Questões de Administração Pública

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O modelo gerencial da Administração Pública objetiva o atendimento das necessidades do cliente-cidadão, ou seja, busca aferir em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população, de forma que a preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais, deixando claro que setores são beneficiados em detrimento de outros atores sociais. Esse objetivo refere-se ao conceito de

  • A. eficácia.
  • B. efetividade.
  • C. eficiência.
  • D. contingência.

A governança de órgãos e entidades da Administração Pública diz respeito a estruturas, funções, processos e tradições organizacionais, que visam garantir que as ações planejadas sejam executadas de modo a atingir seus objetivos e resultados de forma transparente. Assinale a alternativa que apresenta uma das funções da governança.

  • A. Implementar programas.
  • B. Garantir a eficiência administrativa.
  • C. Revisar e reportar o progresso de ações.
  • D. Auditar e avaliar o sistema de gestão e controle.
  • E. Garantir a conformidade com as regulamentações.

Atividade exercida pela administração pública com o objetivo de incentivar iniciativas de interesse público, como uma forma de intervenção na ordem econômica. Trata-se de

  • A. poder discricionário.
  • B. descentralização.
  • C. fomento.
  • D. poder de polícia.
  • E. centralização.

Entre os principais valores ou princípios da governança corporativa está o que impõe a obrigação que têm as pessoas ou entidades às quais se tenham confiado recursos, incluídas as empresas e organizações públicas, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, e de prestar contas a quem lhes delegou essas responsabilidades. Assinale a alternativa que apresenta valor ou princípio da governança corporativa.

  • A. Fairness.
  • B. Disclosure.
  • C. Compliance.
  • D. Accountability.
  • E. Sarbanes-Oxley.

Quanto à aplicação do conceito de qualidade no serviço público, assinale a alternativa correta.

  • A. O trabalho com qualidade significa realizar as atividades de acordo com as normas preestabelecidas, independentemente dos resultados obtidos.
  • B. A qualidade depende apenas do esforço e do trabalho individual de cada servidor, independentemente de outros recursos disponíveis.
  • C. Segundo William Edwards Deming, o pai da qualidade, a maioria das falhas nos processos de produção de serviços é de responsabilidade direta das pessoas (causas especiais), enquanto a menor parte pode ser atribuída à má administração (causas comuns).
  • D. A qualidade é um conceito da década de 1970, já ultrapassado e que não mais se aplica à nova gestão.
  • E. O trabalho com qualidade significa ter zelo e cuidado com aquilo que se faz, sabendo com clareza para que serve, a quem se destina e quais níveis de controle são indispensáveis para que se alcance o máximo de resultados com menor esforço, atingindo metas, objetivos e finalidades.

A administração pública evoluiu por meio de três modelos: patrimonialista, burocrático e gerencial. Tendo por base a administração pública gerencial, assinale a alternativa correta.

  • A. O surgimento da administração pública gerencial data da metade do século 19, durante o apogeu do Estado Liberal, tendo por fundamento o combate à corrupção.
  • B. Para a administração pública gerencial, o interesse estatal pode ser confundido com o interesse público, já que este é a afirmação do poder do Estado.
  • C. A efetividade do controle dos abusos e o poder racional-legal são a essência da administração pública gerencial.
  • D. A administração pública gerencial inspira-se na administração de empresas e tem por foco o controle dos resultados.
  • E. Na administração pública gerencial, o aparelho do Estado torna-se uma extensão do poder do soberano.

Na década de 90 (séc. XX), o Governo Federal criou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) voltado para as empresas brasileiras, tendo como objetivo a melhoria da sua competitividade no exterior. Para tal, em 1991, criou a Fundação Nacional da Qualidade que instituiu o Prêmio Nacional da Qualidade. Em 1998, foi lançado o Prêmio Nacional da Gestão Pública. Todo esse movimento proporcionou a construção do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). A GesPública parte da premissa de que o serviço precisa ter excelência sem deixar de ter natureza pública. A excelência, de acordo com a GesPública, será alcançada, entre outras dimensões, também, com:

I. orientação por processos e informações;

II. controle social;

III. desenvolvimento de parcerias.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A _________________ é um princípio fundamental em repartições públicas porque representa a ordenação contínua de cargos, organizando-os em ordem de importância e autoridade, de modo que todos os servidores saibam a quem devem obediência direta. O termo que preenche corretamente a lacuna acima é:

  • A. gestão de arquivos.
  • B. ética profissional.
  • C. hierarquia.
  • D. gestão de documentos.
  • E. improbidade.

Leia as afirmações abaixo sobre formas de Administração Pública e assinale a alternativa correta.

I. Administração pública patrimonialista tem como princípios orientadores de seu desenvolvimento a profissionalização a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.

II. Administração pública burocrática funciona como uma extensão do poder soberano e seus auxiliares servidores possuem status de nobreza real.

III. Administração pública gerencial tem como pontos essenciais a eficiência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços.

  • A. Nenhuma das afirmações está correta
  • B. Todas as afirmações estão corretas
  • C. Somente a afirmação I está correta
  • D. Somente a afirmação III está correta
  • E. Somente a afirmação II está correta

Com relação a planejamento estratégico e à excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. O modelo de excelência na gestão pública deve gerar valor para todas as partes interessadas por meio do aprimoramento das relações de qualidade e do desenvolvimento das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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