Questões sobre Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995)

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Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100. Executado ao longo de toda a década passada, o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado previu não ser possível promover de imediato a mudança da cultura administrativa e a reforma da dimensão-gestão do Estado ao mesmo tempo em que se providencia a mudança do sistema legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na reforma do aparelho do Estado, proposta no Plano Diretor em 1995, era possível se fazer a distinção entre alguns objetivos globais e objetivos específicos para seus quatro setores (núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos e produção para o mercado). Um dos objetivos que diz respeito ao setor de produção para o mercado é

  • A.

    transformar autarquias e fundações que possuem poder de Estado em agências autônomas, administradas segundo um contrato de gestão.

  • B.

    obter maior parceria entre Estado, organização social e sociedade a que serve e que deve participar minoritariamente de seu financiamento via compra de serviços e doações.

  • C.

    substituir a administração pública burocrática, rígida, voltada para o controle a priori dos processos pela administração pública gerencial, que se baseia no controle a posteriori dos resultados e na competição administrada.

  • D.

    reorganizar e fortalecer os órgãos de regulação dos monopólios naturais que forem privatizados.

  • E.

    aumentar a efetividade do núcleo estratégico, de forma que os objetivos democraticamente acordados sejam adequados e efetivamente alcançados.

A Reforma Gerencial do Estado de 1995 buscava criar novas instituições legais e organizacionais que permitissem a uma burocracia profissional e moderna ter condições de gerir o Estado brasileiro. NÃO se refere(m) à mudança implementada nessa reforma a

  • A.

    introdução de alterações substanciais na lei, regulando o regime de trabalho dos servidores públicos, eliminando privilégios e distorções e definindo claramente o conceito de indicadores de desempenho.

  • B.

    definição em lei e o estabelecimento das primeiras organizações sociais destinadas à execução, no setor público não estatal, de atividades sociais e científicas que o Estado pretende financiar, mas não quer executar diretamente.

  • C.

    criação do regime de emprego público como alternativa ao cargo público, quando não se tratar do exercício de atividade exclusiva de Estado.

  • D.

    criação de agências reguladoras, dotadas de autonomia, previstas para serem agências executivas.

  • E.

    criação da Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado identificava, em uma perspectiva histórica, três formas básicas de administração pública, a saber:

  • A.

    administração pública tradicional, administração pública burocrática e administração pública gerencial.

  • B.

    administração pública clássica, administração pública burocrática e administração pública gerencial.

  • C.

    administração pública patrimonialista, administração pública burocrática e administração pública gerencial.

  • D.

    administração pública burocrática, administração pública pós-burocrática e administração pública gerencial.

  • E.

    administração pública patrimonialista, administração pública burocrática e administração pública republicana.

A proposta de Reforma do Estado desenvolvida pelo governo federal, contendo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, identificava claramente a necessidade de redefinição do papel do Estado, apontando um quadro de crise que se diferenciava em várias dimensões, dentre elas, a crise fiscal, definida por

  • A.

    uso clientelista das instituições públicas.

  • B.

    perda de crédito público e por poupança pública negativa.

  • C.

    esgotamento do modelo protecionista de substituição de importações em vigor desde os anos 30.

  • D.

    desprofissionalização dos quadros de pessoal e extremo enrijecimento burocrático.

  • E.

    fracasso do modelo de Estado de bem-estar inspirado em valores da social-democracia européia.

O conceito de "publicização", idealizado pela Reforma do Aparelho do Estado, significa

  • A.

    a estatização de atividades estratégicas.

  • B.

    a transferência de atividades antes desempenhadas por entes públicos, especialmente na área social, a entidades privadas sem fins lucrativos.

  • C.

    a ampliação da atuação direta do Estado na área social e a redução da sua atuação em setores produtivos.

  • D.

    o movimento de ampliação das informações à sociedade acerca da atuação da Administração.

  • E.

    a transferência compulsória ao poder público de atividades originalmente de responsabilidade do Estado, como saúde e educação.

NÃO se inclui entre as principais causas que levaram à Reforma do Aparelho do Estado, implementada no Brasil nos anos 90, a

  • A.

    crise fiscal, caracterizada pela crescente perda de crédito por parte do Estado e pelo esgotamento da poupança pública.

  • B.

    intenção de ampliar a intervenção direta do Estado no domínio econômico, dada a crescente demanda da sociedade por bens e serviços públicos.

  • C.

    necessidade de implementação de uma política de ajuste fiscal, como consequência do cumprimento de obrigações com organismos internacionais.

  • D.

    a crise do modelo burocrático de administração, permeado por práticas patrimonialistas e clientelistas.

  • E.

    a incapacidade do governo de gerar poupança interna e com isso realizar os investimentos públicos demandados pela sociedade.

Instruções: Para responder às questões de números 41 e 42 utilize a chave a seguir.

Sobre a redefinição do papel do Estado, iniciada com as reformas administrativas do governo Fernando Henrique Cardoso:

 I. O Estado brasileiro deixou gradualmente de se orientar para a intervenção direta, deixando que as atividades econômicas e as políticas sociais fossem operadas por mecanismos típicos de mercado baseados na livre concorrência.

II. As Agências Reguladoras passaram a regular parte importante dos setores econômicos privatizados.

III. A principal inovação proposta pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho de Estado foi a criação das Agências Executivas, que iriam substituir as estruturas de implementação de políticas públicas subordinadas aos ministérios.

IV. O Núcleo Estratégico foi revalorizado através de políticas de recomposição salarial e concursos dirigidos às carreiras de estado.

V. As Organizações Sociais, impostas aos ministérios da Saúde, Educação e Cultura, substituíram as Autarquias e Fundações, a partir de 1995.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

O Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995 definiu novos modelos de organização para a Administração Pública Federal. São eles:

  • A.

    as parcerias público-privadas, as autarquias e as fundações.

  • B.

    os consórcios públicos, as organizações federais e as autarquias executivas.

  • C.

    as organizações sociais, as agências reguladoras e as parcerias público-privadas.

  • D.

    as organizações sociais, as agências executivas e as agências reguladoras.

  • E.

    as agências executivas, as fundações e as organizações públicas não-estatais.

O novo paradigma gerencial adotado pela Administração Pública enfatiza o lugar central do cidadão como cliente dos serviços públicos. Em relação à diferença entre o cliente-cidadão e o consumidor de serviços privados é correto afirmar que

  • A.

    o cliente-cidadão consome serviços públicos apenas mediante um contrato formal com os órgãos públicos.

  • B.

    os dois são equivalentes, pois ambos consomem serviços mediante o pagamento de taxas.

  • C.

    o cliente só assume a condição de cidadão quando utiliza serviços exclusivamente fornecidos pela Administração Pública.

  • D.

    o consumidor de serviços privados pode reclamar da qualidade do atendimento nos órgãos autorizados, enquanto o cidadão só pode agir por meio do voto.

  • E.

    o cliente-cidadão consome serviços públicos na condição de portador de direitos e deveres, por meio dos quais pode avaliar e até mesmo elaborar políticas públicas.

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