Questões de Administração do ano 2004

Lista completa de Questões de Administração do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir.

Para José Maria Jardim (1987), gestão de documentos é o processo de planejamento, organização, controle e coordenação dos recursos humanos, espaço físico e equipamentos, com o objetivo de preservar e facilitar o acesso aos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração geral, julgue os itens a seguir.

Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de administração gerencial e de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

A principal diferença entre planejamento estratégico e gestão estratégica é que aquele está referenciado na formulação e esta inclui prospecção, formulação, implementação e avaliação como fases concomitantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo pelo qual as organizações buscam uma maior vantagem competitiva articulando suas competências, redesenhando os processos e integrando sua memória organizacional é

  • a.

    liderança situacional.

  • b.

    gestão do controle de processos.

  • c.

    a ética nos negócios.

  • d.

    gestão da responsabilidade social.

  • e.

    gestão de conhecimento.

I. Uma empresa do setor petrolífero, ao preparar-se para uma possível oscilação significativa do Dólar, segundo o apontado pelo seu processo de planejamento estratégico, obteve vantagens mercadológicas por conta da surpresa que tal fato causou em seu segmento de atuação.

II. Antes da implementação de suas estratégias, a empresa Olho Vivo Serviços de Entrega buscou certificar-se de que seu processo de comunicação seria capaz de garantir o fluxo de informações precisas para a implementação e controle da ação planejada.

 III. O planejamento estratégico da HG Veículos para Passeios estabeleceu um processo contínuo de pesquisas junto ao mercado e aos seus consumidores como forma de buscar novos objetivos para sua organização.

Indique a opção que expressa corretamente os princípios do planejamento estratégico.

  • A.

    I - Integração II - Previsibilidade III - Objetividade

  • B.

    I - Previsibilidade II - Segurança III - Flexibilidade

  • C.

    I - Previsibilidade II - Controle III - Economia

  • D.

    I - Economia II - Segurança III - Objetividade

  • E.

    I - Controle II - Economia III - Flexibilidade

A base para a formulação de estratégias de atuação é a análise do ambiente em que a empresa está inserida. Indique qual opção abaixo que endossa a idéia acima defendida.

  • A.

    Os fornecedores têm o poder de influenciar muito ou pouco na qualidade de um determinado produto sendo, porém, diminuta sua influência nos preços finais oferecidos pelos produtores.

  • B.

    As informações produzidas por uma análise do mercado permitem à empresa identificar necessidades internas, nichos para atuar, oportunidades para oferecer produtos e serviços, tendências de comportamento em ascensão ou declínio.

  • C.

    O benchmarking é uma técnica cujo objetivo é o da comparação de desempenhos entre organizações. Portanto, trata-se de uma ferramenta de análise do ambiente externo a uma organização.

  • D.

    As mudanças no ambiente podem causar impactos na visão de uma organização, mas não importarão em mudanças significativas de sua missão.

  • E.

    A entrada de concorrentes potenciais pode restringir o retorno sobre o investimento dos concorrentes atuais.

Indique se as frases abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). Aponte, a seguir a seqüência correta.

( ) Integração vertical: trata-se de uma estratégia de redução de despesas que consiste no enxugamento da estrutura organizacional com a criação, por exemplo, de pool de serviços de secretaria.

 ( ) Quando uma empresa adquire uma outra, em outra linha de negócios, sendo que a adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercadorias similares aos da compradora, pode-se afirmar que esta enquadrase na estratégia denominada diversificação relacionada ou concentrada.

( ) Integração horizontal denomina a estratégia que envolve o crescimento por meio da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. A integração horizontal é usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros por meio de maior eficiência ou melhor esforço de vendas.

 ( ) Pode ser que uma empresa chegue à conclusão que a melhor estratégia para o momento seja a de concentrar-se em sua linha ou linhas de negócios existentes na tentativa de mantê-las. A esta postura denomina-se estratégia de desinvestimento.

  • A.

    F, V, F, F

  • B.

    V, V, F, V

  • C.

    V, F, V, F

  • D.

    F, F, F, F

  • E.

    V, F, F, F

Uma organização pode adotar diferentes critérios de departamentalização para sua estrutura organizacional, dependendo de seu porte, estratégia, dispersão geográfica. Dados os critérios de departamentalização funcional, por localidade e por cliente, faça a correspondência com as estratégias indicadas a seguir e marque a opção que expressa corretamente a relação estratégia/critério de departamentalização.

I. A organização tem como meta abrir seis filiais, uma em cada capital dos estados do nordeste.

II. A organização tem como meta consolidar a especialização da produção, comercialização e informática.

III. A organização tem como meta consolidar sua posição junto aos consumidores, prestando-lhes serviços diferenciados.

IV. A organização tem como meta consolidar sua posição no mercado nas cidades onde atua.

V. A organização tem como meta lançar um produto direcionado a jovens da classe média.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O processo de planejamento envolve a realização de várias etapas. Julgue os itens seguintes, relativos a essas etapas.

Todo planejamento deve começar pela fase de identificação da situação atual da organização, a fim de compreendê-la a partir de um ponto de vista ampliado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...