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Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2004
A análise da estrutura departamental da Empresa Labtrol revelou que ela exigia forte concentração intradepartamental, originando barreiras, e era inadequada frente a circunstâncias externas mutáveis. Sua abordagem não visualizava o que acontecia fora da organização e de cada departamento. Essas críticas podem ser feitas a um tipo de departamentalização por:
serviços.
clientes.
projetos.
função.
localização geográfica.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
As organizações desde os primórdios da administração têm tido como preocupação a busca de eficiência de seus processos produtivos. No entanto, a busca de maior competitividade tem promovido o aperfeiçoamento contínuo de todos os processos.
Indique a frase que caracteriza o entendimento de gestão de processo.
Os processos de apoio à produção são incontroláveis, razão pela qual não passam por melhorias.
A gestão de processos tem como primícias a identificação do objetivo de cada unidade da hierarquia.
Processos são fluxos superpostos e seqüenciais que tem por objetivo atender as necessidades dos clientes.
A melhoria contínua de processos prescinde de mecanismos de medição, já que as equipes se autogerenciam.
A gestão de processos tem como primícias o atendimento do cliente e a identificação do resultado esperado de dado processo.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Nos processos organizacionais, produtividade é a relação entre o valor produzido (VP) e o valor consumido (VC) na produção em que
quanto maior o VP em relação ao VC, maior é a produtividade.
quanto menor o VP em relação ao VC, maior é a produtividade.
quanto maior o VP em relação ao VC, menor é a produtividade.
a relação entre VP e VC é sempre maior que 1.
a relação entre VP e VC é sempre menor que 1.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Em uma instituição pública ou privada inúmeras são as decisões tomadas para se atingir o objetivo traçado. Seguindo o modelo de Ackoff, o processo de tomada de decisões é determinado pelo planejamento, categorizado em
estratégico, de controles e organizacional.
estratégico, tático e operacional.
de investimentos, tático e funcional.
organizacional, de recursos e financeiro.
estratégico, operacional e logístico.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que indica corretamente as principais funções do processo administrativo.
Planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento, verificação, execução e ação.
Comunicação, ação, correção e fiscalização.
Execução, organização, direção e verificação.
Fiscalização, comunicação, correção e controle.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos a aspectos gerais da administração.
As estruturas funcionais contam com mais chefias para a coordenação dos trabalhos na organização, enfatizam a especialização, possibilitando o ganho de escala, sendo indicadas, ainda, quando o ambiente externo é turbulento e instável e quando a organização conta com muitas linhas de produtos.
Administração - Processo de gerenciamento - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
A metodologia de gerenciamento de processos, compatível com os critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ e normas NBR ISO 9001, 9002 ou 9003, prevê, genericamente, 7 (sete) etapas enumeradas abaixo:
1 - Identificar os processos-chave da empresa;
2 - Estabelecer, por processo e de forma completa: Fornecedores, insumos, tarefas, produtos e clientes;
3 - Elaborar e analisar a Matriz de responsabilidades do processo;
4 - Definir (preencher Estruturação do Indicador) por tarefa prioritária;
5 - Elaborar o Procedimento Operacional para cada tarefa que compõe o processo;
6 - Efetivar a implantação dos processos padronizados;
7 - Monitorar e acompanhar o processo por meio de auditagem.
Sobre o exposto, assinale a alternativa com a afirmação correta:
Para implantar essa metodologia, a empresa deve, antes, promover uma reestruturação programada do seu organograma.
As etapas 1 e 2 não podem ser aplicadas na prestação de serviços.
A etapa 7 deve ser operacionalizada pelo presidente e acionistas da empresa.
A aplicação correta dessa metodologia possibilita um incremento no âmbito da eficácia empresarial.
As etapas devem, necessariamente, seguir uma seqüência linear de execução.
Administração - Processo de gerenciamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao gerenciamento de projetos, julgue os itens subseqüentes.
Na elaboração de projetos, é imprescindível identificar os alvos e o público a serem alcançados e formular estudos de viabilidade. Na fase de implantação, são identificados os responsáveis pelo projeto e é definido um cronograma.
Administração - Processo de gerenciamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito de avaliação e processos institucionais, julgue os itens seguintes.
Classicamente, em avaliação de programas e políticas públicas, outcomes são as alterações processadas no ambiente social, decorrentes da ação governamental, e outputs são os bens e serviços produzidos pelo governo e passíveis de mensuração.
Administração - Processo de gerenciamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito de avaliação e processos institucionais, julgue os itens seguintes.
Quanto aos avaliadores, a avaliação pode ser interna, externa, participativa ou mista.
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