Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Indique, entre as opções abaixo, aquela que apresenta a relação entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais na Teoria da Burocracia.
identidade de interesses, não havendo conflitos perceptíveis
identidade de interesses, onde todo conflito é indesejável e deve ser evitado
integração entre os objetivos organizacionais e individuais
prevalência dos objetivos da organização, não havendo conflitos perceptíveis
conflitos inevitáveis e mesmo desejáveis que levem à inovação
Qual, entre as opções abaixo, representa a ênfase básica da Teoria da Burocracia?
O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional, em agosto de 1995, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no 173/95, que propunha a modificação de vários pontos do capítulo da Administração Pública da Constituição. Após vários meses de tramitação e diversas alterações no texto original, foi promulgada a Emenda no 19, corolário da reforma administrativa.
Um dos componentes ou processos básicos da referida reforma foi a delimitação das funções do Estado, reduzindo seu tamanho em termos principalmente de pessoal, isso através de programas de:1) privatização
2) desregulação
3) terceirização
4) publicização
5) ajuste fiscal
Indique, entre as opções abaixo, aquela que retrata corretamente os respectivos programas.
Indique, entre as opções abaixo, aquela que não serviu de base para a Reforma do Estado, dando origem ao novo modelo de organização burocrática, acima mencionado.
a recuperação da governança ou capacidade financeira e administrativa de implementar as decisões políticas tomadas pelo governo
o aumento da governabilidade ou capacidade política do governo de intermediar interesses, garantir legitimidade, e governar
a redução do grau de interferência do Estado ao efetivamente necessário através de programas de desregulação
a delimitação das funções do Estado, reduzindo seu tamanho em termos principalmente de pessoal
a orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente, com ênfase no controle dos procedimentos
O Plano Diretor, acima mencionado, divide o aparelho do Estado em 4 setores, quais sejam: o NÚCLEO ESTRATÉGICO (NE), as ATIVIDADES EXCLUSIVAS (AE), os SERVIÇOS NÃO-EXCLUSIVOS (SNE) e a PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PARA O MERCADO (PPM), e propõe 3 formas de propriedade: a ESTATAL (E), a PÚBLICA NÃO-ESTATAL (PNE) e a PRIVADA (P).
Indique, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente a relação entre os 4 setores e as 3 formas de propriedade propostas na referida reforma do Estado.Para executar as atividades de serviços sociais e científicos, acima mencionados, em conformidade com o paradigma pós-burocrático, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado do governo brasileiro propõe a transformação desses serviços em "entidades públicas não-estatais (entidade pública de direito privado que celebra um contrato de gestão com o Estado e assim é financiado parcial ou totalmente pelo orçamento público), isso através de programas denomina-dos programas de:
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Es-tado, para os 4 setores do aparelho do Estado, quais sejam: o NÚCLEO ESTRATÉGICO (NE), as ATIVIDADES EXCLUSIVAS (AE), os SERVI¬ÇOS NÃO-EXCLUSIVOS (SNE) e a PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PARA O MERCADO (PPM), propõe 3 formas de administração: a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA (B), a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL (G) e um misto de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA E GERENCIAL (BG).
Indique, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente a relação entre os 4 setores e as 3 formas de administração propostas na referida reforma do Estado. Marque a opção na qual todas as características indicadas não pertencem aos princípios da administração pública gerencial.
I. Orientação voltada para o cidadão.
II. Controle hierárquico e formalista dos procedimentos.
III. Orientação voltada para a obtenção de resultados.
IV. Descentralização e incentivo à criatividade e à inovação.
V. Autonomia gerencial, sendo o contrato de gestão o instrumento de controle dos administradores públicos.
VI. Critérios de mérito e impessoalidade na gestão.
VII. Interpermeabilidade dos patrimônios público e privado.
III e VII
II, VI e VII
I, III, V e VI
II e III
I, II e VI
O governo da Grã-Bretanha, eleito em 1979, es- tava determinado a mudar o modo de funciona- mento do serviço público, diminuindo a interven- ção do Estado na economia, aumentando a efici- ência do mesmo. A seguir são listadas algumas características e princípios das reformas adminis- trativas na Grã-Bretanha:
I. Criação de novos sistemas de informação, dando ênfase ao lado financeiro do controle administrativo.
II. Retorno ao Estado dos serviços mal gerenci- ados pelo setor privado, com o propósito de aumentar a eficiência geral da economia.
III. Implementação de um sistema de orçamen- tos por delegação em todos os ministérios.
IV. Fim das colônias imperiais.
V. Terceirização dos serviços de saúde.
VI. Redução do número de funcionários da ad- ministração central de 700 mil para 600 mil.
VII. Fim do serviço militar obrigatório.
Indique a opção na qual todas as sentenças indi- cadas estão corretas.
Os Estados modernos contam com quatro seto- res: o núcleo estratégico, as atividades exclusi- vas, os serviços não-exclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado. Em relação a estes setores, assinale a opção incorreta.
O núcleo estratégico é o centro no qual se definem as leis, as políticas e como, em últi- ma instância, as fazer cumprir.
As atividades exclusivas garantem direta- mente que as leis e políticas públicas sejam cumpridas e financiadas.
Os serviços não-exclusivos compreendem os serviços de educação, saúde, cultura e pes- quisa científica.
O setor de produção de bens e serviços é formado pelo conjunto das empresas estabe- lecidas no país.
As atividades exclusivas são aquelas que envolvem o poder de Estado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...