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A administração de recursos humanos (ARH) é uma área interdisciplinar e relativamente nova. Envolve conceitos de áreas de conhecimento como Psicologia Organizacional, Engenharia Industrial, Direito, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho etc.
Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto a aspectos internos da organização (abordagem introversiva), como a aspectos externos (abordagem extroversiva).
A ARH faz uso de técnicas que são aplicadas diretamente ou indiretamente às pessoas, visando obter e fornecer dados ou subsídios para a tomada de decisões organizacionais.
Com relação a esse tema, é correto afirmar que as técnicas de ARH de abordagem introversiva incluem
plano de carreiras, plano de cargos e salários e política de incentivo ao bom desempenho.
análise e descrição de cargos, treinamento operacional, recrutamento e seleção de pessoal.
acompanhamento e avaliação de desempenho, pesquisa de benefícios e remuneração variável.
higiene e segurança no trabalho, relações sindicais e legislação trabalhista.
pesquisa de salários e benefícios, relações com entidades de formação profissional e seleção de pessoal.
Podemos definir liderança como
Poucos temas do comportamento organizacional têm gerado tanto debate como a liderança. Compreender o processo de influência de uma pessoa na orientação de indivíduos ou grupos para o alcance dos objetivos organizacionais tornou-se um campo de estudo fascinante dentro e fora das empresas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com o modelo contingencial desenvolvido por Fiedler, o líder eficaz é aquele que possui características especiais que o distinguem dos seus liderados, o que se denomina teoria dos traços.
Poucos temas do comportamento organizacional têm gerado tanto debate como a liderança. Compreender o processo de influência de uma pessoa na orientação de indivíduos ou grupos para o alcance dos objetivos organizacionais tornou-se um campo de estudo fascinante dentro e fora das empresas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Os líderes transacionais possuem como características fundamentais a capacidade de fornecer visão e sentido de missão, de inspirar confiança, de tratar cada empregado individualmente e de definir recompensas adequadas para o bom desempenho de seus subordinados.
Poucos temas do comportamento organizacional têm gerado tanto debate como a liderança. Compreender o processo de influência de uma pessoa na orientação de indivíduos ou grupos para o alcance dos objetivos organizacionais tornou-se um campo de estudo fascinante dentro e fora das empresas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Algumas variáveis situacionais básicas influenciam a favorabilidade de uma situação, ou seja, permitem que o líder exerça influência sobre um determinado grupo. Exemplos desse tipo de variável são as relações entre o líder e os membros do grupo e a posição de poder do líder.
Com base no gráfico acima, identifique os valores que se seguem e selecione a opção correta.
20/10/30/140/20/70
10/30/70/160/20/50
20/20/30/160/50/70
10/30/70/140/50/70
20/10/30/140/20/50
O instrumento gráfico utilizado para identificar o processo informacional de um determinado setor operacional denomina-se
Fluxograma.
Cronograma.
Organograma.
Quadro de distribuição de trabalho (QDT).
Lay out.
São modelos de substituição de equipamentos, EXCETO:
Substituição idêntica.
Substituição não idêntica.
Substituição por deterioração.
Substituição estratégica.
"A seleção de equipamentos de movimentação de materiais é uma tarefa difícil (...) principalmente porque cada operação não pode ser vista isoladamente, e não admite estrangulamento nem ociosidades." (Dias, 1993, p.242).
I - V - II - III - IV
II - V - I - IV - III
V - II - III - I - IV
II - V - IV - I - III
III - II - V - I - IV
Administração - Manuais de Organizações - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
O documento que traz as normas de funcionamento de uma instituição e define sua estrutura, suas funções e as competências de seus membros é:
o plano de ação anual.
a ata de aprovação do Conselho.
a carta de intenções.
o regimento interno.
o relatório técnico oficial.
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