Questões de Administração do ano 2004

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O documento elaborado dentro de uma empresa com a finalidade de uniformizar os procedimentos que devem ser observados nas diversas áreas de atividades, sendo normalmente constituído de diversos tomos, segundo os subsistemas integrantes da empresa, é denominado:

  • A. (A) manual;
  • B. (B) norma;
  • C. (C) instrução;
  • D. (D) rotina;
  • E. (E) regimento interno.

A vantagem de ter manuais na instituição é:

  • A.

    a padronização de procedimentos

  • B.

    a complicação de procedimentos

  • C.

    a duplicidade de procedimentos

  • D.

    a dificuldade de procedimentos

Quanto a aspectos específicos da administração, julgue os itens que se seguem.

Os manuais administrativos facilitam o processo de efetivação de normas e procedimentos e possibilitam treinamento aos empregados da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

As áreas de atuação dos profissionais de organização e métodos incluem

os manuais administrativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de já possuir credibilidade, uma determinada empresa identificou a necessidade de legitimar mais as suas ações organizacionais de interesse público. Com esse objetivo, a empresa contratou Lara, uma profissional de relações públicas com experiência na área e alta competência técnica e interpessoal.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os seguintes itens, relativos aos elementos relevantes da atividade de relações públicas.

O trabalho de relações públicas, como o que Lara executa, é utilizado nas empresas com o intuito exclusivo de lograr metas organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Basicamente, existem três instrumentos para levantar e documentar um processo: a entrevista, os formulários de coleta de dados e a observação direta. Uma desvantagem principal da observação direta é:

  • A.

    não permitir ao analista conhecer o que estiver sendo objeto de estudo, facilitando o levantamento, a análise e a conclusão do trabalho.

  • B.

    não ser um meio eficiente de comparar as informações coletadas através de outras técnicas.

  • C.

    demonstrar que o analista não está seriamente interessado em conhecer aquilo que está sendo estudado;

  • D.

    poder vir a atrapalhar o andamento normal das atividades observadas.

  • E.

    não ser recomendável para a obtenção de impressões (em termos globais).

A divisão do trabalho permite a realização de atividades complexas, podendo focalizar responsabilidades ou tarefas, sendo que:

  • A. (A) responsabilidades se referem a aspectos operacionais;
  • B. (B) tarefas tratam da definição dos problemas que o ocupante de um cargo deve resolver;
  • C. (C) tarefas tratam de ações sem prazos nem recursos definidos previamente;
  • D. (D) responsabilidades são abrangentes e conceituais;
  • E. (E) responsabilidades são relativas a ações com prazos e recursos específicos.

A área de organização e métodos (O&M) tem a função de planejar e organizar a construção da estrutura de recursos e de operações de uma empresa. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Um analista de O&M pode ser corretamente definido como um dos agentes de mudanças da organização, de maneira que deve perceber qual a extensão da mudança que se pretende fazer, além de conhecer o costume atual e as tendências naturais das pessoas envolvidas para, por fim, realizar efetivamente a mudança.

  • C. Certo
  • E. Errado

A área de organização e métodos (O&M) tem a função de planejar e organizar a construção da estrutura de recursos e de operações de uma empresa. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Para o desenvolvimento e a implantação de qualquer sistema em O&M, é prescindível a compreensão das forças políticas atuantes no ambiente da empresa, sendo suficientes os conhecimentos técnicos necessários à implantação do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a determinados aspectos da dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir.

No que se refere à motivação, em especial tendo em vista a teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland, pode-se dizer que empregados que tenham grande necessidade de realização ficam satisfeitos com o bom desempenho, mas não estabelecem metas mais elevadas do que as pessoas com pouca necessidade de realização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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