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Na gestão das relações interpessoais, afastar-se do conflito ou ocultá-lo é uma solução que se denomina
Considerando um determinado funcionário administrativo encarregado de uma tarefa, podemos dizer que ele precisa das seguintes precondições para realizar a tarefa:
I. capacitação e habilidade para realizar a tarefa;
II. equilíbrio emocional e psicológico;
III. receber, a tempo e a hora, todas as informações necessárias à execução da tarefa;
IV. ter acesso a todos os equipamentos capazes de facilitar e apressar a realização da tarefa;
V. estar presente no local de realização da tarefa, no momento necessário.
Classificando as precondições acima em indispensáveis e desejáveis, podemos afirmar que são indispensáveis:
somente I e II
somente I, III e IV
somente I, III e V
somente I, III, IV e V
todas as precondições
Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tinha sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia da empresa, no tipo cadeia. Após uma série de mudanças organizacionais que resultaram em novos desafios para a equipe, a rede de comunicação passou a se estruturar no tipo todos os canais, como representado na figura abaixo.
Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a estrutura do tipo cadeia quando o foco está no(a):
O diretor administrativo de uma empresa criou um grupo de trabalho para propor alternativas para melhoria na qualidade dos serviços ao cliente. Os principais problemas haviam sido detectados a partir das reclamações dos clientes e diziam respeito aos prazos de entrega dos produtos. O diretor selecionou cinco funcionários com alto desempenho e grande conhecimento da empresa e do mercado e estipulou o prazo de três meses para a apresentação de propostas. O grupo se reuniu por diversas vezes. Em todas as reuniões apenas os funcionários A e B analisavam as informações, propunham soluções e discutiam alternativas viáveis. Os demais limitavam-se a esperar as análises elaboradas por A e B e dar algumas sugestões pontuais, alegando que A e B são muito experientes, podemos confiar neles para apresentar um bom trabalho pelo grupo.
A situação retrata um fenômeno comum nos grupos de trabalho, conhecido como:
Para a criação de equipes eficazes é preciso que se considerem fatores de contexto, de composição e de processo das equipes.
É um fator de contexto fortemente relacionado ao desempenho das equipes:
Um elemento fundamental para o bom desempenho dos grupos de trabalho é a coesão, ou o grau em que os membros do grupo são motivados a permanecer unidos como grupo.
Para estimular a coesão do grupo, é uma iniciativa adequada:
As equipes de trabalho são amplamente utilizadas nas organizações contemporâneas. No entanto, as equipes nem sempre são mais adequadas que o trabalho individual.
Entre as desvantagens das equipes de trabalho em relação ao trabalho individual está:
Em uma equipe de trabalho, o funcionário A é quem examina os detalhes e faz cumprir as regras; o funcionário B tem boas habilidades analíticas e sempre oferece análises aprofundadas das situações e opções que a equipe enfrenta.
A e B desempenham na equipe, respectivamente, os seguintes papéis:
Existem vários métodos para definir uma das atividades de Recursos Humanos (RH). Estes métodos são: do escalonamento; das categorias predeterminadas; de comparação de fatores; de mensuração por pontos; flexível (aplicação de dois ou mais métodos voltados às organizações estruturadas em torno de processos). Assim sendo, assinale com qual atividade de RH estes métodos estão relacionados.
Seleção de Pessoal
Lotação de Pessoal
Recrutamento de Pessoal
Avaliação de Pessoal
Treinamento de Pessoal
Além do conhecimento tecnológico indispensável, o administrador precisa possuir ou desenvolver habilidades para bem desempenhar sua missão. Considere os itens abaixo que apresentam possíveis habilidades que o administrador precisa possuir ou desenvolver.
I - Habilidade humana: discernimento e capacidade para trabalhar com pessoas.
II - Habilidade técnica: utilização de conhecimentos, técnicas, métodos e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas.
III - Habilidade conceitual: habilidade para compreender as complexidades da organização.
Quais estão corretas?
Apenas I e II
Apenas II e III.
Apenas I.
Apenas I e III.
I, II e III.
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