Questões de Administração Pública

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O grau de maturidade na gestão de processos define a maturidade a partir de níveis, que medem a evolução da instituição quanto às práticas de gestão/gerenciamento de processos. O Guia de Gestão de Processos do Governo do Gespública (2011) descreve a maturidade do processo segundo níveis, utilizando, como um dos modelos a visão da Society for Design and Process Science − SDPS, sendo o

  • A. Nível 2 − Processos Padronizados: os processos são executados de maneira ad hoc, o gerenciamento não é consistente e é difícil prever os resultados.
  • B. Nível 5 − Processos Gerenciados: o desempenho dos processos é gerenciado estatisticamente durante a execução de todo o workflow, prevendo seus resultados.
  • C. Nível 1 − Processos Modelados: os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos/ motivações/características, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais.
  • D. Nível 3 − Processos Simulados: os processos são realizados conforme os modelos desenhados, e a observação das novas condições exigidas induz a constantes adequações.
  • E. Nível 4 − Processos Interoperados: os padrões consolidados com base nas melhores práticas propiciam uma economia de escala e base medida estatisticamente.

No que se refere a processos administrativos na Administração Pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Na Administração Pública, um administrador pode, por ato discricionário, realizar a transferência de um subordinado para outra cidade, independentemente se essa transferência não tem razões de interesse público.
  • B. No processo administrativo disciplinar, não há obrigatoriedade de garantia do contraditório e da ampla defesa, em razão do interesse público.
  • C. O princípio da oficialidade refere-se à previsão de ritos e fórmulas simples o suficiente para propiciar certeza, segurança e respeito aos direitos dos sujeitos no processo administrativo.
  • D. O princípio da ampla defesa trata da faculdade de manifestar o próprio ponto de vista ou argumentos diante de fatos, documentos ou pontos de vista apresentados por outrem.
  • E. Inquérito administrativo é a fase do processo disciplinar em que as provas são produzidas por meio de instrução, defesa e relatório.

No atual cenário da sociedade, o objetivo do Estado é prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão. Para isso, novos canais de atendimento foram criados e surgiram as ouvidorias. Em relação à ouvidoria, é correto afirmar que se trata de um (a)

  • A. canal de atendimento para tirar dúvidas dos usuários.
  • B. canal de comunicação direto, de pós-atendimento ao usuário/cidadão, por meio do qual ele pode manifestar uma reclamação, uma denúncia ou um elogio.
  • C. ferramenta de relacionamento com o usuário/ cidadão.
  • D. canal para atender os chamados stakeholders da organização em suas solicitações de melhoria de processos.
  • E. evolução da central de atendimento ao cidadão, apenas.

Um dos recentes debates da literatura tem sido a questão da coordenação intergovernamental. Tal perspectiva remonta uma análise acerca dos mecanismos que articulam o arranjo federativo. Assim, das afirmativas abaixo aponte as principais características que podem dar sustentação a uma boa coordenação entre União, Estados e Municípios:

  • A. descentralização de competências, cooperação entre entes federados, formalização de mecanismos de parceria.
  • B. coordenação de ações, financiamento centralizado, autonomia decisória.
  • C. descentralização de competências, adesão voluntária, financiamento centralizado.
  • D. autonomia de decisões, formalização de mecanismos de parceria, descentralização de competências.
  • E. cooperação entre os entes Federados, financiamento Centralizado, flexibilidade nos mecanismos contratuais.

Sobre os conceitos e atividades envolvidos na logística, no âmbito da Administração Pública, assinale o item CORRETO.

  • A. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração, sendo vedada a contratação de serviços de terceiros para a realização ou assessoramento dessa atividade.
  • B. O almoxarifado tem como objetivo realizar a guarda e armazenamento dos produtos adquiridos, portanto, não participa de nenhuma das etapas do processo de compras.
  • C. A contratação, por parte da Administração Pública, de serviços técnicos profissionais especializados de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização deverá ser realizada, obrigatoriamente, por meio de licitação.
  • D. No controle de estoques, é recomendável que seja dada atenção prioritária aos itens classificados como C, dentro do conceito de curva ABC.
  • E. A eficiente gestão de recursos materiais de compreende as etapas relativas à adequada identificação de fornecedores, compras, transporte e armazenagem, bem como a informações financeiras e gerenciais que confiram confiabilidade ao processo.

No sistema de governança corporativa representado na figura, quantos são os órgãos de auditoria e fiscalização?

  • A. Dois.
  • B. Três.
  • C. Quatro.
  • D. Cinco.
  • E. Seis.

Assinale a alternativa que apresenta os principais modelos de Administração Pública.

  • A. A administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
  • B. A administração técnica, a humana e a conceitual.
  • C. A administração patrimonialista, a tecnológica e a gerencial.
  • D. A direção, o modelo intermediário e a supervisão.
  • E. A administração estrutural, a tecnológica e a gerencial.

A Administração Pública burocrática

  • A. tem como objetivo incentivar a sociedade contra o poder arbitrário do soberano.
  • B. surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal e busca romper com o modelo anterior, que é patrimonialista.
  • C. tem por objetivo a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista posterior.
  • D. tem como característica principal a confusão do patrimônio público.
  • E. enfatiza aspectos informais, controlando processos de decisão e estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, com base em princípios de profissionalização e informalismo.

No que concerne à reforma da função pública, em diversos países há um discurso no qual se enfatiza a necessidade de motivar os funcionários, transformar a sua cultura, promover as suas qualificações, promover a liderança e procurar o envolvimento e o comprometimento dos funcionários com os serviços públicos. Simultaneamente, algumas iniciativas de reforma da função pública caracterizaram-se por um ataque ao estatuto dos funcionários no que diz respeito à segurança de emprego e à remuneração. Ao mesmo tempo em que se diz que os funcionários públicos representam um valor importante da Administração Pública, se faz o downsizing (Araújo, 2004, p. 6).

O trecho citado aponta algumas contradições que ocorrem, dentre outros fatores, devido ao fato de a Nova Administração Pública:

  • A. estimular o comprometimento em troca de maior segurança no emprego;
  • B. importar valores oriundos do setor privado para o setor público;
  • C. aumentar os gastos com pessoal na Administração Pública;
  • D. rejeitar contratações de funcionários fora do Regime Jurídico Único;
  • E. incorporar gratificações por tempo de serviço aos funcionários públicos federais.

Uma das forças por trás da Governança Pública é a ascensão de valores neoliberais e o chamado esvaziamento do Estado (hollowing out of the state), em que a incapacidade do Estado em lidar com problemas coletivos é denunciada (Secchi, 2009, p. 358). A Governança Pública prega:

  • A. a redução das autoridades nacionais em favor de organizações não estatais e locais;
  • B. a realização de todos os serviços públicos por organizações estatais;
  • C. a desconfiança frente a práticas e ferramentas oriundas do setor privado;
  • D. a redução da participação da sociedade civil organizada nas decisões governamentais;
  • E. o aumento imediato do número de funcionários públicos concursados em substituição aos terceirizados.
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