas muitas atividades rotineiras necessárias à sobrevivência. Além disso, se as regras e os controles forem estabelecidos adequadamente, não haverá viés burocrático no tratamento das pessoas, sejam funcionários, sejam usuários. A ideia era a de que uma burocracia fosse eficiente e produtiva. No setor público, por exemplo, o modelo burocrático encontrou um terreno fértil, por isso, até hoje, é o modelo preponderante.
O entendimento de Max Weber sobre uma burocracia é que a organização apresente as seguintes características:
a) Caráter legal das normas: as normas são estabelecidas por parte dos atores sociais ocupantes dos cargos diretivos, visando a estabelecer padrões e a imprimir disciplina;
b) Caráter formal das comunicações: é típico das organizações burocráticas usar comunicações escritas. Regras, decisões e ações são formuladas e registradas por escrito para fornecer comprovação e documentação adequadas;
c) Divisão do trabalho: é importante para que cada um conheça os limites da sua função, de seus direitos e deveres, evitando, também, esforços duplicados;
d) Impessoalidade no relacionamento: as relações estabelecidas dentro e fora do ambiente de trabalho decorrem do cargo ocupado pelo indivíduo;
e) Hierarquização da autoridade: cada cargo é supervisionado pelo cargo hierarquicamente superior;
f) Rotinas e procedimentos padronizados: a padronização das atividades busca a eficiência máxima;
g) Competência técnica e mérito: este é o critério básico para o reconhecimento, a promoção e o avanço na carreira;
h) Especialização da administração: os membros do corpo administrativo não são os donos do negócio, mas profissionais especializados na sua administração;
i) Profissionalização: a escolha da ocupação de cada cargo é por critérios profissionais;
j) Princípio da publicidade: o direito à informação é essencial. No setor público, diante da necessidade de transparência dos órgãos estatais, isto é fundamental;
k) Previsibilidade do funcionamento: Por conta da padronização das atividades, o comportamento dos integrantes da organização é previsível.

Fonte: http://bit.ly/2LQLxpP.
Leia o texto 'Teoria da Burocracia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O texto sugere que, para Max Weber, a burocracia preza pelo caráter formal das comunicações, sendo típico das organizações burocráticas usar comunicações escritas. Assim, regras, decisões e ações são formuladas e registradas por escrito nessas entidades para fornecer comprovação e documentação adequadas, afirma o texto. II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que, para Max Weber, a burocracia está relacionada à hierarquização da autoridade, pois cada cargo é supervisionado, avaliado e coordenado por seus pares ou subordinados.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Teoria da Burocracia
Por João M. Barreto (adaptado).

Raciocinando que toda organização é orientada por objetivos e abrange muitos indivíduos, o que exige uma regulamentação cuidadosa para controle de suas atividades, Max Weber (1864 – 1920), sociólogo alemão, advogado e historiador, desenvolveu a Teoria da Administração Burocrática que enfatiza a necessidade de uma hierarquia estritamente definida e governada por regulamentos e linhas de autoridade claramente estabelecidas. 
Max Weber entendia que o modelo ideal para a Administração era a abordagem burocrática. Para ele, a burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos (CHIAVENATO, 2006).
 Para Weber, as burocracias são particularmente importantes porque permitem que grandes organizações desempenhem, de maneira uniforme, suas muitas atividades rotineiras necessárias à sobrevivência. Além disso, se as regras e os controles forem estabelecidos adequadamente, não haverá viés burocrático no tratamento das pessoas, sejam funcionários, sejam usuários. A ideia era a de que uma burocracia fosse eficiente e produtiva. No setor público, por exemplo, o modelo burocrático encontrou um terreno fértil, por isso, até hoje, é o modelo preponderante.
O entendimento de Max Weber sobre uma burocracia é que a organização apresente as seguintes características:
a) Caráter legal das normas: as normas são estabelecidas por parte dos atores sociais ocupantes dos cargos diretivos, visando a estabelecer padrões e a imprimir disciplina;
b) Caráter formal das comunicações: é típico das organizações burocráticas usar comunicações escritas. Regras, decisões e ações são formuladas e registradas por escrito para fornecer comprovação e documentação adequadas;
c) Divisão do trabalho: é importante para que cada um conheça os limites da sua função, de seus direitos e deveres, evitando, também, esforços duplicados;
d) Impessoalidade no relacionamento: as relações estabelecidas dentro e fora do ambiente de trabalho decorrem do cargo ocupado pelo indivíduo;
e) Hierarquização da autoridade: cada cargo é supervisionado pelo cargo hierarquicamente superior;
f) Rotinas e procedimentos padronizados: a padronização das atividades busca a eficiência máxima;
g) Competência técnica e mérito: este é o critério básico para o reconhecimento, a promoção e o avanço na carreira;
h) Especialização da administração: os membros do corpo administrativo não são os donos do negócio, mas profissionais especializados na sua administração;
i) Profissionalização: a escolha da ocupação de cada cargo é por critérios profissionais;
j) Princípio da publicidade: o direito à informação é essencial. No setor público, diante da necessidade de transparência dos órgãos estatais, isto é fundamental;
k) Previsibilidade do funcionamento: Por conta da padronização das atividades, o comportamento dos integrantes da organização é previsível.

