Questões de Administração Pública do ano 0000

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No Brasil, o modelo de administração burocrática surge a partir dos anos 30. Surge no contexto da aceleração da industrialização brasileira, no qual o Estado assumiu um papel de intervenção ativa no setor produtivo de bens e serviços. A partir daí houve sucessivas tentativas de reforma rumo à Administração Gerencial. Selecione qual das op- ções abaixo não pertence à evolução da adminis- tração pública no Brasil.

  • A.

    O Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP foi criado em 1936 e repre- sentou a tentativa de formação dos princípios da administração gerencial e da burocracia nos moldes weberianos.

  • B.

    O Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP valorizou instrumentos im- portantes de gestão de recursos humanos, tais como o instituto do concurso público e do treinamento.

  • C.

    O Governo JK criou comissões especiais, como a Comissão de Estudos e Projetos Administrativos, objetivando a realização de estudos para simplificação dos processos administrativos e reformas ministeriais.

  • D.

    o O Decreto-Lei n 200, de 1967, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática; instituíram-se o planejamento e o orçamento como princípios de racionalidade administrativa.

  • E.

    No início dos anos 80, foi criado o Ministério da Desburocratização, cujo objetivo era revi- talização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade e a promoção da eficiência.

A reforma do Estado significa garantir a esse aparelho maior governança, significa tornar mais eficientes as atividades exclusivas do Estado e tornar os serviços sociais competitivos em organi- zações públicas não-estatais. Em relação aos objetivos da reforma do aparelho do Estado, são corretas as seguintes afirmações:

I. Limitar a ação do Estado àquelas funções que lhe são próprias, reservando, em princípio, os serviços não-exclusivos para a propriedade pública não-estatal e a produção de bens e serviços para o mercado e para a iniciativa privada.

II. Transferir da União para os estados e municí- pios as ações de caráter local: só em casos de emergência cabe a ação direta da União.
III. Transferir parcialmente da União para os es- tados as ações de caráter regional, de forma a permitir uma maior parceria entre os estados e a União.
IV. Submeter ao voto popular as principais deci- sões tomadas pelo núcleo central, a fim de ga- rantir a efetiva participação da sociedade.
V. Maior autonomia e, conseqüentemente, maior responsabilidade para os dirigentes do setor público não-estatal.
VI. Demitir, sistematicamente, observando os cri- térios de mérito e antiguidade, os funcionários, adequando o quadro administrativo aos recur- sos disponíveis para a sua manutenção.
VII. Cortar os gastos militares.

Indique a opção em que todas as afirmações es- tão corretas.

  • A. I, II, III e IV
  • B. II, VI e VII
  • C. I e IV
  • D. I, III, V e VI
  • E. I, II, III e V

Uma forma de entender as organizações é através das diferentes metáforas que foram sendo construídas para explicar o seu funcionamento. Apesar de indicarem uma forma particular de pensar as organizações, essas metáforas, em seu conjunto, possibilitam a leitura e a compreensão de situações específicas orientando a administração. Assinale a frase que define corretamente a metáfora política, descrita por Morgan.

  • A.

    A metáfora política enfatiza a análise do ambiente organizacional no sentido de avaliar qual é o nicho de atuação da empresa e suas perspectivas de sobrevivência.

  • B.

    A metáfora política enfatiza as idéias e as crenças que foram criadas e incorporadas pela organização no sentido de avaliar as relações interpessoais e intraorganizacionais.

  • C.

    A metáfora política enfatiza a análise da divisão do trabalho e do sistema de comunicação e controle no sentido de avaliar a aplicação de normas e procedimentos.

  • D.

    A metáfora política enfatiza a análise da divisão do poder e da autoridade na organização no sentido de avaliar o grau de convergência e divergência de interesses.

  • E.

    A metáfora política enfatiza a análise do fluxo de informações e da capacidade de aprendizagem da organização no sentido de avaliar seu grau de inovação.

A Escola de Relações Humanas contrapôs-se à Escola Clássica por discordar da abordagem desta Escola que via as organizações com um funcionamento análogo ao das máquinas. Com relação à Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.

  • A.

    Mayo desenvolveu seus estudos na fábrica de nome Hawthorne onde realizou pesquisa sobre a influência da remuneração na produ- tividade.

  • B.

    O grupo influencia a produtividade dos indi- víduos, portanto a comunicação e o papel do chefe assumem importância no estudo da administração.

  • C.

