Questões de Administração do ano 2005

Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"O problema logístico de qualquer empresa é a soma dos problemas de cada um dos seus produtos. A linha de artigos de uma empresa típica é composta por produtos variados em diferentes estágios de seus respectivos ciclos de vida, e com diferentes graus de sucesso em matéria de vendas. A qualquer momento no tempo, isto cria um fenômeno de produto conhecido como a curva 80 – 20, um conceito extremamente valioso em termos de planejamento logístico".

O texto refere-se a um importante conceito de controle estatístico conhecido como:

  • A.

    médias móveis;

  • B.

    amortecimento exponencial;

  • C.

    estoque ponto a ponto;

  • D.

    amostragem por camadas;

  • E.

    lei de Pareto.

Em relação ao que preconiza a teoria do ciclo de vida dos produtos, NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    os produtos geralmente têm uma vida limitada no mercado;

  • B.

    na fase introdutória há um crescimento lento das vendas;

  • C.

    os lucros são praticamente iguais nos diferentes estágios do ciclo de vida dos produtos;

  • D.

    o volume de vendas atinge seu maior nível no estágio da maturidade;

  • E.

    na fase de declínio a empresa deve buscar reduzir os custos de produção.

Os sistemas flexíveis de manufatura (FMS) são configurações, controladas computacionalmente, de estações de trabalho semi-independentes conectadas por manuseio de materiais e carregamento de máquinas automatizados.

Entre as vantagens desses sistemas, NÃO podemos apontar:

  • A.

    os sistemas FMS são mais flexíveis do que quaisquer outros sistemas de manufatura;

  • B.

    redução do lead time e do tempo de atravessamento entre 60% e 70%;

  • C.

    economia de estoque, notadamente de materiais em processo;

  • D.

    utilização aumentada, na faixa de 200 a 400%;

  • E.

    redução do número de máquinas em operação, associada à melhoria obtida na utilização.

Sobre os princípios integrantes da escola da qualidade, relacione os autores com os assuntos:

  1. 1. Schewhart, Dodge e Romig
  2. 2. Feigenbaum
  3. 3. Deming
  4. 4. Juran
  5. 5. Ishikawa

( ) Qualidade total, círculos da qualidade.

( ) 14 pontos, ênfase no fazer certo da primeira vez, qualidade desde os fornecedores até o cliente final.

( ) Trilogia da qualidade (planejamento, controle, aprimoramento).

( ) Departamento de controle de qualidade, sistema da qualidade, qualidade total.

( ) Cartas de controle, controle estatístico da qualidade, técnicas de amostragem, Ciclo PDCA.

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    2, 3, 4, 5, 1

  • B.

    3, 5, 4, 1, 2

  • C.

    5, 3, 2, 1, 2

  • D.

    5, 3, 4, 2, 1

Qualidade é uma importante medida do desempenho das organizações. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Com vistas a identificar as expectativas de seus clientes com relação a um novo serviço a ser implantado, cujos resultados servirão de base para a elaboração do programa de qualidade no atendimento, a empresa Alfa realizou ampla pesquisa junto aos seus clientes. Os resultados apresentaram grande quantidade de itens considerados importantes pelos clientes, com as mais variadas freqüências, indicando a necessidade de um programa de qualidade demasiadamente amplo, o que configurava um grande problema para a empresa.

Nessa situação, a utilização do método de análise de Pareto como meio para buscar a solução é incorreta.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ferramenta da qualidade, utilizada quando se pretende descobrir na organização a importância relativa de dados ou variáveis, é o diagrama de:

  • A.

    efeito

  • B.

    causa

  • C.

    Pareto

  • D.

    dispersão

O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é um artifício gráfico usado particularmente em

  • A. pesquisa operacional.
  • B. planejamento estratégico de marketing.
  • C. teoria dos jogos.
  • D. círculos de qualidade.
  • E. árvores de decisão.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Estratégia, planejamento, logística e hierarquia são algumas das contribuições das organizações militares para o pensamento e a ação administrativa contemporânea.

  • B.

    Através das dioceses, províncias e vigários a igreja copiou o tipo de organização geográfi ca, bem como a linguagem dos romanos para designar os administradores locais.

  • C.

    Os exércitos vem gerando soluções para a administração de capital humano, mobilizado em operações complexas.

  • D.

    Os militares e os exércitos não agregaram qualquer contribuição ao pensamento da administração contemporânea.

A técnica para solução de problemas que reúne um grupo de pessoas por um período de tempo, para gerar idéias ou sugestões, é o:

  • A. downsaing
  • B. feedback
  • C. brainstorming
  • D. benchmarking
  • E. endomarketing

Considere uma empresa que precisa fazer um planejamento focado em estratégias de manutenção. Embora essa empresa tenha identificado um ambiente com predominância de ameaçar, ela apresenta pontos fortes que lhe possibilitam, além de continuar sobrevivendo, manter a posição conquistada no mercado. Nessa situação, julgue, nos itens a seguir, se a estratégia proposta em cada item constitui estratégia de manutenção adequada para a empresa considerada.

Tentar antecipar-se aos seus concorrentes por meio de freqüente aperfeiçoamento e lançamento de novos produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...