Questões de Administração do ano 0000

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Numere a coluna da direita, que apresenta ações, de acordo com a coluna da esquerda, que lista tipos de política de recursos humanos.

( 1 ) Provisão de Recursos Humanos                 ( ) Plano de Benefícios Sociais

( 2 ) Aplicação de Recursos Humanos               ( ) Auditoria de Recursos Humanos

( 3 ) Manutenção de Recursos Humanos            ( ) Integração

( 4 ) Desenvolvimento de Recursos Humanos    ( ) Plano de Carreira

( 5 ) Monitoração de Recursos Humanos     ( ) Treinamento A ordem correta dos números da coluna da direita,

de cima para baixo, é

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5

  • B.

    4, 5, 2, 1 e 3

  • C.

    3, 5, 1, 2 e 4

  • D.

    3, 5, 4, 1 e 2

  • E.

    1, 2, 5, 3 e 4

Em pesquisa destinada a compreender o papel dos administradores, Henry Mintzberg estudou um grupo de altos executivos em sua atuação diária. Quanto às suas conclusões, assinale a opção correta.

  • A.

    Os resultados obtidos permitiram reforçar a perspectiva de Fayol sobre o papel dos administradores.

  • B.

    A importância do papel desempenhado pelos administradores nas organizações independe do nível hierárquico.

  • C.

    O trabalho dos administradores concentra-se apenas em planejar, dirigir, controlar e organizar.

  • D.

    Não é papel do administrador, exceto em funções específicas, o relacionamento e troca de informações com outras organizações.

  • E.

    A administração de recursos, entre os quais seu próprio tempo e a alocação de tarefas aos subordinados, são papéis decisórios típicos exercidos pelos administradores.

Cada vez mais os gestores estão assumindo a responsabilidade pela análise e descrição dos cargos que lhes estão subordinados, a fim de redesenhá-los e adequá-los às características de seus funcionários e, com isso, aumentarem a eficácia e a satisfação dos colaboradores.

No que se refere à análise e à descrição de cargos nas organizações, analise as afirmativas.

I. Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente.

II. A descrição de cargos focaliza os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.

III. A descrição e análise de cargos constituem um mesmo processo que busca definir as atribuições e responsabilidades específicas do ocupante de um cargo.

IV. A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, ou seja, os aspectos intrínsecos do cargo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – IV.
  • B. II – III – IV.
  • C. I – III.
  • D. II – III.
  • E. I – III – IV.

A avaliação da função de gestão de pessoas é conhecida como auditoria de RH. Nela é feita uma revisão sistemática e formal para avaliação de resultados frente a parâmetros e indicadores diversos, tanto de processos isolados quanto da função como um todo.

Um indicador relativo ao desempenho de processos de gestão de pessoas é:

  • A. custo de T&D por empregado;
  • B. idade média da força de trabalho;
  • C. custo médio por acidente;
  • D. salário médio por funcionário;
  • E. tempo médio de preenchimento de vagas.

A rotatividade de pessoal refere-se ao fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização.

A rotatividade implica uma série de custos para reposição de pessoal. Representam custos de reposição de mão de obra, em função da rotatividade:

  • A. custos de seleção, derivados do pagamento de benefícios;
  • B. custos de treinamento, derivados da menor produtividade dos funcionários durante o treinamento;
  • C. custos de recrutamento, derivados de programas de integração;
  • D. custos de desligamento, derivados de checagem de referências;
  • E. custos de recrutamento, derivados de programas de orientação.

As competências gerenciais requeridas para o cargo de gerente são classificadas em três categorias. São elas:

  • A.

    experiência, comunicação e habilidade.

  • B.

    conhecimentos, habilidades e atitudes

  • C.

    conhecimento, especialização e liderança.

  • D.

    negociação, análise e atitude.

A liderança pode ser definida como

  • A.

    o exercício competente da capacidade de comando.

  • B.

    influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

  • C.

    função administrativa que define os objetivos a atingir e estabelece os meios e programas para alcançá-los, especialmente em tempos de grande turbulência.

  • D.

    o processo de manutenção que as pessoas da organização utilizam para administrar a empresa combinando recursos, conhecimentos e técnicas especiais.

No que se refere à liderança, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. O líder liberal determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

II. O líder autocrático insiste na necessidade de cumprir as metas, preocupa-se mais com a tarefa do que com o grupo que a executa e enfatiza o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos.

III. O líder democrático dedica parte de seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe, pede opiniões ou sugestões de decisões.

Estão corretos:

  • A. Apenas o item II.
  • B. Apenas os itens I e III.
  • C. Apenas os itens II e III.
  • D. I, II e III.

Um fator importante na compreensão da liderança é a identificação e a análise das fontes de poder. O poder que baseia-se no conhecimento e know-how do líder em termos do trabalho denomina-se poder

  • A. referente.
  • B. de recompensa.
  • C. coercitivo.
  • D. legítimo.
  • E. de perito.

Uma instituição pública municipal de porte médio, dedicada ao atendimento à população de rua, vinha enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetiva no desempenho de sua missão institucional. A instituição conta com um quadro de funcionários de grande competência e, pela proximidade com o cliente final, o feedback do trabalho dos funcionários é automático. Um novo prefeito assumiu, com a promessa de fazer mudanças na instituição. Avaliando que a liderança da instituição não é eficaz, o prefeito substituiu os líderes antigos, orientados para as pessoas, por líderes orientados para a tarefa. Ao fim de dois anos, nenhum impacto significativo pôde ser observado no desempenho da instituição.

No contexto descrito, de acordo com as abordagens contemporâneas de liderança, é provável que tenha ocorrido o seguinte:

  • A. a forte competência dos funcionários substituiu qualquer estilo de liderança;
  • B. a forte competência dos funcionários neutralizou a liderança orientada para a tarefa;
  • C. a forte competência dos funcionários e o feedback automático substituíram a liderança orientada para a tarefa;
  • D. o feedback automático neutralizou a liderança orientada para a tarefa;
  • E. o estilo de liderança orientado para a tarefa não surtiu efeito, pois só é efetivo em organizações de grande porte.
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