Lista completa de Questões sobre Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100. Executado ao longo de toda a década passada, o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado previu não ser possível promover de imediato a mudança da cultura administrativa e a reforma da dimensão-gestão do Estado ao mesmo tempo em que se providencia a mudança do sistema legal.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na reforma do aparelho do Estado, proposta no Plano Diretor em 1995, era possível se fazer a distinção entre alguns objetivos globais e objetivos específicos para seus quatro setores (núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos e produção para o mercado). Um dos objetivos que diz respeito ao setor de produção para o mercado é
transformar autarquias e fundações que possuem poder de Estado em agências autônomas, administradas segundo um contrato de gestão.
obter maior parceria entre Estado, organização social e sociedade a que serve e que deve participar minoritariamente de seu financiamento via compra de serviços e doações.
substituir a administração pública burocrática, rígida, voltada para o controle a priori dos processos pela administração pública gerencial, que se baseia no controle a posteriori dos resultados e na competição administrada.
reorganizar e fortalecer os órgãos de regulação dos monopólios naturais que forem privatizados.
aumentar a efetividade do núcleo estratégico, de forma que os objetivos democraticamente acordados sejam adequados e efetivamente alcançados.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Reforma Gerencial do Estado de 1995 buscava criar novas instituições legais e organizacionais que permitissem a uma burocracia profissional e moderna ter condições de gerir o Estado brasileiro. NÃO se refere(m) à mudança implementada nessa reforma a
introdução de alterações substanciais na lei, regulando o regime de trabalho dos servidores públicos, eliminando privilégios e distorções e definindo claramente o conceito de indicadores de desempenho.
definição em lei e o estabelecimento das primeiras organizações sociais destinadas à execução, no setor público não estatal, de atividades sociais e científicas que o Estado pretende financiar, mas não quer executar diretamente.
criação do regime de emprego público como alternativa ao cargo público, quando não se tratar do exercício de atividade exclusiva de Estado.
criação de agências reguladoras, dotadas de autonomia, previstas para serem agências executivas.
criação da Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado identificava, em uma perspectiva histórica, três formas básicas de administração pública, a saber:
administração pública tradicional, administração pública burocrática e administração pública gerencial.
administração pública clássica, administração pública burocrática e administração pública gerencial.
administração pública patrimonialista, administração pública burocrática e administração pública gerencial.
administração pública burocrática, administração pública pós-burocrática e administração pública gerencial.
administração pública patrimonialista, administração pública burocrática e administração pública republicana.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
A proposta de Reforma do Estado desenvolvida pelo governo federal, contendo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, identificava claramente a necessidade de redefinição do papel do Estado, apontando um quadro de crise que se diferenciava em várias dimensões, dentre elas, a crise fiscal, definida por
uso clientelista das instituições públicas.
perda de crédito público e por poupança pública negativa.
esgotamento do modelo protecionista de substituição de importações em vigor desde os anos 30.
desprofissionalização dos quadros de pessoal e extremo enrijecimento burocrático.
fracasso do modelo de Estado de bem-estar inspirado em valores da social-democracia européia.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O conceito de "publicização", idealizado pela Reforma do Aparelho do Estado, significa
a estatização de atividades estratégicas.
a transferência de atividades antes desempenhadas por entes públicos, especialmente na área social, a entidades privadas sem fins lucrativos.
a ampliação da atuação direta do Estado na área social e a redução da sua atuação em setores produtivos.
o movimento de ampliação das informações à sociedade acerca da atuação da Administração.
a transferência compulsória ao poder público de atividades originalmente de responsabilidade do Estado, como saúde e educação.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
NÃO se inclui entre as principais causas que levaram à Reforma do Aparelho do Estado, implementada no Brasil nos anos 90, a
crise fiscal, caracterizada pela crescente perda de crédito por parte do Estado e pelo esgotamento da poupança pública.
intenção de ampliar a intervenção direta do Estado no domínio econômico, dada a crescente demanda da sociedade por bens e serviços públicos.
necessidade de implementação de uma política de ajuste fiscal, como consequência do cumprimento de obrigações com organismos internacionais.
a crise do modelo burocrático de administração, permeado por práticas patrimonialistas e clientelistas.
a incapacidade do governo de gerar poupança interna e com isso realizar os investimentos públicos demandados pela sociedade.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Instruções: Para responder às questões de números 41 e 42 utilize a chave a seguir.
Sobre a redefinição do papel do Estado, iniciada com as reformas administrativas do governo Fernando Henrique Cardoso:
I. O Estado brasileiro deixou gradualmente de se orientar para a intervenção direta, deixando que as atividades econômicas e as políticas sociais fossem operadas por mecanismos típicos de mercado baseados na livre concorrência.
II. As Agências Reguladoras passaram a regular parte importante dos setores econômicos privatizados.
III. A principal inovação proposta pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho de Estado foi a criação das Agências Executivas, que iriam substituir as estruturas de implementação de políticas públicas subordinadas aos ministérios.
IV. O Núcleo Estratégico foi revalorizado através de políticas de recomposição salarial e concursos dirigidos às carreiras de estado.
V. As Organizações Sociais, impostas aos ministérios da Saúde, Educação e Cultura, substituíram as Autarquias e Fundações, a partir de 1995.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995 definiu novos modelos de organização para a Administração Pública Federal. São eles:
as parcerias público-privadas, as autarquias e as fundações.
os consórcios públicos, as organizações federais e as autarquias executivas.
as organizações sociais, as agências reguladoras e as parcerias público-privadas.
as organizações sociais, as agências executivas e as agências reguladoras.
as agências executivas, as fundações e as organizações públicas não-estatais.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O novo paradigma gerencial adotado pela Administração Pública enfatiza o lugar central do cidadão como cliente dos serviços públicos. Em relação à diferença entre o cliente-cidadão e o consumidor de serviços privados é correto afirmar que
o cliente-cidadão consome serviços públicos apenas mediante um contrato formal com os órgãos públicos.
os dois são equivalentes, pois ambos consomem serviços mediante o pagamento de taxas.
o cliente só assume a condição de cidadão quando utiliza serviços exclusivamente fornecidos pela Administração Pública.
o consumidor de serviços privados pode reclamar da qualidade do atendimento nos órgãos autorizados, enquanto o cidadão só pode agir por meio do voto.
o cliente-cidadão consome serviços públicos na condição de portador de direitos e deveres, por meio dos quais pode avaliar e até mesmo elaborar políticas públicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...