Fonte: http://bit.ly/2LQLxpP.
Leia o texto 'Teoria da Burocracia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. As informações presentes no texto permitem concluir que a escolha da ocupação de cada cargo por critérios profissionais, técnicos e objetivos é uma característica contrária aos princípios da burocracia, na perspectiva de Max Weber. II. O texto leva o leitor a inferir que o princípio da publicidade representa o direito essencial à informação. No setor público, diante da necessidade de transparência dos órgãos estatais, isto é fundamental e, portanto, é uma característica inerente à burocracia, para Max Weber.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Teoria da Burocracia
Por João M. Barreto (adaptado).

Raciocinando que toda organização é orientada por objetivos e abrange muitos indivíduos, o que exige uma regulamentação cuidadosa para controle de suas atividades, Max Weber (1864 – 1920), sociólogo alemão, advogado e historiador, desenvolveu a Teoria da Administração Burocrática que enfatiza a necessidade de uma hierarquia estritamente definida e governada por regulamentos e linhas de autoridade claramente estabelecidas. 
Max Weber entendia que o modelo ideal para a Administração era a abordagem burocrática. Para ele, a burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos (CHIAVENATO, 2006).
 Para Weber, as burocracias são particularmente importantes porque permitem que grandes organizações desempenhem, de maneira uniforme, suas muitas atividades rotineiras necessárias à sobrevivência. Além disso, se as regras e os controles forem estabelecidos adequadamente, não haverá viés burocrático no tratamento das pessoas, sejam funcionários, sejam usuários. A ideia era a de que uma burocracia fosse eficiente e produtiva. No setor público, por exemplo, o modelo burocrático encontrou um terreno fértil, por isso, até hoje, é o modelo preponderante.
O entendimento de Max Weber sobre uma burocracia é que a organização apresente as seguintes características:
a) Caráter legal das normas: as normas são estabelecidas por parte dos atores sociais ocupantes dos cargos diretivos, visando a estabelecer padrões e a imprimir disciplina;
b) Caráter formal das comunicações: é típico das organizações burocráticas usar comunicações escritas. Regras, decisões e ações são formuladas e registradas por escrito para fornecer comprovação e documentação adequadas;
c) Divisão do trabalho: é importante para que cada um conheça os limites da sua função, de seus direitos e deveres, evitando, também, esforços duplicados;
d) Impessoalidade no relacionamento: as relações estabelecidas dentro e fora do ambiente de trabalho decorrem do cargo ocupado pelo indivíduo;
e) Hierarquização da autoridade: cada cargo é supervisionado pelo cargo hierarquicamente superior;
f) Rotinas e procedimentos padronizados: a padronização das atividades busca a eficiência máxima;
g) Competência técnica e mérito: este é o critério básico para o reconhecimento, a promoção e o avanço na carreira;
h) Especialização da administração: os membros do corpo administrativo não são os donos do negócio, mas profissionais especializados na sua administração;
i) Profissionalização: a escolha da ocupação de cada cargo é por critérios profissionais;
j) Princípio da publicidade: o direito à informação é essencial. No setor público, diante da necessidade de transparência dos órgãos estatais, isto é fundamental;
k) Previsibilidade do funcionamento: Por conta da padronização das atividades, o comportamento dos integrantes da organização é previsível.

Fonte: http://bit.ly/2LQLxpP.
Leia o texto 'Teoria da Burocracia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O texto procura destacar que Max Weber desenvolveu a Teoria da Administração Burocrática a partir do raciocínio de que toda organização é orientada por objetivos e abrange muitos indivíduos, o que exige uma regulamentação cuidadosa para o controle de suas atividades. II. O texto leva o leitor a concluir que a previsibilidade do funcionamento é uma característica inerente à burocracia, para Max Weber, pois a padronização das atividades torna o comportamento dos integrantes da organização previsível.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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