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No que se refere a aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.
O planejamento está intimamente relacionado com o processo racional de tomada de decisão: estruturam-se as escolhas que são feitas e elimina-se o risco ou as decisões arriscadas.
Administração - Planejamento - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A estrutura organizacional voltada para a inovação NÃO apresenta como característica a(o):
comunicação mais aberta possível.
alto grau de especialização das tarefas.
pouca definição de atividades e de atribuições.
maior descentralização de autoridade.
As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.
O planejamento estratégico é uma ferramenta do processo de administração estratégica e tem as seguintes características:
I. orienta e preside as principais decisões de uma organização e é um instrumento para a definição dos domínios de atuação da organização.
II. estabelece o propósito da organização em termos de missão, objetivos, programas de ação e prioridades de alocação de recursos.
III. otimiza oportunidades e forças e diferencia as tarefas gerenciais dos vários níveis hierárquicos da organização.
Somente a afirmativa I é correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e III são corretas.
Somente as afirmativas II e III são corretas.
As afirmativas I, II e III são corretas.
O planejamento estratégico tem sido utilizado como instrumental de intervenção do serviço social e pode ser empregado com o objetivo de
racionalizar e dar direção à necessidade de redefinições futuras de uma organização, setor ou atividade, e tem se constituído como importante elemento de influência em nível técnico e político.
organizar planos, programas e projetos de acordo com os objetivos gerais da empresa, porém isento do aspecto político.
ampliar a discussão dos principais problemas da instituição e definir os métodos de atuação, especificamente no campo político.
avaliar o desempenho individual dos funcionários e usuários de uma determinada instituição sob a influência de nível técnico e político.
hierarquizar as ações por ordem de importância gerencial e técnica para futuras ampliações e redefinições de rumos no trabalho, de acordo com as disposições de seus dirigentes.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Quanto aos princípios gerais do planejamento organizacional é correto afirmar que
o princípio da contribuição está relacionado à capacidade de cada membro propor alternativas estratégicas que serão desdobradas em metas.
o princípio da precedência estabelece a necessidade de se atender aos níveis hierárquicos mais elevados em detrimento dos níveis menores.
o princípio da efetividade relaciona-se à obtenção de resultados através de ações de curto prazo e em departamentos específicos.
o princípio da abrangência compreende que o planejamento pode provocar mudanças nas pessoas, na tecnologia e nos sistemas.
o princípio da maior eficácia está relacionado à resolução de problemas, de maneira adequada, e a custos reduzidos.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Com relação ao Desenho Organizacional, é correto afirmar que
a diferenciação vertical é uma das três formas existentes e tem como objetivo o estudo da hierarquia departamental.
a diferenciação vertical é uma das três formas existentes e tem como objetivo o estudo da hierarquia departamental.
o processo de integração relaciona-se intrinsecamente aos mecanismos de operação que visam a elaboração de rotinas padrão.
o processo de diferenciação relaciona-se com o processo de capacitação de pessoal, não tendo relação com a divisão do trabalho.
ele deve se constituir em uma das prioridades da administração, pois estabelece como a estrutura funcionará e como os recursos serão distribuídos.
As habilidades e recursos singulares que determinam as armas competitivas da organização são chamadas de
diversificação
estratégia de foco.
nicho da organização.
competência diferencial.
estratégia de liderança de custo.
No Brasil, existem diferenças cruciais entre a gestão de recursos humanos (RH) na iniciativa privada e nas entidades públicas. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
Para a empresa privada, a competitividade é uma questão de sobrevivência. O mercado não perdoa a falta de competência, o projeto mal gerenciado ou a inércia frente às novas necessidades dos clientes. Se existem questões relacionadas a interesses pessoais, políticos, jogos de status e coleguismo, antes de tudo, via de regra, vem a eficácia na atuação da organização. Nesse raciocínio, cabe dizer que os requisitos básicos de um planejamento estratégico, como as definições de missão, visão e valores, os quais dão um senso de direção às pessoas, são encontrados como exceção em instituições públicas, principalmente naquelas ditas puras, onde todo o recurso advém inteiramente do estado-patrão.
Administração - Planejamento - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Quando falamos em definir antecipadamente os bjetivos e ações da instituição estamos nos referindo ao conceito de:
planejamento
organização
liderança
controle
O planejamento estratégico é como um processo administrativo que combina algumas características básicas destacando-se entre elas:
Identificação de técnicas apropriadas para efetivá-lo.
Desenvolvimento de estratégia para atingir às metas
Coordenação do planejamento ao nível da unidade.
Requisição de qualidades de liderança.
Analise dos avanços tecnológicos projetados
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