Questões de Administração Geral do ano 2020

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Suponha que determinada entidade pública pretenda introduzir planejamento estratégico como forma de melhor alinhamento entre sua atuação e os objetivos públicos que deve perseguir. Nesse contexto, defrontou-se, inicialmente, com a necessidade de identificar a “visão” da entidade, ou seja,

    A) identificar as forças e fraquezas existentes na organização, a partir de uma análise interna que responda à pergunta: quais são as habilidades necessárias para que a entidade atinja seus objetivos?

    B) definir a razão de ser da entidade, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus colaboradores, respondendo à pergunta básica: para que existimos?

    C) realizar uma avaliação do cenário externo no qual a organização está inserida, respondendo à indagação: quais as oportunidades e ameaças que se apresentam no momento atual e futuro?

    D) responder à pergunta: onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro?; devendo a resposta ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um consenso dos membros da entidade.

    E) conhecer a cultura da organização, respondendo à pergunta: quais são os valores e os ideais individuais e coletivos dos seus integrantes?

Suponha que determinada empresa pretenda lançar uma nova linha de produtos e, para consecução de tal objetivo, esteja cogitando utilizar a conhecida ferramenta 5W2H. Considerando as características e finalidades dessa ferramenta, tal utilização

    A) não se afigura pertinente, eis que se trata de ferramenta comumente utilizada para administração de materiais e gestão de estoques, não apresentando aplicação para outras finalidades.

    B) não faz sentido, pois se trata de ferramenta de controle de qualidade para itens já em produção, com normatização das etapas correspondentes e certificação do processo.

    C) poderá ser útil, desde que tal objetivo se encontre previsto no planejamento estratégico da empresa, eis que tal ferramenta é voltada à mensuração de metas, com a utilização de indicadores de resultado.

    D) auxiliará no planejamento para consecução do objetivo, com a identificação do que será feito; por que será feito; onde, por quem, quando e como será feito, e quanto vai custar.

    E) auxiliará a empresa especificamente no processo de benchmarking, com a identificação de cases de sucesso no setor mercadológico em que pretende se inserir.

No curso da evolução das teorias organizacionais, surgiram, no mesmo momento histórico, a Escola Clássica, fundada nos ensinamentos de Henry Fayol, e, sob o prisma sociológico, a Teoria da Burocracia, desenvolvida por Max Weber. Constituem características de tais escolas, respectivamente,

    A)

    processos de trabalho padronizados (sistema mecanicista); patrimonialismo e clientelismo.



    B) organização como sistema aberto (não departamentalizado); rigidez de normas e estruturas.

    C) princípio da cadeia escalar e unidade de comando; cargos organizados segundo princípio hierárquico.

    D) ênfase nos recursos humanos (conceito de homem-econômico); estruturas pouco verticalizadas, priorizando a função de staff.

    E) ausência de unicidade decisória, privilegiando estruturas autônomas; departamentalização excessiva, com replicação de funções e atividades.

Entre os principais teóricos que contribuiriam para a formação e desenvolvimento dos conceitos de Gestão da Qualidade, destaca-se, como um dos precursores, William Edwards Deming. Entre os preceitos sustentados pelo citado estudioso, insere(m)-se o(s) seguinte(s):
I. necessidade de inspeção em massa para assegurar a qualidade dos produtos. II. importância de desenvolver um único fornecedor para cada item, em relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e na confiança. III. eliminação de slogans, exortações e metas que exijam nível zero de falhas. IV. adoção de administração por processo, por meio do exemplo dos líderes.
Está correto o que se afirma APENAS em

    A) I e II.

    B) II, III e IV.

    C) I e III.

    D) I e IV.

    E) II e IV.

O conceito de Administração por Objetivos (APO), desenvolvido por Peter Drucker, baseado nas práticas de Alfred Sloan, contempla

    A) competição interna à organização, estimulando a disputa entre as suas diversas áreas.

    B) foco nos resultados empíricos, com menor ênfase em ações de planejamento.

    C) metas operacionais fixadas a critério dos dirigentes, vinculantes para os subordinados.

    D) prevalência de indicadores financeiros, com foco na redução de custo da mão de obra.

    E) definição de metas e objetivos de forma conjunta, ou seja, entre líderes e liderados.

Determinada organização que esteja implementando ações para melhoria de seus processos, ao ingressar na etapa de normatização, estará

    A) na fase de monitoramento dos processos, com utilização de indicadores de desempenho que permitem identificar o atingimento das metas de aprimoramento estabelecidas.

    B) iniciando o mapeamento de tais processos, com a elaboração de fluxogramas que identificam todas as entradas (inputs) e saídas (outputs), bem como os agentes envolvidos no processo.

    C) na etapa de identificação das falhas do processo, aplicando ações corretivas que permitirão uma maior aproximação com o paradigma do processo ideal (normatizado) para aquele objetivo.

    D) na etapa final dessa melhoria, na qual a definição das normas, a descrição da rotina e a elaboração dos fluxos e demais documentos de apoio propiciarão a operacionalidade dos processos.

    E) aprovando o plano de trabalho para planejamento, desenvolvimento, controle e aplicação de ações corretivas dos principais processos da organização, que compõem o denominado Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action).

A função administrativa Planejamento é essencial para que a organização alcance seus objetivos. O planejamento elaborado pelos diretores, englobando a organização como um todo e sua interação com o ambiente, é denominado:

    A) Planejamento estratégico.

    B) Planejamento global.

    C) Planejamento tático.

    D) Planejamento de mercado.

    E) Planejamento negocial.

Com base nos três tipos de processos estudados pela Gestão por processos, analise os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta qual(is) está(ão) CORRETO(S): I. Os Processos Primários também podem ser chamados de Finalísticos ou Essenciais. II. Os Processos Primários estão ligados diretamente ao “core business” das organizações. III. Processos de Apoio são característicos por gerar valor diretamente ao cliente final. IV. As equipes de TI e infraestrutura são um exemplo de Processos Gerenciais.

    A) Apenas I está correto.

    B) Apenas I e II estão corretos

    C) Apenas I, II e III estão corretos.

    D) Apenas I, II e IV estão corretos.

    E) Todos estão corretos.

A ferramenta da gestão da qualidade característica por calcular falhas por milhão e utilizar do método DMAIC é denominada:

    A) Diagrama de Pareto.

    B) Seis Sigma.

    C) PDCA.

    D) 5S.

    E) W5h2.

O chamado processo de administração refere-se a um conjunto de funções definido ainda no início do sec. XX como elementos básicos para um bom funcionamento de uma organização. Tal processo pode, teoricamente, ser representado pelo esquema a seguir.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o processo de administração, representado na Imagem Beta.
( ) DIRIGIR é a função de número 3, que corresponde a liderar e a motivar os membros da organização. ( ) A função de número 1 é a ORGANIZAR, em que os recursos são reunidos para a consecução dos objetivos organizacionais. ( ) O CONTROLE é a última atividade do processo, representada pelo número 4, é o momento em que se tomam as medidas corretivas necessárias para que a organização mantenha o rumo pretendido. ( ) A função PLANEJAR corresponde à definição dos objetivos da organização, bem como ao desenvolvimento de estratégias para alcançá-las, estando presente em todo o ciclo nos momentos 1, 2, 3 e 4.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, F.

    C) F, V, F, V.

    D) F, F, V, F.

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