Questões de Administração Pública do ano 2014

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No que se refere a processos administrativos na Administração Pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Na Administração Pública, um administrador pode, por ato discricionário, realizar a transferência de um subordinado para outra cidade, independentemente se essa transferência não tem razões de interesse público.
  • B. No processo administrativo disciplinar, não há obrigatoriedade de garantia do contraditório e da ampla defesa, em razão do interesse público.
  • C. O princípio da oficialidade refere-se à previsão de ritos e fórmulas simples o suficiente para propiciar certeza, segurança e respeito aos direitos dos sujeitos no processo administrativo.
  • D. O princípio da ampla defesa trata da faculdade de manifestar o próprio ponto de vista ou argumentos diante de fatos, documentos ou pontos de vista apresentados por outrem.
  • E. Inquérito administrativo é a fase do processo disciplinar em que as provas são produzidas por meio de instrução, defesa e relatório.

No atual cenário da sociedade, o objetivo do Estado é prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão. Para isso, novos canais de atendimento foram criados e surgiram as ouvidorias. Em relação à ouvidoria, é correto afirmar que se trata de um (a)

  • A. canal de atendimento para tirar dúvidas dos usuários.
  • B. canal de comunicação direto, de pós-atendimento ao usuário/cidadão, por meio do qual ele pode manifestar uma reclamação, uma denúncia ou um elogio.
  • C. ferramenta de relacionamento com o usuário/ cidadão.
  • D. canal para atender os chamados stakeholders da organização em suas solicitações de melhoria de processos.
  • E. evolução da central de atendimento ao cidadão, apenas.

Sendo objeto de destaque na gestão do setor público, a cultura organizacional costuma ser levada em consideração quando se trata dos esforços de explicar os fenômenos disfuncionais na administração pública. A cultura de uma organização pode ser definida, resumidamente, como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais. Sob o ponto de vista dos agentes ingressantes na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira em face da reação refratária dos mesmos, que explica

  • A. a adesão plena aos padrões culturais, incorporando valores, crenças e símbolos inerentes à cultura organizacional.
  • B. uma situação composta contemplando componentes de ajuste aos padrões culturais e de transformação da cultura organizacional.
  • C. uma posição intermediária do servidor ingressante e da organização e demais membros, que conjuga transformação e adaptação mútua.
  • D. as características de personalidade e de interesses pessoais, próprios da estratégia de inclusão estruturada pelo servidor ingressante.
  • E. a posição diametralmente oposta em relação à cultura organizacional na fase de ingresso, podendo resultar na manutenção do convívio em isolamento.

Na diferenciação entre administração pública e privada, se destaca o imperativo de o gestor ser sensível e observar, em cada caso, especificidades dos campos. Ao tratar do tema da distinção entre administração pública e privada, está se referindo ao aspecto de que

  • A. o interesse público não difere do privado, já que os dois devem atender ao interesse de qualquer grupo.
  • B. os dirigentes de organizações públicas prestam contas aos cidadãos e eleitores, e não a um grupo específico.
  • C. a Constituição Federal garante o tratamento seletivo que é essencial para sustentar a lucratividade das empresas.
  • D. o governo existe para atender aos interesses individuais, ao passo que as empresas visam os interesses da sociedade.
  • E. o governo detém a autoridade suprema dentro da administração pública e as empresas detêm a autoridade suprema no setor privado.

No âmbito da administração pública no Brasil, é correto afirmar que ênfase nos resultados, no atendimento aos interesses reais do cidadão, redução de níveis hierárquicos e o conceito de cidadão-cliente são exemplos de premissas da

  • A. administração pública burocrática.
  • B. reengenharia de qualidade promovida pela reforma administrativa.
  • C. administração pública patrimonialista-burocrática.
  • D. administração pública patrimonialista.
  • E. administração pública gerencial.

Considerando a Nova Gestão Pública no Brasil, assinale a alternativa que apresenta uma importante mudança em relação aos servidores públicos ocupantes, por concurso público, de cargos de provimento efetivo.

  • A. Podem perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
  • B. Podem perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
  • C. São estáveis após dois anos de exercício e podem perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
  • D. São estáveis após três anos de efetivo exercício e podem perder o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
  • E. São estáveis após dois anos de exercício e podem perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

A denominada Nova Gestão Pública, entre outros princípios, conceitos e aspectos, aborda o enfoque de administração ou gestão para resultados. A esse respeito, assinale a alternativa que melhor apresenta característica(s) inerente(s) à gestão para resultados.

  • A. Ênfase nos procedimentos e rotinas burocráticas, bem como nas normas regulamentares como instrumentos essenciais para o alcance dos resultados.
  • B. Contratualização; accountability com base em desempenho avaliado a partir de indicadores de resultados.
  • C. Metas de resultados definidas com base nos parâmetros legais vigentes, com ênfase nos procedimentos e nas rotinas burocráticas consagradas.
  • D. Ênfase na eficiência, nas rotinas burocráticas e nas normas regulamentares vigentes como requisitos preponderantes para o alcance de resultados.
  • E. Competências técnicas dos executores e centralização da gestão com foco no alcance de resultados.

No processo de Gestão da Estratégia do Poder Judiciário brasileiro, genericamente há três elementos gerenciais: Ciclo de Gestão da Operação, Gestão de Projetos e de Aprendizado Estratégico. É correto afirmar que o Ciclo de

  • A. Gestão de Aprendizado diz respeito ao planejamento, organização, liderança e avaliação das operações.
  • B. Gestão da Operação estabelece os processos de comunicação e de alinhamento estratégico periódicos entre CNJ e demais Conselhos e Tribunais Superiores de segmentos de justiça, evitando-se conflitos entre as diretrizes estratégicas destinadas às URs.
  • C. Gestão de Projetos diz respeito a gerenciamentos dos processos das operações do Tribunal.
  • D. Gestão da Operação diz respeito ao planejamento, organização, liderança e avaliação da execução da carteira de projetos necessários à implementação de uma dada estratégia (ou, à entrega de uma missão).
  • E. de Aprendizado Estratégico diz respeito à avaliação da execução da estratégia escolhida pela organização (ou, à entrega de sua missão).

Uma das ferramentas de gestão utilizadas pelo Poder Judiciário é o Balanced ScoreCard − BSC. Sobre as características desta ferramenta é INCORRETO afirmar que

  • A. possui como componentes: objetivos estratégicos, indicadores-chave de desempenho, metas de longo prazo e plano de ação.
  • B. é base para as Reuniões de Análises Estratégicas (RAE) do Poder Judiciário.
  • C. é aplicado na gestão pública por meio dos mapas estratégicos que estabelecem foco, prioridade e eficiência dos programas estratégicos.
  • D. é destinada a avaliar se a estratégia concebida pela organização está coerente com a estrutura organizacional.
  • E. estabelece a necessária vinculação entre os planos estratégicos, táticos e operacionais.

Determinada instituição pública vem enfrentando dificuldades na gestão, gerando desperdício e insatisfação aos seus clientes. Decidiu, então, adotar a Gestão por Processos que

  • A. desenvolve nos empregados que realizam atividades constantes nos processos mapeados a visão ou pensamento sistêmico.
  • B. favorece o trabalho por especialidade, pois o foco é funcional.
  • C. tem como foco o cliente interno e usa a tecnologia da informação para gerar um downsizing, eliminando burocracias desnecessárias.
  • D. conta com 4 tipos de processos: os primários (ou de negócio); os administrativos; os de suporte; os gerenciais.
  • E. utiliza o organograma como uma ferramenta para demonstrar o mapeamento dos processos e com isso permitir a visualização de melhorias.
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