Questões de Administração Pública do ano 2014

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Os desafios de um gerente de projetos do setor público, são, dentre outros,

I. a Gestão de Pessoas, utilizando como estratégia o diálogo eficaz sobre os objetivos, métodos e técnicas dos projetos para se alcançar os resultados almejados.

II. o uso de práticas tradicionais de gerenciamento, considerando que o gerenciamento de projetos é o mesmo que controlar o gasto público.

III. a diferença entre o papel do administrador, que quebra paradigmas e usa seus conhecimentos para obter resultados contínuos, e o gestor que apenas cumpre os anseios do legislador, porque não tem a mesma autonomia do administador.

IV. a inexistência da cultura de gerenciamento de projetos, traduzida pela ausência de cobranças dos servidores, não cumprimento de prazos e baixa efetividade dos projetos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I, II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e IV.

A gestão da qualidade nos serviços públicos passa por conceitos de grandes estudiosos, tais como

I. Ishikawa, criador do Diagrama Causa e Efeito, do Círculo da Qualidade e do PDCA.

II. Juran, desenvolvedor da Trilogia de ênfase na qualidade: do projeto; de conformidade; do serviço de campo.

III. Deming, que introduziu a estatística no controle da qualidade com uso das técnicas de Shewhart.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação às alterações orçamentárias necessárias e imprescindíveis para a gestão pública, a transposição

  • A. pode ser realizada por decreto executivo sem a autorização legislativa, porém o remanejamento deve ter a prévia autorização legislativa.
  • B. deve ter a prévia autorização legislativa, porém o remanejamento pode ser realizado por decreto executivo sem a autorização legislativa.
  • C. e o remanejamento devem ter as suas prévias autorizações legislativas, porém a transferência pode ser realizada por decreto executivo sem a autorização legislativa.
  • D. e o remanejamento, bem como a transferência, podem ser realizados por decreto executivo mesmo sem a autorização legislativa.
  • E. e o remanejamento, bem como a transferência aberta por decreto executivo, devem ter a prévia autorização legislativa.

Considere as afirmativas abaixo.

I. O modelo de gestão burocrática permite que as organizações inovem por meio de pessoalidade nos trâmites administrativos.

II. A descontinuidade administrativa, os conflitos políticos, as limitações burocrático-administrativas impostas pela legislação em vigor são exemplos de fatores condicionantes no modelo de gestão pública.

III. O modelo de gestão de pessoas por competência é o principal modelo que vem, gradativamente, sendo adotado pelas organizações pois atrela conhecimento, habilidade e atitudes das pessoas.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e III, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.

O paradigma da gestão da qualidade pressupõe que existem custos para a qualidade de produtos e serviços. Na Administração Pública, também existem tais custos para os serviços ofertados aos cidadãos. Segundo Maximiano (2011), há duas categorias de custos para a organização – custos de prevenção e custos de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de custo de avaliação.

  • A. Planejamento do processo de controle.
  • B. Desenvolvimento de fornecedores.
  • C. Manutenção preventiva.
  • D. Realizacão de atividades de controle estatístico de processos.
  • E. Implantação e manutenção de componentes do sistema de qualidade.

Considerando o novo padrão da GESPÚBLICA e o respectivo slogan de que “é preciso ser excelente sem deixar de ser público”, uma instituição pública lançou mão de diversos conceitos e critérios do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), aperfeiçoado ao longo dos últimos anos. Acerca desse tema, é correto afirmar que o critério da responsabilidade social, que pode ser corretamente expresso como o(a)

  • A. promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial para a atuação da organização.
  • B. busca contínua e o alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, da reflexão, da avaliação e do compartilhamento de informações e das experiências.
  • C. alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
  • D. compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor às partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e a execução de ações devem ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis.
  • E. atuação voltada para assegurar às pessoas a condição de cidadania com garantia de acesso aos bens e serviços essenciais, e, ao mesmo tempo tendo também como um dos princípios gerenciais a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, o que potencializa a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.

De acordo com a disciplina do gerencialismo na Administração Pública, existem, na visão de Abrucio (1997), três teorias principais que explicariam o modelo gerencial. Assinale a alternativa que apresenta a teoria cuja introdução da perspectiva da qualidade surgiu, paralelamente, ao momento em que a Administração Pública voltava as próprias atenções aos clientes/consumidores.

  • A. Gerencialismo puro.
  • B. Gerencialismo integrado.
  • C. Consumerism.
  • D. Public service orientation.
  • E. Clientelismo.

Considere que os servidores de um órgão público devem ser avaliados em função do próprio desempenho nas atividades realizadas. O método de avalização escolhido pelo órgão é conhecido como avaliação 360º. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta uma desvantagem desse método.

  • A. Sistema compreensivo e avaliações de múltiplas perspectivas.
  • B. Qualidade da informação maior.
  • C. Perspectiva de colegas, chefia e stakeholders a respeito das atividades desenvolvidas.
  • D. Sistema administrativamente complexo para integração de todas as avaliações.
  • E. Retroação de diversos avaliadores, ampliando a avaliação.

O orçamento corresponde ao principal instrumento da Administração pública para traçar programas, projetos e atividades para um período financeiro. Sobre orçamento público é INCORRETO afirmar:

  • A. É dividido em três aspectos pela doutrina contábil: financeiro, econômico e jurídico.
  • B. É o documento no qual é previsto o valor monetário que, num período determinado (geralmente 1 ano), deve “entrar e sair dos cofres públicos (receitas e despesas), com especificação de suas principais fontes de financiamento e das categorias de despesas mais relevantes”.
  • C. É o demonstrativo orgânico da economia pública, representando o retrato real da vida do Estado onde o governo terá de decidir quanto, em que e como vai gastar o dinheiro que arrecadará dos contribuintes.
  • D. É a lei da iniciativa do Poder Legislativo e, aprovada pelo poder Executivo, que estima receita e fixa despesa para o exercício financeiro.
  • E. Sistema orçamentário é a estrutura formada por organizações, pessoas, informações, tecnologia, normas e procedimentos necessários ao cumprimento das funções fixadas para a Administração pública.

A excelência corresponde a uma visão existente na Administração pública, segundo a qual ao se utilizar as ferramentas e técnicas da qualidade, para promover melhorias contínuas relacionadas aos serviços oferecidos ao cidadão, se estará caminhando rumo à excelência, que significa o grau ótimo dos serviços prestados. O modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade − FNQ consiste na representação de um sistema gerencial constituído, dentre outros, por

  • A. Pensamento sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
  • B. Caráter racional e divisão do trabalho: divisão do trabalho horizontal, feita de forma lógica; cada componente tem atuação restrita às tarefas vinculadas ao seu cargo, que, por sua vez, se encontram descritas de forma clara, precisa e exaustiva.
  • C. Hierarquia da autoridade: a estrutura é vertical, com diversos níveis hierárquicos, que seguem uma escada e obedecem à unidade de comando.
  • D. Previsibilidade de funcionamento: normas e regulamentos escritos preveem antecipadamente as possíveis ocorrências e padronizam a execução das atividades, assegurando a completa previsibilidade de comportamento de seus membros.
  • E. Gerenciamento do tempo: compreende a definição da sequência das atividades, estimativa de recursos e do tempo de cada atividade, e a elaboração e controle do cronograma.
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