    A pesquisa de Hawthorne desenvolveu-se sem base científica, não levando em conside- ração o grupo de observação.

  • D.

    A dinâmica de grupo é desconsiderada pois as relações pessoais não interferem na pro- dutividade individual.

  • E.

    A base da motivação são os incentivos finan- ceiros na forma de maior remuneração para quem produz mais.

Considerando as idéias de Max Weber sobre poder e dominação (in Economia e Sociedade, vol. 1, Ed. Universidade de Brasília, 1991) é incorreto afirmar que este autor:

  • A.

    Define poder como a probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.

  • B.

    Define dominação como a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.

  • C.

    Identifica três tipos puros de dominação: a legítima, a tradicional e a carismática.

  • D.

    Afirma que na dominação tradicional é decisiva a fidelidade pessoal de servidor para as relações entre o quadro administrativo e o senhor.

  • E.

    Fundamenta o poder carismático na dedicação afetiva a líderes com qualidades pessoais consideradas extracotidianas.

A concepção de Estado vem sofrendo alterações ao longo do tempo, sendo alvo de controvérsias entre diferentes matrizes ideológicas. Assinale a opção que melhor define as características do Estado numa democracia liberal.

  • A.

    O Estado nas democracias liberais caracteriza-se pela ausência de demarcação entre estado e não-estado.

  • B.

    O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por deter o monopólio do poder econômico.

  • C.

    O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por prover a todos os cidadãos o acesso à saúde, educação, previdência social e aposentadoria.

  • D.

    O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por defender a burocratização do aparelho estatal.

  • E.

    O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por reivindicar a superioridade do mercado.

O tratamento da questão social pelo estado brasileiro inicia-se na década de 30 e convive com estruturas assistenciais da fase anterior. Entre as opções abaixo, indique aquela em que instituições são representativas do tratamento da questão social no Brasil antes e depois da década de 30, respectivamente.

  • A.

    sociedade de auxílio mútuo e Institutos de Aposentados e Pensões

  • B. ONG's e sindicatos
  • C.

    associações religiosas e organizações internacionais

  • D. sindicatos e associações beneficentes
  • E.

    Legião Brasileira de Assistência e Caixas de Aposentados e Pensões

A crise do Estado da década de 80 levou à reformulação de suas funções, de forma a permitir às economias nacionais sobreviverem num mundo globalizado. Nesse novo contexto, o Estado de orientação social-democrata passa a ter como principal atribuição:

  • A.

    Proteger as economias da competição inter-nacional, posto que a globalização ameaça seriamente o equilíbrio interno.

  • B.

    Criar condições que permitam aos agentes econômicos nacionais competirem globalmente.

  • C.

    Diminuir investimentos nas áreas tecnológicas e de infra-estrutura, posto que uma economia globalizada requer de seus agentes econômicos privados autonomia de investimento nestes setores.

  • D.

    Diminuir a intervenção na vida econômica, como forma de permitir que o mercado globalizado regule as relações entre as economias nacionais.

  • E.

    Diminuir investimentos nas áreas de saúde, educação e cultura, posto que uma economia globalizada requer um grau de dependência menor dos agentes econômicos face ao Estado.

A questão social aparece como problema concreto no Brasil e no mundo no contexto do processo de industrialização e surgimento do operariado urbano. Para fazer face aos problemas caracterizados como

  • A.

    Intervenção dos poderes públicos nas questões trabalhistas, culminando com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943.

  • B.

    Criação do salário mínimo na Carta de 1937, que foi efetivamente instituído em 1940.

  • C.

    Regularização da jornada de trabalho de oito horas, instituição das férias remuneradas e da estabilidade no emprego.

  • D.

    Apenação da prática do racismo, que passa a ser considerado crime inafiançável.

  • E.

    Criação do imposto sindical como forma de fortalecer os sindicatos reconhecidos pelo Estado.

Para garantir a eficiência e a efetividade da administração burocrática, o modelo weberiano de burocracia estrutura-se tendo como base uma série de características.

Assinale a opção que correlaciona corretamente as principais características do modelo burocrático (coluna da esquerda) com seu objetivo (coluna da direita):

  • A. A-II; B-III; C-I; D-V; E-IV
  • B. A-II; B-I; C-III; D-V; E-IV
  • C. A-V; B-III; C-I; D-II; E-IV
  • D. A-III; B-II; C-I; D-V; E-IV
  • E. A-I; B-V; C-III; D-II; E-IV
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