Questões de Administração do ano 2004

Lista completa de Questões de Administração do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A empresa Alfa foi criada para prestar serviços de revelação fotográfica e venda de produtos para fotografia e vídeo. O público-alvo foi identificado como sendo os alunos e professores de geologia de uma faculdade, no estado do Piauí. A empresa tem pautado suas decisões em um planejamento estratégico previamente elaborado. Cinco anos se passaram e essa empresa teve um crescimento de 230% em relação ao primeiro ano de funcionamento e 40% a mais em relação à média de crescimento dos seus concorrentes, pois a qualidade de seus trabalhos abriu espaço para outros segmentos de mercado, a exemplo dos convênios firmados com diversos órgãos públicos locais.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, acerca do planejamento estratégico.

Quando a empresa Alfa utiliza um planejamento mensal para a compra de produtos e matérias-primas para revelação de filmes, é correto afirmar que esse tipo de planejamento é caracterizado como estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa Alfa foi criada para prestar serviços de revelação fotográfica e venda de produtos para fotografia e vídeo. O público-alvo foi identificado como sendo os alunos e professores de geologia de uma faculdade, no estado do Piauí. A empresa tem pautado suas decisões em um planejamento estratégico previamente elaborado. Cinco anos se passaram e essa empresa teve um crescimento de 230% em relação ao primeiro ano de funcionamento e 40% a mais em relação à média de crescimento dos seus concorrentes, pois a qualidade de seus trabalhos abriu espaço para outros segmentos de mercado, a exemplo dos convênios firmados com diversos órgãos públicos locais.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, acerca do planejamento estratégico.

Considere que, entre as características da empresa Alfa, a qualidade do serviço de revelação é tida pelos clientes como seu diferencial de mercado e que essa qualidade se dá pelo nível dos empregados do setor, conquistado pelo treinamento maciço imposto pela direção aos empregados da organização.Ante essas considerações, é correto afirmar que o nível de desempenho da organização é identificado como uma análise ambiental interna, integrante do processo de gestão estratégica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa Alfa foi criada para prestar serviços de revelação fotográfica e venda de produtos para fotografia e vídeo. O público-alvo foi identificado como sendo os alunos e professores de geologia de uma faculdade, no estado do Piauí. A empresa tem pautado suas decisões em um planejamento estratégico previamente elaborado. Cinco anos se passaram e essa empresa teve um crescimento de 230% em relação ao primeiro ano de funcionamento e 40% a mais em relação à média de crescimento dos seus concorrentes, pois a qualidade de seus trabalhos abriu espaço para outros segmentos de mercado, a exemplo dos convênios firmados com diversos órgãos públicos locais.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, acerca do planejamento estratégico.

É correto afirmar que um planejamento de âmbito tático na empresa Alfa envolve, entre outros aspectos, o nível de vendas de produtos, o nível de satisfação de clientes, o nível de absenteísmo, a adequabilidade com as leis e a utilização do recurso humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, com relação a gestão de sistemas, recursos e serviços de informação e a respeito da administração de recursos humanos, financeiros e de materiais.

Em qualquer tipo de instituição, o planejamento otimiza o tempo e permite que vários planos sejam gerenciados simultaneamente, à medida que possibilita o monitoramento do desempenho e a avaliação de resultados parciais e finais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes itens.

O planejamento estratégico é um dos principais mecanismos que a organização pode utilizar para alcançar o que pretende. Nesse sentido, é fundamental que se estabeleça um diagnóstico estratégico que tenha, entre seus pontos básicos, a definição da orientação estratégica da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes itens.

A missão deve ser definida em função de determinado produto e deve ser revista e modificada a cada 2 anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No referente a aspectos gerais da administração, julgue os itens seguintes.

As metas da administração por objetivos são determinadas unilateralmente pelo chefe e, a seguir, designadas a seus subordinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

Em vista das modernas técnicas de planejamento, o planejamento estratégico deve ser realizado em cada uma das áreas da organização, tendo, cada uma das unidades organizacionais, seus próprios valores e sua visão de futuro adequadamente definidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

O diagnóstico estratégico deve embasar-se prioritariamente na avaliação do ambiente interno da organização, deixando a avaliação do ambiente externo para ser realizada no momento da definição dos planos de ação dos objetivos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

Uma das principais finalidades da função controle é verificar se as estratégias definidas anteriormente estão levando aos resultados esperados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...