Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

A gestão da qualidade nas organizações implica mudanças culturais, estratégicas e técnicas importantes na organização, independentemente da participação ativa de seus colaboradores e dos gestores envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

Condicionado aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações, o modelo de excelência em gestão pública foi concebido para desenvolver ações que visam obter sinergia decorrente dos esforços da gestão e da desburocratização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre novas tecnologias gerenciais e organizacionais aplicadas à Administração Pública, temos a Carta de Serviços ao Cidadão, preconizada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo o GESPÚBLICA, a Carta de Serviços tem como premissas

  • A. transparência e accountability.
  • B. Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Acesso à Informação.
  • C. gestão de processos e prestação de contas ao cidadão.
  • D. foco no cidadão e indução do controle social.
  • E. canais de acesso à informação pelo cidadão e governo eletrônico.

“Todos os gestores públicos estão submetidos ao controle”. Esta afi rmação é referente ao princípio da

  • A. Universalidade.
  • B. Independência.
  • C. Legalidade.
  • D. Imparcialidade.
  • E. Totalidade.

Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os itens de 60 a 65.

Os fundamentos do modelo de excelência gerencial em gestão pública são inovação, aprendizado organizacional e gestão participativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os itens de 60 a 65.

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de qualidade por meio da qual podem ser levantadas as causas do atraso no atendimento ao cidadão de uma organização pública, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios e fundamentos da gestão da qualidade e sua aplicação na esfera pública, julgue os itens subsecutivos.

O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados alcançados pela instituição em detrimento dos aspectos de aplicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O chamado Modelo de Excelência em Gestão Pública deve estar alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais da Administração Pública. Orientado por esses princípios constitucionais, integra a base de sustentação desse modelo:

  • A.

    o pensamento sistêmico, consistente no entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.

  • B.

    a autonomia dos órgãos públicos, tendo como objetivo precípuo gerar resultados para o interesse público secundário.

  • C.

    o controle social restrito, a fim de conferir maior eficiência aos projetos públicos e afastando suas características burocráticas como limites de competitividade.

  • D.

    a gestão não participativa, cujo estilo determina atitude gerencial mais independente e voltada a decisões mais céleres por parte do administrador.

  • E.

    a cultura da conservação de ideias, restringindo - se a experimentação e implementação de experiências gerenciais diferenciadas.

O principal indicador utilizado pelo Programa de Qualidade no Serviço Público para medir o sucesso das organizações públicas que aderiram ao Programa é o índice de

  • A.

    satisfação dos usuários.

  • B.

    absenteísmo dos servidores.

  • C.

    produtividade média.

  • D.

    execução orçamentária.

  • E.

    efetividade.

O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe

  • A.

    o acompanhamento contábil da implantação do programa, com relatórios semanais.

  • B.

    uma checagem diária das condições formais da organização, em termos de qualificação dos recursos humanos.

  • C.

    o acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas.

  • D.

    avaliações executadas por instituições externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas específicas.

  • E.

    a construção de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas.

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