Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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A gestão da qualidade na Administração Pública no Brasil, compartilhada por estados e municípios, conforme a ótica do governo federal, segue determinados princípios próprios. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses princípios.

  • A. Satisfação do cidadão e aumento da arrecadação.
  • B. Valorização do servidor e identificação de requisitos.
  • C. Adoção das melhores práticas e reciprocidade.
  • D. Publicidade e reciprocidade.
  • E. Foco na satisfação do cidadão e melhoria contínua, redução de custos e busca da inovação.

No que se refere a processos administrativos na Administração Pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Na Administração Pública, um administrador pode, por ato discricionário, realizar a transferência de um subordinado para outra cidade, independentemente se essa transferência não tem razões de interesse público.
  • B. No processo administrativo disciplinar, não há obrigatoriedade de garantia do contraditório e da ampla defesa, em razão do interesse público.
  • C. O princípio da oficialidade refere-se à previsão de ritos e fórmulas simples o suficiente para propiciar certeza, segurança e respeito aos direitos dos sujeitos no processo administrativo.
  • D. O princípio da ampla defesa trata da faculdade de manifestar o próprio ponto de vista ou argumentos diante de fatos, documentos ou pontos de vista apresentados por outrem.
  • E. Inquérito administrativo é a fase do processo disciplinar em que as provas são produzidas por meio de instrução, defesa e relatório.

Reconhecendo as novas potencialidades relacionadas à ampliação dos atores sociais envolvidos na gestão da coisa pública, a literatura sobre gestão pública vem crescentemente enfatizando o tema da ‘governança’, salientando novas tendências de administração pública e de gestão de políticas públicas, particularmente a necessidade de mobilizar todo o conhecimento disponível na sociedade em benefício da melhoria da performance administrativa, impulsionando novas formas de articulação político-administrativa, frequentemente se aproximando da estrutura de rede como princípio básico de organização, fenômeno crescentemente assimilado pelo atual debate sobre governança (Frey, 2007, p. 138).

Pode ser inferido, no âmbito dessas tendências, que:

  • A. o conhecimento e a capacidade de resolver os problemas unilateralmente não são detidos exclusivamente por nenhum ator social;
  • B. o governo precisa ser o único ator social na formulação e implementação de políticas públicas;
  • C. a expansão da participação de organizações da sociedade civil nos processos decisórios precisa ser desestimulada;
  • D. os limites da ação estatal na elaboração e implementação de políticas públicas estão bem delimitados e são reconhecíveis de forma clara;
  • E. a estrutura da Administração Pública Federal não pode comportar espaços para a elaboração conjunta de políticas públicas.

Os programas pautados na Gestão da Qualidade Total desenvolvidos nas empresas possuem um forte componente ideológico de adesão do trabalhador às metas das empresas. Caracterizam-se, neste sentido, por articular:

  • A. Garantia da autonomia no processo de trabalho e qualificação técnica dos trabalhadores;
  • B. Fomento à participação dos trabalhadores e satisfação das necessidades dos clientes;
  • C. Democratização das relações de trabalho e qualificação técnica dos trabalhadores;
  • D. Fomento à participação dos trabalhadores e gestão democrática do ritmo da produção;
  • E. Democratização das relações de trabalho e satisfação das necessidades dos clientes.

No contexto da administração pública, a forma pela qual as autoridades firmam determinações para que as pessoas realizem atividades a que estão obrigadas é:

  • A. Portaria.
  • B. Decreto.
  • C. Lei.
  • D. Ordem de Serviço.

Sendo objeto de destaque na gestão do setor público, a cultura organizacional costuma ser levada em consideração quando se trata dos esforços de explicar os fenômenos disfuncionais na administração pública. A cultura de uma organização pode ser definida, resumidamente, como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais. Sob o ponto de vista dos agentes ingressantes na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira em face da reação refratária dos mesmos, que explica

  • A. a adesão plena aos padrões culturais, incorporando valores, crenças e símbolos inerentes à cultura organizacional.
  • B. uma situação composta contemplando componentes de ajuste aos padrões culturais e de transformação da cultura organizacional.
  • C. uma posição intermediária do servidor ingressante e da organização e demais membros, que conjuga transformação e adaptação mútua.
  • D. as características de personalidade e de interesses pessoais, próprios da estratégia de inclusão estruturada pelo servidor ingressante.
  • E. a posição diametralmente oposta em relação à cultura organizacional na fase de ingresso, podendo resultar na manutenção do convívio em isolamento.

A respeito de gestão de resultados na produção de serviços públicos, balanced scorecard, comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, e noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos, julgue os próximos

Considere que um gestor público tenha transmitido uma ordem aos seus funcionários e não tenha recebido feedback. Nessa situação, não houve processo de comunicação, visto que o gestor não pôde avaliar o correto entendimento da orientação recebida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constitui princípio basilar do conceito original de reengenharia no setor público:

  • A.

    rígido controle de processos, com segmentação de etapas, evitando-se a atribuição de todas as etapas a uma única equipe.

  • B.

    drástico enxugamento do quadro de pessoal.

  • C.

    ampliação de estruturas, com a criação das denominadas carreiras em “y”.

  • D.

    radical redefinição dos processos em base zero, conhecido como princípio da “folha em branco”.

  • E.

    terceirização em larga escala, priorizando o desempenho de atividades estatais por consultores privados especializados.

Em relação à Gestão da qualidade, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A gestão da qualidade pressupõe um estilo gerencial autocrático para que seja adotada essa nova cultura na organização.

  • B.

    A gestão da qualidade refere-se ao processo de determinação e orientação do caminho a ser seguido com a finalidade de atingir os objetivos, empregando todos os recursos contidos na produção de um bem ou de um serviço.

  • C.

    A gestão da qualidade pressupõe a necessidade de valorizar as pessoas, a sua autonomia de decisão, a descentralização do poder, a socialização do saber e a reorganização do processo de trabalho.

  • D.

    Na trajetória da evolução do conceito de qualidade observa-se que, em sua fase inicial, ressaltava-se a inspeção, posteriormente, o controle de qualidade, seguido da garantia da qualidade (prevenção) e atualmente desponta a qualidade total.

Num caso de implantação de um processo de mudança sustentável numa empresa inserida em um mercado competitivo, submetido a constante inovação, uma estratégia para ser bem sucedida precisa enfatizar

  • A.

    a mobilização de todo o nível gerencial através de forças-tarefas coesas.

  • B.

    a elaboração de uma visão única e inquestionável do processo de mudança.

  • C.

    o envolvimento das pessoas através de técnicas de empowerment.

  • D.

    a identificação de novas lideranças capazes de conduzir o processo de mudança de forma integral.

  • E.

    a ancoragem da mudança nas bases da cultura organizacional, evitando reações às rupturas necessárias.

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