Questões de Administração Pública do ano 0000

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Todos os Tribunais relacionados abaixo são órgãos do Poder Judiciário, EXCETO:

  • A.

    Tribunais e Juízes do trabalho

  • B.

    Tribunais e Juízes Militares

  • C.

    Tribunais de Contas

  • D.

    Tribunais e Juízes dos Estados e do distrito Federal e Territórios

Na gestão pública por resultados, é relevante a adoção de indicadores de desempenho. Nesse contexto, numa adequada avaliação dos resultados atingidos pelo gestor, realizada pelos Tribunais de Contas, deve-se considerar, no que tange à correta aplicação dos indicadores, a:

  • A. economicidade, que consiste na relação entre os objetivos e metas realizadas em confronto com os resultados pretendidos
  • B. legalidade, correspondente à relação entre os resultados alcançados, o tempo despendido e os recursos utilizados
  • C. eficiência, quando observar o correto cumprimento da legislação pertinente
  • D. eficácia na análise dos gastos públicos, comparados aos preços praticados pelo mercado local
  • E. efetividade, que compreende o grau de atendimento e satisfação das demandas da sociedade

Nas questões 11 a 13 marque com C as afirmativas corretas e com E as erradas. A seguir, selecione a opção que representa a seqüência encontrada.

Sobre as teorias da Administração e suas abordagens:

  • A.

    E-C-E-C-E

  • B.

    C-E-C-C-C

  • C.

    C-C-C-E-E

  • D.

    E-E-C-E-E

  • E.

    E-C-E-C-C

Nas questões 11 a 13 marque com C as afirmativas corretas e com E as erradas. A seguir, selecione a opção que representa a seqüência encontrada.

Sobre o paradigma do cliente na gestão pública:

  • A.

    C-C-E-C-C

  • B.

    C-E-C-C-C

  • C.

    E-C-E-C-C

  • D.

    C-C-C-E-E

  • E.

    E-E-C-E-E

Nas questões 11 a 13 marque com C as afirmativas corretas e com E as erradas. A seguir, selecione a opção que representa a seqüência encontrada.

Considerando-se a reforma do aparelho do Estado

adotada no Brasil a partir de 1995, Bresser

(2002), afirma que "a reforma gerencial de 1995

adotou uma abordagem gerencial da gestão pública

e uma abordagem social-democrática e social-

liberal do papel do Estado".

 

As afirmativas abaixo explicam o pensamento

apresentado por Bresser sobre a reforma de

1995.

  • A.

    E-C-E-C-E

  • B.

    C-E-C-C-C

  • C.

    C-C-C-E-E

  • D.

    E-E-C-E-E

  • E.

    E-C-E-C-C

Relacione as colunas e selecione a opção que representa a seqüência encontrada.

  • A.

    II - III - I - V - IV

  • B.

    II - V - IV - I - III

  • C.

    I - II - IV - V - III

  • D.

    I - II - IV - III - V

  • E.

    III - I - V - IV - II

A excelência no serviço público atende a exigências

de desempenho de servidores e gestores.

Entre as opções abaixo, indique aquela que não

representa uma ação de excelência.

  • A.

    É essencial estabelecer as normas e os procedimentos que garantam automaticamente a dinâmica institucional que regulem sua atividade e uma série de limites e controles para prevenir abusos e faltas.

  • B.

    Os Gestores devem manter o foco na satisfação dos usuários, na qualidade dos serviços e na promoção da consulta ao público e da transparência.

  • C. Da condição de meros administradores dos organismos públicos os gestores passam a desempenhar um papel semelhante ao de gerentes, conduzindo as instituições como unidades produtivas ou prestadoras de serviços.
  • D.

    Deve-se mudar o papel e o perfil dos dirigentes públicos, privilegiando neles suas capacidades gerenciais e de liderança.

  • E.

    Estimular iniciativas que valorizam a função pública e medidas de reorganização do trabalho que garantam maior participação, autonomia e oportunidades de desenvolvimento profissional aos servidores.

A descentralização dos serviços públicos por colaboração ocorre mediante

  • a.

    contrato ou ato administrativo unilateral, transferindo a execução de determinado serviço público à pessoa jurídica de direito privado, conservando o poder público a titularidade.

  • b.

    ato administrativo unilateral, transferindo a titularidade e a execução de determinado serviço público à pessoa jurídica de direito público.

  • c.

    ato bilateral e precário, transferindo a titularidade de determinado serviço público à pessoa jurídica de direito público.

  • d.

    ato unilateral, discricionário e precário, transferindo a titularidade e execução de determinado serviço público à pessoa jurídica de direito privado.

  • e.

    ato bilateral e discricionário, transferindo a execução de determinado serviço público à pessoa física ou jurídica.

O prazo de convocação para o adjudicatário assinar o termo de contrato poderá ser prorrogado uma vez,

  • a.

    por período livremente estabelecido pela Administração, observado o prazo de 15 (quinze) dias da data da homologação, pois decorrido referido prazo sem convocação para a contratação, os licitantes ficam liberados dos compromissos assumidos.

  • b.

    por distinto ou igual período, observado o prazo de 90 (noventa) dias da data da adjudicação para ser formalizado, eis que decorrido esse prazo sem convocação para a contratação, operar-se-á a liberação dos licitantes dos compromissos assumidos no certame.

  • c.

    por igual período, sendo que decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

  • d.

    por igual ou distinto período, sendo que após decorridos 120 (cento e vinte) dias da data da habilitação, sem convocação para a contratação, os licitantes remanescentes ficam liberados apenas dos valores propostos.

  • e.

    por período que vier a ser estabelecido, observado o prazo de 45 (quarenta e cinco) dias da sessão pública de julgamento das propostas, pois decorrido esse prazo sem convocação para ser celebrado o contrato, os licitantes ficam liberados dos valores ofertados, respeitado o limite legal.

A responsabilidade civil da Administração Pública, identificada no tronco comum da responsabilidade

  • a.

    pela ineficiência do serviço, fundada na teoria subjetivista, poderá culminar com a obrigação de indenizar o prejuízo sofrido pela vítima por ato da Administração, em decorrência apenas dos serviços levados à coletividade.

  • b.

    subjetiva, baseada na teoria do risco integral, acarreta a obrigação de indenizar o dano causado à vítima pela Administração, desde que resultante de culpa ou dolo do agente público.

  • c.

    pela falta do serviço, alicerçada na teoria da culpa civilista, acarreta a obrigação de indenizar o dano causado à vítima pelo agente da Administração, quando resultante até mesmo de culpa da vítima.

  • d.

    civilista do Estado, baseada na teoria da insuficiência do serviço, acarreta a obrigação de indenizar o dano causado à vítima pela Administração, quando resultante de ação dolosa do agente público.

  • e.

    objetiva, tendo como base a teoria do risco administrativo, acarreta a obrigação de indenizar o dano em decorrência apenas do ato lesivo e injusto causado à vítima pela Administração, sem o concurso do lesado.

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