Lista completa de Questões de Administração do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A empresa Acarajé e Cia., franqueada do ramo de alimentação típica baiana, foi instalada na cidade litorânea de Guarujá SP, em 2002. Por tratar-se de uma empresa cujos produtos são caracteristicamente oriundos de uma cultura gastronômica diversa da ali existente, mas sabendo que a demanda pelos produtos é caracteristicamente composta dos migrantes e seus descendentes, a Acarajé e Cia. decidiu atuar de forma mais profissionalizada, moldando e remoldando o negócio e os seus produtos. Para tal, contratou um consultor para auxiliar no desenvolvimento de um planejamento estratégico que possibilitaria a ampliação de sua lucratividade e da sua atuação no mercado.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Para que o planejamento estratégico da Acarajé e Cia. seja eficaz, é necessário que sejam identificadas as ameaças e oportunidades do ambiente organizacional e as variáveis controláveis, forças e fraquezas, inerentes ao ambiente externo à organização.
A empresa Acarajé e Cia., franqueada do ramo de alimentação típica baiana, foi instalada na cidade litorânea de Guarujá SP, em 2002. Por tratar-se de uma empresa cujos produtos são caracteristicamente oriundos de uma cultura gastronômica diversa da ali existente, mas sabendo que a demanda pelos produtos é caracteristicamente composta dos migrantes e seus descendentes, a Acarajé e Cia. decidiu atuar de forma mais profissionalizada, moldando e remoldando o negócio e os seus produtos. Para tal, contratou um consultor para auxiliar no desenvolvimento de um planejamento estratégico que possibilitaria a ampliação de sua lucratividade e da sua atuação no mercado.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
As estratégias que parecem aumentar as vendas mediante a oferta de novos produtos a clientes existentes são chamadas de estratégias de desenvolvimento de mercado.
Julgue os itens seguintes, relativos a conhecimentos básicos de administração.
Entre as etapas do processo de planejamento estratégico existe a análise SWOT, ou seja, análise ambiental. Essa análise avalia os pontos fortes e fracos inerentes ao ambiente externo e as ameaças e oportunidades existentes no ambiente organizacional.
Com referência à administração de recursos humanos (RH), julgue os itens a seguir.
Para a elaboração de adequado planejamento de RH, o administrador precisa conhecer previamente os planos de negócio da organização.
Tendo em vista o planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
A missão da organização constitui um dos principais elementos do planejamento estratégico, em que é definida a razão de ser da organização.
Tendo em vista o planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico estratégico deve ser realizado ao mesmo tempo em que a organização define suas estratégias e políticas fundamentais e antes da definição dos objetivos organizacionais.
Tendo em vista o planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
A abordagem prospectiva de desenvolvimento de cenários não se restringe à utilização de modelos quantitativos.
Quanto a aspectos específicos da administração, julgue os itens que se seguem.
Para que uma reunião seja eficaz, sugere-se que ela tenha uma pauta, que a duração seja habilmente definida e que cada membro participante do grupo seja escolhido em virtude de razão objetiva.
A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Se a maioria das decisões fosse programada, a vida dos gestores seria muito mais fácil. Mas eles tipicamente se defrontam com decisões não-programadas, isto é, aquelas que não possuem uma estrutura previamente comprovada em que se basear.
A empresa Alfa foi criada para prestar serviços de revelação fotográfica e venda de produtos para fotografia e vídeo. O público-alvo foi identificado como sendo os alunos e professores de geologia de uma faculdade, no estado do Piauí. A empresa tem pautado suas decisões em um planejamento estratégico previamente elaborado. Cinco anos se passaram e essa empresa teve um crescimento de 230% em relação ao primeiro ano de funcionamento e 40% a mais em relação à média de crescimento dos seus concorrentes, pois a qualidade de seus trabalhos abriu espaço para outros segmentos de mercado, a exemplo dos convênios firmados com diversos órgãos públicos locais.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, acerca do planejamento estratégico.
A missão de uma organização define o propósito fundamental e único que ela tenta seguir, identificando seus produtos ou serviços e clientes. Nesse contexto, é correto afirmar que a missão organizacional da empresa Alfa, tendose passados 5 anos de vida e aplicação, não deverá ser alterada, pois os índices de crescimento denotam a importância e a adequação da missão ao mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...