Lista completa de Questões de Administração Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
A descentralização foi tema presente nas reformas britânica e norte-americana, que buscaram estruturar um modelo pós-burocrático de administração pública. Julgue as sentenças relativas aos objetivos da descentralização nos diferentes modelos.
I. O objetivo da descentralização no public service orientation estava em estabelecer uma interface entre os cidadãos e a administração pública de modo a fazer valer os direitos democráticos de participação, eqüidade e justiça.
II. O consumerism fazia uso da descentralização não só administrativa, mas também política, que tinha entre seus objetivos a delegação de autoridade, para aproximar os usuários dos serviços públicos de modo a facilitar sua fiscalização.
III. A descentralização não fazia parte do escopo de reforma do gerencialismo puro, visto que sua principal preocupação estava na diminuição de custos do setor público e, sendo a descentralização um processo dispendioso, não foi utilizada nesse modelo.
IV. A tradição de descentralização em estados federativos, nos EUA, favoreceu a implementação do managerialism, resultando em um sucesso maior que no governo centralizado de Margareth Thatcher, na Grã- Bretanha.
Estão corretas:
As afirmativas I, III e IV.
As afirmativas I e II.
As afirmativasI e IV.
As afirmativas II e IV.
As afirmativas III e IV.
Entre os dilemas do modelo pós-burocrático, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa e ao final assinale a opção correta.
( ) A relação entre a lógica fiscal e a lógica gerencial pode ser conflitante, visto que existe um trade off entre autonomia gerencial, exercida por mecanismos contratuais, e o controle fiscal rígido que inibe a administração por objetivos.
( ) A descentralização, apesar de possibilitar a melhora da democratização e da eficiência do sistema, pode agravar as diferenças regionais produzindo uma segregação entre regiões pobres e ricas, prejudicando a eqüidade dos serviços públicos.
( ) A separação entre formulação de políticas públicas e sua implementação pode prejudicar o accountability, pois fica mais difícil identificar o responsável pela prestação global dos serviços públicos.
Indique a alternativa correta.
V, F, V
F, V, V
V, V, F
F, F, V
V, V, V
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Com relação às mudanças no papel do Estado, apresentadas no Plano Diretor para a reforma do aparelho do Estado, de 1995, classifique as opções a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) Na reforma, a redefinição do papel do Estado adquiriu importância decisiva diante de sua forte presença na economia internacional e de sua impossibilidade de atender com eficiência à sobrecarga de demandas a ele dirigidas, sobretudo na área econômica.
( ) A reforma devia ser entendida dentro do contexto da redefinição do papel do Estado, que deixa de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social pela via da produção de bens e serviços, transferindo para o setor privado as atividades que podem ser controladas pelo mercado.
( ) Na reforma, o Estado delegou ao setor privado seu papel de executor ou regulador direto de serviços, mantendo-se entretanto como provedor ou promotor desses, principalmente dos serviços sociais - essenciais para o desenvolvimento, para a democracia e para uma distribuição de renda mais justa.
( ) A reforma buscou o fortalecimento das funções de coordenação e prestação de serviços pelo Estado, particularmente no nível federal, e a progressiva desconcentração vertical das funções executivas no campo da prestação de serviços sociais e de infraestrutura.
Assinale a opção correta.
F, F, F, V
V, F, V, F
V, V, V, F
V, F, V, V
F, V, F, F
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
De acordo com o Plano Diretor para a reforma do Estado de 1995, indique qual projeto tem como objetivo permitir a descentralização de atividades no setor de prestação de serviços, a partir do pressuposto que esses serviços serão mais eficientemente realizados se, mantendo o financiamento do Estado, forem executados pelo setor público não-estatal.
O projeto das Agências Autônomas.
O projeto das Organizações Sociais.
O projeto das Redes de Governo.
O projeto das Privatizações.
O projeto dos Sistemas de Gestão.
O gasto público social é o instrumento central dos governos para a promoção da equidade na distribuição das oportunidades de acesso ao produto social e para a melhoria da distribuição da renda numa sociedade. Entre as assertivas abaixo, que versam sobre o gasto público social, assinale a única incorreta.
Os efeitos redistributivos do gasto público social são determinados pela magnitude e pela forma de financiamento deste.
No Brasil, o gasto social direto representa o maior item do dispêndio não financeiro do governo federal.
O Brasil é um país de renda per capita relativamente baixa, mas tem alcançado uma arrecadação tributária equivalente à de países ricos.
Embora quase metade da carga tributária brasileira seja composta de contribuições diretamente vinculadas a gastos na área social, persiste no Brasil uma das mais extremas situações de desigualdade de renda do mundo.
A maior parcela dos recursos alocados na área social é absorvida pela previdência social – o regime geral da previdência social e o regime jurídico único para os funcionários federais.
Ao longo dos anos 90, o governo brasileiro privatizou mais de cem empresas estatais, gerando mais de US$ 80 bilhões em receitas e dívidas transferidas. Essas privatizações
são todos corretos
são todos incorretos
apenas um está incorreto
apenas um está correto
dois são corretos, dois incorretos e um parcialmente correto
A privatização de empresas estatais foi um dos principais instrumentos dos programas de reforma do Estado empreendidos em todo o mundo no final do século XX. Para regular e fiscalizar os serviços privatizados, segundo os diferentes modelos adotados no Brasil, criaram-se autarquias especiais (agências reguladoras). Identifique nos enunciados a seguir aqueles que são falsos (F) e os que são verdadeiros (V). Em seguida, escolha a opção que contém a seqüência correta.
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
F, F, V, V
F, V, V, F
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que corretamente apresenta a função que o Estado deve incrementar quando ocorre um processo de desestatização.
Desenvolvimentista
Propulsor da era pós-industrial
De polícia
Prestador de todos os serviços sociais
De regulação
A reforma do marco regulatório das telecomunicações fez com que a Anatel assumisse uma série de atribuições. Algumas atribuições, entretanto, foram retidas pelo Poder Executivo. Indique quais das atribuições abaixo indicadas continuam a ser de competência do Poder Executivo:
nenhuma
todas
apenas uma
apenas quatro
apenas três
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No contexto da administração pública tradicional os modelos de controle focam insumos, o que não tem sido suficiente para atender os anseios de uma sociedade democrática, havendo uma tendência de modernização dos processos de controle no âmbito da gestão pública. Escolha a opção que indica corretamente a repercussão dessa tendência na administração da função pública.
Avaliação focada na gestão de pessoas.
Avaliação centrada na utilização de recursos.
Avaliação focada em procedimentos.
Avaliação centrada nos meios.
Avaliação focada em objetivos, metas e indicadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...