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No Brasil, o modelo de administração burocrática surge a partir dos anos 30. Surge no contexto da aceleração da industrialização brasileira, no qual o Estado assumiu um papel de intervenção ativa no setor produtivo de bens e serviços. A partir daí houve sucessivas tentativas de reforma rumo à Administração Gerencial. Selecione qual das op- ções abaixo não pertence à evolução da adminis- tração pública no Brasil.
O Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP foi criado em 1936 e repre- sentou a tentativa de formação dos princípios da administração gerencial e da burocracia nos moldes weberianos.
O Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP valorizou instrumentos im- portantes de gestão de recursos humanos, tais como o instituto do concurso público e do treinamento.
O Governo JK criou comissões especiais, como a Comissão de Estudos e Projetos Administrativos, objetivando a realização de estudos para simplificação dos processos administrativos e reformas ministeriais.
o O Decreto-Lei n 200, de 1967, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática; instituíram-se o planejamento e o orçamento como princípios de racionalidade administrativa.
No início dos anos 80, foi criado o Ministério da Desburocratização, cujo objetivo era revi- talização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade e a promoção da eficiência.
A reforma do Estado significa garantir a esse aparelho maior governança, significa tornar mais eficientes as atividades exclusivas do Estado e tornar os serviços sociais competitivos em organi- zações públicas não-estatais. Em relação aos objetivos da reforma do aparelho do Estado, são corretas as seguintes afirmações:
I. Limitar a ação do Estado àquelas funções que lhe são próprias, reservando, em princípio, os serviços não-exclusivos para a propriedade pública não-estatal e a produção de bens e serviços para o mercado e para a iniciativa privada.
II. Transferir da União para os estados e municí- pios as ações de caráter local: só em casos de emergência cabe a ação direta da União.
III. Transferir parcialmente da União para os es- tados as ações de caráter regional, de forma a permitir uma maior parceria entre os estados e a União.
IV. Submeter ao voto popular as principais deci- sões tomadas pelo núcleo central, a fim de ga- rantir a efetiva participação da sociedade.
V. Maior autonomia e, conseqüentemente, maior responsabilidade para os dirigentes do setor público não-estatal.
VI. Demitir, sistematicamente, observando os cri- térios de mérito e antiguidade, os funcionários, adequando o quadro administrativo aos recur- sos disponíveis para a sua manutenção.
VII. Cortar os gastos militares.
Indique a opção em que todas as afirmações es- tão corretas.
Uma forma de entender as organizações é através das diferentes metáforas que foram sendo construídas para explicar o seu funcionamento. Apesar de indicarem uma forma particular de pensar as organizações, essas metáforas, em seu conjunto, possibilitam a leitura e a compreensão de situações específicas orientando a administração. Assinale a frase que define corretamente a metáfora política, descrita por Morgan.
A metáfora política enfatiza a análise do ambiente organizacional no sentido de avaliar qual é o nicho de atuação da empresa e suas perspectivas de sobrevivência.
A metáfora política enfatiza as idéias e as crenças que foram criadas e incorporadas pela organização no sentido de avaliar as relações interpessoais e intraorganizacionais.
A metáfora política enfatiza a análise da divisão do trabalho e do sistema de comunicação e controle no sentido de avaliar a aplicação de normas e procedimentos.
A metáfora política enfatiza a análise da divisão do poder e da autoridade na organização no sentido de avaliar o grau de convergência e divergência de interesses.
A metáfora política enfatiza a análise do fluxo de informações e da capacidade de aprendizagem da organização no sentido de avaliar seu grau de inovação.
A Escola de Relações Humanas contrapôs-se à Escola Clássica por discordar da abordagem desta Escola que via as organizações com um funcionamento análogo ao das máquinas. Com relação à Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.
Mayo desenvolveu seus estudos na fábrica de nome Hawthorne onde realizou pesquisa sobre a influência da remuneração na produ- tividade.
O grupo influencia a produtividade dos indi- víduos, portanto a comunicação e o papel do chefe assumem importância no estudo da administração.
A pesquisa de Hawthorne desenvolveu-se sem base científica, não levando em conside- ração o grupo de observação.
A dinâmica de grupo é desconsiderada pois as relações pessoais não interferem na pro- dutividade individual.
A base da motivação são os incentivos finan- ceiros na forma de maior remuneração para quem produz mais.
Considerando as idéias de Max Weber sobre poder e dominação (in Economia e Sociedade, vol. 1, Ed. Universidade de Brasília, 1991) é incorreto afirmar que este autor:
Define poder como a probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.
Define dominação como a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.
Identifica três tipos puros de dominação: a legítima, a tradicional e a carismática.
Afirma que na dominação tradicional é decisiva a fidelidade pessoal de servidor para as relações entre o quadro administrativo e o senhor.
Fundamenta o poder carismático na dedicação afetiva a líderes com qualidades pessoais consideradas extracotidianas.
A concepção de Estado vem sofrendo alterações ao longo do tempo, sendo alvo de controvérsias entre diferentes matrizes ideológicas. Assinale a opção que melhor define as características do Estado numa democracia liberal.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se pela ausência de demarcação entre estado e não-estado.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por deter o monopólio do poder econômico.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por prover a todos os cidadãos o acesso à saúde, educação, previdência social e aposentadoria.
O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por defender a burocratização do aparelho estatal.
O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por reivindicar a superioridade do mercado.
O tratamento da questão social pelo estado brasileiro inicia-se na década de 30 e convive com estruturas assistenciais da fase anterior. Entre as opções abaixo, indique aquela em que instituições são representativas do tratamento da questão social no Brasil antes e depois da década de 30, respectivamente.
sociedade de auxílio mútuo e Institutos de Aposentados e Pensões
associações religiosas e organizações internacionais
Legião Brasileira de Assistência e Caixas de Aposentados e Pensões
A crise do Estado da década de 80 levou à reformulação de suas funções, de forma a permitir às economias nacionais sobreviverem num mundo globalizado. Nesse novo contexto, o Estado de orientação social-democrata passa a ter como principal atribuição:
Proteger as economias da competição inter-nacional, posto que a globalização ameaça seriamente o equilíbrio interno.
Criar condições que permitam aos agentes econômicos nacionais competirem globalmente.
Diminuir investimentos nas áreas tecnológicas e de infra-estrutura, posto que uma economia globalizada requer de seus agentes econômicos privados autonomia de investimento nestes setores.
Diminuir a intervenção na vida econômica, como forma de permitir que o mercado globalizado regule as relações entre as economias nacionais.
Diminuir investimentos nas áreas de saúde, educação e cultura, posto que uma economia globalizada requer um grau de dependência menor dos agentes econômicos face ao Estado.
A questão social aparece como problema concreto no Brasil e no mundo no contexto do processo de industrialização e surgimento do operariado urbano. Para fazer face aos problemas caracterizados como
Intervenção dos poderes públicos nas questões trabalhistas, culminando com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943.
Criação do salário mínimo na Carta de 1937, que foi efetivamente instituído em 1940.
Regularização da jornada de trabalho de oito horas, instituição das férias remuneradas e da estabilidade no emprego.
Apenação da prática do racismo, que passa a ser considerado crime inafiançável.
Criação do imposto sindical como forma de fortalecer os sindicatos reconhecidos pelo Estado.
Para garantir a eficiência e a efetividade da administração burocrática, o modelo weberiano de burocracia estrutura-se tendo como base uma série de características.
Assinale a opção que correlaciona corretamente as principais características do modelo burocrático (coluna da esquerda) com seu objetivo (coluna da direita):{TITLE}
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